Skincare: conhecendo o seu tipo de pele

Toda pessoa vaidosa já deve ter ouvido por aí a palavra do momento: “skincare”. Do inglês, o termo diz respeito a uma rotina de cuidados com a cútis, e que envolve o uso de vários produtos, como o gel de limpeza, o esfoliante, o hidratante, entre outros. Mas, muito além de saber quais são as marcas mais queridinhas do momento, é necessário ter em mente que existem diferentes tipos de peles. 

Assim, cada tipo de pele necessita de um tratamento específico e, portanto, é imprescindível conhecer as características da sua. Somente com essas informações será possível acertar em cheio na escolha dos cosméticos e, consequentemente, alcançar o efeito tão esperado. Ou seja, um rosto com viço, lisinho e com a oleosidade controlada. 

E aí, será que você já investiu no autoconhecimento? Sabe dizer as características do seu rosto? Hoje, vamos te ajudar nessa missão. Continue com a leitura e descubra de uma vez por todas!

A importância de conhecer a fundo os tipos de pele 

mulher fazendo skincarte

Indo direto ao ponto: as características da sua pele serão determinantes para dizer como você deverá cuidar da região ao longo de toda a vida. Aqui, estamos falando dos cosméticos compostos por ativos exclusivos, que irão agir da maneira correta e proporcionar os melhores efeitos para o seu visual. E, acredite se quiser: essas informações também te ajudarão a acertar na maquiagem adquirida. Como exemplo, destacamos os inúmeros tipos de base para cada pele, que podem ser facilmente encontrados no mercado de beleza. Atualmente, há aquelas ideais para as cútis secas; enquanto outras, são mais indicadas para as oleosas. 

Já quando não conhecemos a nossa derme, corremos alguns riscos nada agradáveis. 

Imagine, por exemplo, passar um produto que acabará deixando a região extremamente oleosa? Como também, desencadear quadros de alergia, coceira e irritabilidade? Por essas e outras, o autoconhecimento é imprescindível.

Como saber seu tipo de pele: o passo a passo infalível

Antes de sair por aí comprando vários produtos para o rosto, é necessário aprender como identificar seu tipo de pele. Nessa etapa, será preciso observar alguns pontos-chave. Veja quais são eles:

  • A aparência da sua cútis logo pela manhã; 
  • Qual sensação você sente após lavar o rosto; 
  • Como a sua pele se comporta no decorrer do dia; 
  • Como fica o seu visual após as atividades físicas.

Tipos de pele: as características de cada um

Preparado para conhecer os tipos de pele e as suas características? Garantimos que, após as informações abaixo, será muito mais fácil montar uma rotina de beleza infalível. 

Pele normal

A pele normal é aquela que possui uma textura suave e até aveludada. Normalmente, o seu visual tem uma tonalidade rosada e os poros são bem pequenos, quase invisíveis. A elasticidade dessa cútis também é excelente. As pessoas com a pele normal observam que a face acorda bem hidratada pela manhã, sem oleosidade excessiva. Após um exercício físico, a região ainda pode ficar avermelhada, principalmente na altura das bochechas.

Quer encontrar um bom sabonete para pele normal? Prefira as versões neutras, com ação hidratante moderada. Elas ainda podem conter componentes como alantoína e cânfora. Não tem erro!

Pele seca

A pele seca tende a apresentar um aspecto sem muita luminosidade e até opaco. É uma cútis que tem como principal característica a perda intensa de água e, portanto, pode contar com um toque áspero. Dependendo da intensidade, é possível que a área também descame, fique vermelha e possua pequenas fissuras. 

Felizmente, existem inúmeros cosméticos para quem sofre desses problemas. Caso esteja procurando os melhores hidratantes para pele seca, indicamos aqueles com textura cremosa e que prometem um efeito prolongado, como o Hidratante Facial Nivea Cuidado Nutritivo

Pele oleosa

A pele oleosa é aquela que tem os poros bem dilatados e alta produção de sebo, criando assim, uma área gordurosa. Como resultado, a região é mais propensa ao surgimento de cravos e espinhas. Em geral, quem possui essa cútis sente vontade de lavar o rosto várias vezes ao longo do dia — principalmente, ao acordar ou após os exercícios físicos. Após a higienização, é possível sentir maior sensação de limpeza e bem-estar.

Com isso em mente, o ideal é utilizar produtos de textura em gel e fluida, além daqueles livres de óleos. E, em nossa lista, o Gel Facial Neutrogena Hydro Boost Water está entre os primeiros colocados, consistindo em um excelente hidratante para pele mista a oleosa.

Pele mista

Por fim, vem a pele mista. Bastante comum entre os brasileiros, essa cútis possui acúmulo de oleosidade em pontos específicos do rosto. Isso acontece, na maioria das vezes, na região do T, que abrange a testa, o nariz e o queixo. Indivíduos que apresentam essas características também possuem poros dilatados e bastante brilho na face, assim como cravos e espinhas constantes. Um fator que chama a atenção é que a pele mista ainda pode ficar extremamente oleosa em dias quentes. Por sua vez, no inverno ela fica ressecada. 

Os seus cuidados são simples, mas exigem atenção especial — sendo fundamental o uso de produtos suaves e fluídos. Como sugestão de sabonete facial para pele mista, sugerimos o Sabonete Em Gel Facial Nivea.

Bônus: argila para cada tipo de pele

Com diferentes propriedades, as argilas podem (e devem!) fazer parte de uma rotina de cuidados com a pele. Entretanto, existem opções específicas para cada tipo de cútis. Te contamos quais são elas:

  • Para pele oleosa: Argila verde; 
  • Se sua pele é normal: Argila dourada; 
  • Para pele sensível: Argila roxa;
  • Se você tem a pele seca: Argila branca.

Viu só, lindeza? Após este post, esperamos que você já saiba tudo sobre os tipos de pele e como escolher os melhores produtos para cada um deles. 

Agora, aproveite para acessar o site das Lojas REDE. Lá, é possível encontrar uma ampla variedade de itens de skincare, ideais para as cútis secas, mistas, oleosas e normais. Estamos te esperando!

7.3.27