Saiba como aumentar a durabilidade do esmalte de unha em 3 passos

Durabilidade do esmalte

Existem muitos mitos acerca do crescimento das unhas, assim como de durabilidade do esmalte, e alguns podem trazer sérios riscos à saúde, então esclarecemos o que realmente faz o esmalte durar mais em apenas 3 passos simples, para você não ter mais dúvidas de que não é preciso truques mirabolantes para ter uma esmaltação sempre impecável. 

Como aumentar a durabilidade do esmalte de unha 

Durabilidade do esmalte
  1. Cuide da pré esmaltação 

Existem diferentes tipos de lixa de unha, a de polir serve para nivelar a superfície da unha sem agredir. Usá-la suavemente retira as descamações, muitas vezes imperceptíveis, mas que podem criar bolinhas no esmalte e prejudicam a durabilidade.

Algumas marcas desenvolveram cosméticos específicos para a hidratação das unhas. É o caso da Granado que tem como um dos produtos favoritos das consumidoras a cera nutritiva. Seu uso recorrente também demonstra ótimos resultados para o crescimento, assim como reduz com o tempo a necessidade de polir para uniformizar a textura das unhas.

Antes de esmaltar as unhas, depois de hidratadas, certifique-se de que elas estão realmente secas, por isso um produto que seja bem absorvido, e não seja oleoso, é a melhor escolha para a etapa de preparação.

  1. Pinte as unhas usando o truque da pontinha

O esmalte geralmente começa a descascar pelas pontas, o que acaba puxando cada vez mais para cima e saindo toda a cobertura, ou grande parte dela, sendo necessário pintar novamente a unha inteira. Para evitar isto aconteça, ao esmaltar retire o excesso de produto que fica bem rente à pontinha, encostando com muito cuidado alguma ferramenta (como um palito de unha). 

Depois, ainda com bastante cautela, tire o excesso de esmalte do aplicador e passe no fim das unhas em sentido horizontal. Assim, mesmo que dure dias e a pontinha lasque, fica mais fácil retocar apenas essa região do que refazer toda a unha.

Finalize com um produto secante em uma camada fina, de preferência com fórmula hipoalergênica.

  1. Proteja a esmaltação

Com a esmaltação finalizada, espere a unha secar por completo para depois aplicar uma base extra brilho, que criará uma camada extra de proteção nas unhas. Para não correr o risco de criar pequenas bolhas de ar na superfície e possíveis borrões, espere um minuto antes de aplicar um spray secante de esmalte. Você verá uma grande diferença na durabilidade.  

Outra recomendação que muitas mulheres já aderiram à rotina é o uso de luva reutilizável para a limpeza da casa, principalmente da louça. Produtos de limpeza fazem o esmalte amolecer independentemente do cuidado para que ele dure mais, ou seja, uma luva faz toda a diferença se você quer perder menos tempo fazendo a unha toda vez que precisar fazer alguma atividade doméstica. 

A seguir, vamos te contar os motivos do esmalte durar menos.

Fatores que podem prejudicar a durabilidade do esmalte:

  • Alergias e doenças – associadas às descamação das unhas
  • Uso de esmaltes velhos – que ficam grossos e elásticos
  • Estresse – associado ao hábito de roer as unha
  • Contato do esmalte com outros produtos – como protetor solar
  • Não intercalar dias de unha sem esmalte – ou seja, usá-lo constantemente

Ainda tem dúvidas sobre o cuidado com as unhas? Vamos esclarecer as 5 perguntas mais comuns.

  • Tirar a cutícula ajuda o esmalte a durar mais?

Não, pelo contrário. Nosso corpo produz as cutículas para proteger a região de sujeiras, fungos, bactérias e químicos que podem fragilizar ou até infeccionar as unhas. Retirar essa proteção pode também causar aquela textura áspera na superfície, pois a região afetada é a matriz ungueal, que é basicamente a “raiz” da unha, ou seja, a origem de sua nutrição e hidratação. 

Uma vez protegidas, as unhas têm segurança para crescerem fortes e saudáveis, com textura uniforme, não dependendo de um desgaste para nivelar e melhorar o tempo de durabilidade do esmalte.

Por mais que algumas mulheres acreditem que a esmaltação fica mais bonita sem as cutículas, é possível atingir a mesma estética sem retirá-las. 

  • Como eliminar cutículas naturalmente?

Se mesmo entendendo a importância da cutícula, as suas ainda incomodarem, seja por estética ou por camadas muito grossas, nós temos uma recomendação: massageie um amolecedor de cutículas na região até que sinta a cutícula bem maleável, depois a empurre gentilmente com um palito de unha. Aderindo essa prática durante um tempo, você vai notar uma significativa redução delas.

  • O que causa descamação das unhas?

A descamação é um dos fatores mais incômodos para manter uma esmaltação bonita. Para evitá-la, use removedores de esmalte que não contenham acetona. Caso suas unhas tenham uma forte tendência a sempre estarem descamando, procure um médico, pois pode ser um indicador de alguma doença. Os motivos mais comuns são a deficiência de algum nutriente e alergia. 

  • Quem tem alergia a esmalte, pode fazer unha de gel?

Se você tem bastante tendência alérgica, o ideal é sempre perguntar para a manicure a composição dos produtos usados, ou ler as embalagens caso decida fazer alongamento de unhas em gel por conta própria. Pessoas com alergia à esmaltes geralmente são intolerantes a tolueno, formaldeído, cânfora e DBP, os principais componentes que causam reações instantâneas. A parte boa é que hoje o mercado se modernizou na produção de fórmulas seguras. A Risqué, por exemplo, descontinuou toda a produção com elementos nocivos, passando a comercializar apenas produtos hipoalergênicos.

Faça um teste de alergia, seguido de um tratamento com acompanhamento de um médico, caso queira se sentir mais segura para fazer alongamento de unhas ou esmaltação em gel.

Dicas extras:

  • Não chacoalhe o vidrinho de esmalte antes de usar, pois dentro se formam bolhas de ar, que passam para as unhas ao pintar e criam deformações na cobertura.
  • Sempre opte por mais de uma camada fina, do que poucas camadas grossas na esmaltação.

Monte sua necessaire com os produtos essenciais para as unhas:

Adoramos escrever sobre beleza para as nossas leitoras e leitores, que são tão fascinados por dicas e truques tanto quanto a gente, então você pode ler mais sobre unhas, cabelos, pele e maquiagem no nosso blog