Tipos de Pincéis de Maquiagem e suas Funções!

Pinceis de maquiagem de vários tamanhos

É nova no universo da beleza? Então, uma boa forma de começar a se aprofundar no assunto, é entender os principais pincéis de maquiagem e suas funções. De tempos em tempos, esse segmento do mercado surge com inúmeras novidades para tornar o dia a dia das mulheres mais fácil e eficiente. 

São muitos modelos disponíveis por aí — cada qual, indicado para uma finalidade exclusiva. Por isso, se a ideia é virar uma expert nesse nicho, a sua tarefa é entender quais são os truques mais utilizados pelas vaidosas de plantão, além das versões indicadas para o seu tipo de make ideal. 

Parece muita coisa, né? Mas garantimos: com um pouco de atenção e dedicação, você conseguirá entender bem fácil essa tarefa. Continue acompanhando a leitura e descubra todas as informações necessárias para garantir o visual dos sonhos!

Mulher segurando pincéis de maquiagem

Por que conhecer os tipos de pincéis de maquiagem?

Não é de hoje que o público feminino utiliza acessórios para tornar a sua rotina de beleza mais simples e dinâmica. Dentre eles, temos os diferentes tipos de pincéis para maquiagem — essenciais para agilizar a produção e garantir um resultado mais sofisticado e natural. 

E um fator curioso, é que você não precisa gastar todo o seu cartão de crédito para ter um kit completo de pincéis. Atualmente, existem marcas acessíveis, que desenvolvem produtos extremamente eficientes e específicos para diferentes looks do dia a dia — como é o caso daqueles que apresentam hastes bem seguras, cerdas molinhas e por aí em diante. 

Utilizando os itens corretos, eles ajudarão a deixar o seu acabamento com um visual profissional, sem prejudicar a sua pele ou desenvolver complicações dermatológicas, como o excesso de oleosidade. Um bom pincel ainda é ótimo para promover uma fixação maior do produtos ao longo do dia, permitindo que as mulheres economizem mais cosméticos e, consequentemente, dinheiro. Legal, né?

Pincéis de maquiagem: para que serve cada um

moça passando maquiagem

Depois de entender a importância desse acessório, chegou a hora de conhecer os tipos de pincéis para maquiagem. Já adiantamos que existem modelos para várias finalidades: aqueles exclusivos para preparar a pele, os de contorno, os de blush, os de sombra, entre outros. Vamos conhecer cada um deles!

Cerdas sintéticas x cerdas naturais 

Temos aqui, uma dúvida frequente entre as iniciantes no universo da make — escolher entre cerdas sintéticas e naturais. Não tem segredo: para produções compostas por produtos cremosos ou líquidos, a dica é optar sempre pelos modelos sintéticos, que não vão absorver muito o produto e, logo, farão com que o look dure bem mais. 

Agora, quando você for utilizar pó e componentes sólidos, opte pelas versões naturais, que apresentam um desempenho melhor com esse tipo de cosmético. Anota aí, lindeza!

Pincel para a base

Não aguenta mais aplicar a sua base com o dedo? É hora de mudar! Com um pincel, essa etapa fica muito mais simples, permitindo que você otimize a sua agenda e alcance aquele visual impecável. 

Nesse caso, recomendamos os pincéis com formato em língua de gato, especialmente, para as altas coberturas. Se preferir um efeito natural, o pincel duo fiber é excelente, enquanto o pincel kabuki, consegue espalhar melhor o produto na face. 

Pincel para corretivo

Indicamos os pincéis com a “cabeça menor”, que ajudam a acessar áreas específicas do rosto e que, muitas vezes, precisam de um reparo maior. Os achatados e estreitos são ótimos — ainda mais, as versões menores do tradicional língua de gato. Por outro lado, se a ideia for camuflar bem algumas manchas, como acnes ou olheiras, invista sem medo em um kabuki pequeno. Não tem como errar!

Pincel para pó compacto

Conhecidos como large powder, são modelos mais “gordinhos”, que possuem cerdas volumosas, um toque extremamente macio e são excelentes para a aplicação de pó. Quanto maior for o acessório, mais rápida será a sua produção.

Pincel para blush e contorno

A dica de ouro é apostar em opções menores, uma vez que a área onde o blush e o contorno serão aplicados é restrita. Quais são eles? Contamos já: o kabuki e o duo fiber estão no topo da lista. 

Se quiser variar, também há a possibilidade de recorrer aos modelos de pincel com corte chanfrado, ou na diagonal, que são conhecidos por apresentar uma estrutura anatômica e capaz de se encaixar perfeitamente no rosto. 

Pincel para iluminador 

Essa dica vai para as mulheres que não abrem mão de uma maquiagem brilhante, com aquele glow cheio de glamour. Como uma forma de garantir um efeito interessante, utilize um pincel do tipo “vassourinha” — conhecido por conseguir aplicar o produto tranquilamente, sem que haja excessos ou sujeira durante a produção. 

Pincel para sombra

De praxe, a região dos olhos pede por acessórios pequenos, capazes de alcançar as regiões mais fundas, discretas e que necessitam de maior precisão. Tanto para a aplicação de sombras, quanto para preencher algumas imperfeições da sobrancelha, uma boa pedida é usar os pincéis formados por cerdas curtinhas, chanfradas e, de preferência, achatadas. Assim, você terá mais praticidade para criar traçados finos e definidos, sem nenhuma preocupação. 

Pincel para esfumar 

Para esfumar, será preciso investir em outros pincéis de maquiagem. Os melhores são aqueles que contam com cerdas arredondadas e abertas, ideais para espalhar a sombra de modo uniforme e criar os tão desejados efeitos em degradê. 

Esponjinha de maquiagem

Não poderíamos encerrar o post sem citar as esponjinhas de maquiagem, ou “beauty blender”. Figurinhas carimbadas no nécessaire feminino, são produzidas a partir de espuma de látex — sendo usadas secas ou molhadas — e são ótimas para espalhar bem a base, o corretivo ou o pó. 

Os melhores pincéis de maquiagem para comprar

mulher passando maquiagem

Ao pesquisar na internet ou em lojas do segmento, é possível que você encontre diversas marcas responsáveis por produzir pincéis de maquiagem. É nesse momento que pode surgir a dúvida: qual é a melhor para escolher? 

Dentre todas, uma de nossas queridinhas são os pincéis da Macrilan, famosa por produzir acessórios de qualidade, muito simples de manusear e formados por pelinhos macios, fantásticos para uma pele — e maquiagem — leve e suave. 

No site da Lojas REDE, existem opções para todos os estilos de make e necessidades. Para quem deseja total praticidade, trabalhamos com um Kit de Pincéis completo, ou também, é possível investir em opções avulsas para complementar o seu conjunto. Aproveite para acessar a loja virtual e conferir cada uma delas. Temos certeza de que você vai se apaixonar!

7.3.21