Saúde dos fios: aprenda como acabar com caspa no cabelo.

Que atire a pedra a mulher que nunca sofreu com a caspa no cabelo. Presente em diferentes tipos de fios — dos lisos aos crespos — o problema compromete não somente o visual, como também, se torna um verdadeiro incômodo ao longo do dia. 

Isso porque, a superfície dos fios fica repleta de placas brancas e, em alguns casos, a pessoa ainda pode sofrer com coceira e até uma grande sensação de queimação. Terrível, né? 

Mas, nada de pânico, lindeza! Felizmente, existem várias soluções que podem ser levadas para a sua rotina, garantindo que esse vilão dos fios fique bem longe de você. Estamos falando desde shampoos específicos, até algumas mudanças no dia a dia e, claro, de um constante acompanhamento médico. 

Curtiu e está a fim de explorar mais o assunto? Continue ligadinha neste post e confira as nossas recomendações. Já adiantamos: elas vão mudar a sua vida!

Afinal, o que causa caspa no cabelo?

A caspa é um problema bastante conhecido por nós — especialmente, entre quem é vaidosa. Em geral, a complicação surge no cabelo, mas, dependendo de sua intensidade, pode aparecer também em outras partes do corpo, como nas sobrancelhas e, no caso dos homens, até na barba. 

Entre os profissionais de saúde, ela é chamada de dermatite seborreica ou, no bom e velho português, “seborreia” — e está, na maioria das vezes, relacionada a inúmeros fatores. 

Os mais comuns são os hábitos incorretos no dia a dia, como má higienização ou o uso de produtos contraindicados. Há ainda, os quadros em que a caspa surge devido aos fungos ou demais condições de saúde — estresse e ansiedade estão nessa lista. 

Assim, o primeiro passo para aprender como tratar caspa no cabelo é identificar a sua causa. O ideal é investir no acompanhamento médico, preferencialmente, com um dermatologista. Somente com o apoio de um especialista, será possível entender o nível de gravidade da condição e os melhores caminhos para combatê-la definitivamente. 

O que fazer para acabar com a caspa no cabelo?

Assim que entender os motivos desse sintoma, você já poderá sair em busca de truques para acabar com a caspa no cabelo. Nesse momento, destacamos que existem algumas práticas simples, que podem ser realizadas por qualquer pessoa – basta ter paciência e dedicação. Vamos saber mais sobre elas!

Saiba como lavar corretamente os fios

Antes de mais nada, seja sincera: será que você sabe como lavar corretamente as madeixas? Para evitar o agravamento da caspa, preparamos um passo a passo infalível, em que o ideal é higienizar os fios dia sim e dia não. Veja!

Passo 1: fique de olho na temperatura da água. O ideal é fugir dos banhos quentes demais, preferindo as duchas mornas ou frias. Tal cuidado evitará que o couro cabeludo fique ainda mais oleoso; 

Passo 2: escolha um bom shampoo anticaspa e aplique somente no couro cabeludo. É importante deixar o produto agir por, no mínimo, dois minutos;

Passo 3: após esse período, comece a passar o produto no restante dos fios, sempre fazendo uma massagem suave com os dedos; 

Passo 4: se sentir a necessidade, é possível utilizar um condicionador — somente no comprimento do cabelo e nunca diretamente no couro cabeludo. 

Como escolher o melhor shampoo anticaspa?

Tradicionalmente, os shampoos anticaspa agem de duas maneiras distintas no couro cabeludo. A mais comum é promovendo uma limpeza intensa e acabando com a oleosidade. A outra, é matando bactérias e fungos que, em muitos casos, são os grandes responsáveis pela caspa. 

Na primeira opção, as fórmulas ideais são aquelas compostas por LHA e ácido salicílico. Já se a ideia é combater “a raiz do problema”, prefira as opções com Piritionato de Zinco ou Zinco PCA. 

No mercado da beleza, existem também outras composições, como aquelas com agentes antifúngicos e antimicrobianos, sendo os mais comuns: 

  • o selenium DS; 
  • o climbazol; 
  • o lipoconazol.

Indicação da Rede

Para quem não tem tempo a perder e deseja apostar em um produto de qualidade, a nossa sugestão é o Shampoo Clear Anticaspa Women. 

Capaz de promover uma intensa hidratação, ao mesmo tempo em que combate a caspa, esse cosmético foi criado com foco nas mulheres que sofrem com a oleosidade, mas, mesmo assim, desejam manter os fios sempre brilhantes e macios. 

A opção é desenvolvida em tecnologia Bio Booster e, de quebra, conta com Vitamina B3 e aminoácidos — ambos os nutrientes são conhecidos por nutrir o couro cabeludo e deixá-lo ainda mais saudável. Vale experimentar!

Seque muito bem o cabelo

Você sabia que manter os fios molhados por um longo período pode contribuir para a proliferação de fungos e, consequentemente, o aumento da caspa no cabelo? 

Por essa razão, é de extrema importância sempre manter as madeixas sequinhas — seja após o banho ou aquele mergulho no mar e piscina. Para quem possui uma agenda agitada, a solução é utilizar o secador durante a semana. 

Porém, muita atenção: o equipamento deve ser utilizado de forma moderada e, de preferência em temperaturas mais frias, para não estimular a fabricação de sebo na região.

Dicas rápidas para não errar

Além das recomendações citadas no post, temos mais alguns truques infalíveis para acabar com a caspa no cabelo:

  • Não durma com os fios molhados; 
  • Evite usar chapéu ou boné com muita frequência; 
  • Ao longo do dia, procure não mexer tanto nos fios ou passar a mão suja nas madeixas; 
  • Tenha cuidado com o uso de produtos para modelar e fazer penteados. Os géis, por exemplo, são os grandes inimigos de quem deseja combater a caspa; 

E aí, conseguiu entender como acabar com caspa no cabelo de um jeito simples e super eficiente? Estamos torcendo para que você se livre desse sintoma e conquiste as madeixas que sempre sonhou. 

Gostou do post e deseja acompanhar outras dicas especiais como essas? Então, aproveite para curtir as nossas páginas no Facebook e Instagram. Vamos adorar te encontrar por lá!

7.3.27