Descolorir o cabelo em casa: veja o passo a passo!

Sabia que, mesmo durante a quarentena, as pessoas não param de investir em truques de beleza? Nesse período de isolamento social, há quem esteja reunindo todas as suas forças para mudar o look, arriscando até mesmo descolorir o cabelo em casa.

Mulheres com os cabelos platinados, coloridos ou com mechas podem apostar nessa ideia e aproveitar os seus inúmeros benefícios. Até porque, com os salões fechados, não há muito para onde fugir. Mas, a parte mais interessante, é que você poderá economizar uma boa quantia, já que os produtos necessários para essa tarefa são bem acessíveis e podem ser comprados pela internet.

E para te incentivar a perder o medo e abraçar a tendência de pintar o cabelo em casa, vamos falar exatamente sobre o assunto neste post. Continue acompanhando a leitura e aprenda como usar o descolorante de cabelo de um jeito simples e pra lá de eficiente!

Afinal, como pintar cabelo em casa? Os truques infalíveis!

No universo da beleza, muito se fala sobre a descoloração dos cabelos. Basicamente, o processo diz respeito à eliminação do pigmento dos fios, que é realizada com o objetivo de deixá-los mais claros. 

Para tanto, são utilizados alguns produtos químicos específicos, como a água oxigenada e o pó descolorante para cabelo — que é fundamental para penetrar nas estruturas capilares e remover a sua tonalidade natural.

Embora seja muito utilizada por aí, a descoloração consegue comprometer bastante as madeixas, deixando o seu visual um tanto opaco e ressecado. Por isso, antes de começar qualquer mudança de visual, é sempre importante cuidar da saúde dos fios, utilizando um bom hidratante capilar no pré e pós procedimento.

Esse cuidado fará com que o cabelo recupere os seus nutrientes perdidos, garantindo mais vida e um toque macio. Agora, vamos ao que interessa: a descoloração feita em casa! Veja a seguir alguns segredinhos que vão facilitar a sua missão.

Passo a Passo para descolorir os fios em casa

Em um recipiente, coloque duas medidas de água oxigenada e pó descolorante. Misture bem, até alcançar uma consistência lisa e homogênea.

De preferência ao pó descolorante de tonalidade azul. Tal produto ajuda a evitar o visual amarelado dos fios. A nossa sugestão é o Bio Extratus Color Tutano E Queratina. 

Desenvolvido para todos os tipos de descoloração, ele conta com uma fórmula moderníssima, que permite um clareamento seguro e eficaz das madeixas, sem danificar as suas estruturas. A opção ainda promove resistência, é levemente perfumada e não levanta pó.

Por sua vez, a água oxigenada deve ser escolhida conforme o nível de clareamento desejado. As de volume 40, por exemplo, são muito fortes, sendo apenas indicadas em situações extremas.

Com a mistura pronta, comece a aplicá-la nos fios, mecha por mecha. Para cumprir essa etapa, é interessante utilizar um pincel para pintar cabelo.

Lembre-se ainda, de passar o produto de cima para baixo, ou seja, das pontas para a raiz. Feito isto, deixe o componente agindo por até 30 minutos, no máximo.

Assim que atingir o tempo indicado, vá para a ducha e lave as madeixas utilizando um shampoo e água morna ou fria. É fundamental higienizar bem os fios para eliminar qualquer resíduo. 

Faça também uma boa hidratação utilizando produtos poderosos, como a Máscara Pantene Reconstrução Óleo de Argan. Você vai ficar diva!

Atenção: essas dicas valem, inclusive, para quem deseja aprender como descolorir cabelo preto. Caso você ainda esteja insegura em apostar na ideia, considere fazer um teste inicial em alguma mechinha. Assim, logo que alcançar confiança, será mais fácil criar o visual desejado.

Como deixar o cabelo prateado de um jeito fácil?

Enquanto algumas mulheres desejam apenas descolorir poucos fios, outras sonham em ostentar mechas platinadas por aí. E uma pergunta constante, é se há a possibilidade de platinar cabelo em casa. A resposta é SIM — desde que alguns cuidados sejam tomados ao longo do procedimento.

Para esse tipo de visual, será preciso investir em peso na descoloração, além de utilizar outros produtos específicos, como um bom tonalizante. Anote o passo a passo para arrasar!

Fique, pelo menos, um dia sem lavar os cabelos. Depois, divida as madeixas em quatro partes, para que a aplicação fique mais fácil. Aplique o seu pó descolorante e água oxigenada, assim como ensinamos no tópico anterior.

O tempo que o produto precisa ficar no cabelo dependerá da cor da sua raiz. Para as pessoas de fios claros, 30 minutos já será o suficiente. Contudo, se você é dona de fios escuros, o ideal é deixar o componente agir por mais algum tempo — sem ultrapassar os 40 minutos.

Passado o tempo indicado, lave os fios. Para essa etapa, prefira utilizar um shampoo antirresíduos, que ajudará a eliminar qualquer acúmulo de descolorante presente na superfície capilar.

Finalmente, chegou a hora de platinar. Nessa fase, será preciso aprender como usar tonalizante, já que esse produto é o grande responsável por deixar os fios com o aspecto “prateado”. 

Ao escolher o seu, invista em uma cor capaz de neutralizar as madeixas que ficaram amarelados, por conta do descolorante. Em geral, as versões em violeta são as mais recomendadas.

O último passo é lavar o cabelo. Nessa altura, aplicar um shampoo com alto poder de hidratação é a melhor saída, uma vez que as estruturas capilares estarão comprometidas e fragilizadas por conta da descoloração.

Ainda não sabe se é uma boa ideia platinar o cabelo em casa? Se a insegurança continuar aparecendo, considere esperar um pouco, até conseguir ir a um salão de confiança e contar com a ajuda de um profissional.

Até lá, você pode ir testando novos looks — descolorindo mechas, pintando as pontinhas de uma cor legal, inventando um corte diferenciado e por aí em diante. Deixe a sua criatividade fluir!

Como vimos neste post, pintar ou descolorir o cabelo em casa é uma tarefa bem simples. O segredo, é comprar os produtos certos e ter muita paciência.

E se você, finalmente, decidiu participar dessa tendência, mas ainda não conta com um bom arsenal de itens de beleza, aproveite para conferir as opções disponíveis no site da Lojas REDE. Água oxigenada, pó descolorante, tonalizante e tinta de diversas marcas estão te esperando!

7.3.21