Vitamina C: conheça o poder desse nutriente para uma pele bonita

Por aí, sempre ouvimos falar sobre os benefícios da Vitamina C para a saúde. Porém, muita gente nem imagina que esse nutriente poderoso também consegue promover milagres na derme do rosto. 

Esse é o caso do rejuvenescimento facial, da melhora da textura e até do clareamento de algumas manchinhas. Por isso, lindeza, se você sonha em ostentar uma pele saudável e bela, chegou a hora de desvendar todos os mistérios desse componente único.

Neste post completo, explicamos como a Vitamina C atua na face e, inclusive, indicamos os produtos que te ajudarão a conquistar um visual impecável. Preparada? Então, vem conferir!

O que você precisa saber sobre a Vitamina C

Tecnicamente chamada de ácido ascórbico, a Vitamina C é um nutriente hidrossolúvel e não produzido naturalmente pelo corpo humano. Assim, a única maneira de adquirir essa substância é prezando por uma alimentação saudável e balanceada. 

Normalmente, a Vitamina C é encontrada em diversas frutas. As mais comuns são a laranja, o morango, a acerola, a goiaba e o kiwi. Há ainda, algumas verduras que apresentam alta concentração do componente, como a couve. 

De todo modo, quando não seguimos uma dieta adequada, é provável que o organismo fique carente dessa substância. É nesse momento que uma suplementação ou o uso de produtos específicos podem nos ajudar a aproveitar de seus diferenciais.

Os benefícios da Vitamina C no rosto

Nos últimos anos, o uso do nutriente se disseminou entre as mulheres mais vaidosas. Não por menos: são vários os benefícios da Vitamina C na pele do rosto. Uma vez aplicado na região, o composto atua no combate dos radicais livres, que são moléculas estimuladas pela radiação do sol, tabagismo ou poluição. 

Como resultado, será possível prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão, reduzir a flacidez e fazer com que a cútis fique mais clara e uniforme. A substância também é ótima para hidratar o rosto, mas sem deixá-lo oleoso ou com um aspecto “pegajoso” demais. 

E quer mais? Existem outros pontos positivos e que não devem ser descartados. Anote:

  • a Vitamina C ajuda a intensificar a proteção oferecida pelo filtro solar; 
  • é uma ótima saída para manter a cútis mais luminosa; 
  • o seu rosto conseguirá produzir com mais facilidade novas fibras de elastina e colágeno; 
  • a face ficará com um aspecto firme e viçoso.

Escolhendo a melhor Vitamina C

Vamos começar com uma ótima notícia: a Vitamina C pode ser usada por qualquer pessoa. Contudo, você precisará investir na composição que mais se adequa às características de seu rosto. 

Quem possui a cútis oleosa, por exemplo, deve recorrer aos produtos em textura de gel ou sérum. Aquelas com a pele mais sequinha, por sua vez, podem se jogar sem medo nas versões mais espessas, como é o caso do creme hidratante. 

Lembre-se de que estamos falando de uma substância um tanto vulnerável. Por essa razão, é válido sempre ficar de olho para que o produto não oxide. Isso acontece, geralmente, quando o componente fica com uma aparência escurecida, tem a sua textura alterada ou fica com cheiro bem forte. Logo, a sua eficácia também será prejudicada. 

Obviamente, você não quer que esse problema ocorra, certo? Então, mantenha sempre o seu frasquinho fechado e evite guardá-lo em espaços abafados, que tenham contato frequente com o sol. Não tem erro!

Para que serve o Sérum de Vitamina C?

Resumidamente: o sérum consiste em um tipo de soro levinho e fluído, formado por pequenas moléculas que, uma vez na pele, conseguem ser absorvidas rapidamente. No mercado de beleza, existem várias versões desse item — umas mais espessas e oleosas; outras sequinhas e até com o efeito mate. 

Na hora de usá-lo, basta aplicar poucas gotinhas na mão e, em seguida, espalhar o cosmético pela face. Uma vez em ação, o produto consegue estimular a circulação do local, garantir um visual homogêneo e, inclusive, repor alguns nutrientes. 

Aliás, uma das opções mais famosas — e procuradas —  do momento é o Sérum Vitamina C Tracta. Considerado o que existe de mais moderno em cuidados faciais, esse composto conta com 10% do nutriente e age nas camadas mais profundas do rosto. 

Assim que começar a usá-lo, você perceberá um efeito antioxidante e firmador. Tudo isso, sem contar que ele é antirrugas e consegue proporcionar uma hidratação de longa durabilidade.

Como aplicar o Sérum Vitamina C

Sem segredo! Antes de aplicar o seu Sérum Vitamina C, é preciso deixar a pele bem limpa e sequinha. Se quiser, utilize um bom sabonete ou gel facial nessa etapa. Com tudo pronto, passe o sérum em todo o rosto — estendendo também para a região do colo e do pescoço. 

Faça massagens leves, até perceber que a pele conseguiu absorver o produto. A dica é utilizá-lo diariamente — de manhã e à noite. Para potencializar o seu efeito, aplique ainda um filtro solar durante o dia.

Como incluir a Vitamina C na rotina de skincare

Assim que encontrar o produto ideal para o seu rosto, você já poderá iniciar os seus cuidados de beleza com a Vitamina C. E não se preocupe: utilizar esse componente é fácil e exigirá poucos minutos de seu dia. Existem duas opções, sendo elas: 

  1. aplicar a Vitamina C na cútis logo pela manhã: Antes do filtro solar. Com essa técnica, será possível aumentar a ação do protetor contra a poluição e os raios UVB e UVA, garantindo um efeito superantioxidante.
  2. utilizar  a Vitamina C à noite, antes do sono: A dica é higienizar bem o rosto com um gel de limpeza e, depois, passar a sua fórmula preferida. Tal cuidado é excelente para reduzir as manchinhas faciais e outros sinais típicos do envelhecimento.

E aí, curtiu as nossas recomendações sobre como deixar a pele do rosto bonita e lisinha? Estamos na torcida! Daqui para frente, siga essas dicas, utilize os produtinhos corretos e, em pouco tempo, será possível notar a diferença. O seu rosto agradecerá! Já se estiver a fim de conferir alguns cosméticos formulados com Vitamina C e que oferecem um resultado maravilhoso para o rosto, aproveite para acessar o site das Lojas Redes e fazer o seu pedido!

7.3.27