Quais são os tipos de tinta de cabelo

mulher com cabelo cacheado curto cor rosa
mulher com cabelo cacheado curto cor rosa

Na hora de escolher a melhor tipo de tinta de cabelo para a cobertura de fios brancos, ou para uma mudança de cor no visual, algumas dúvidas podem surgir quanto à durabilidade e como usar, então vamos esclarecer todos os tipos de produtos, com dicas para pintar os fios em casa.

Tinta permanente

Produzida à base de amônia e oxidante, a tinta permanente atinge a fibra do cabelo, definindo uma nova cor, que depende do seu tom atual, ou dos produtos químicos que entraram em contato com os fios anteriormente. 

Quando se trata de escurecer, é mais provável que o resultado se aproxime ao proposto na embalagem do produto sem muito esforço, mas quanto a clarear, talvez seja necessário consultar um profissional para avaliar se o objetivo pode ser atingido, já que a tinta permanente pode clarear apenas até quatro tons os fios naturais, e, como dizem os especialistas, “tinta não clareia tinta”, portanto, em alguns casos não é possível diminuir tons. 

Uma dica para reduzir a agressão deste tipo de produto é usá-lo em cabelos que não foram lavados no dia anterior, pois a oleosidade natural atua como proteção.

Rinsagem 

mulher de meia idade com o cabelo tingido por rinsagem

Ao contrário da permanente, a temporária, conhecida como rinsagem, é a tinta de cabelo sem amônia e sem oxidante em sua composição, formulada apenas com corante, portanto a durabilidade é menor e depende do cuidado diário com o cabelo, que se for alinhado a produtos que promovem o realce da cor, podem proporcionar também brilho e maciez. De qualquer forma, não é um tipo de tinta que clareia o cabelo, ela apenas escurece fios brancos ou claros sem agredir a fibra capilar. 

Tonalizante

menina ruiva de cabelos cacheados tingidos por tonalizante

O tonalizante é mais conhecido como tinta semipermanente. Ideal para tonalizar as mechas sem manchar o fundo natural do cabelo, por não possuir amônia em sua composição, e consequentemente ser menos agressivo, pela baixa capacidade de oxidação. 

Henna

mulher de cabelo cacheado tingido por henna

Embora tenha uma duração relativamente curta, de até 30 lavagens, a henna é feita apenas a partir de uma planta chamada Lawsonia inermis, originária da Ásia, usada também em tingimento de sobrancelhas. Ela vence em qualquer comparação, se os critérios principais forem brilho, maciez e fortalecimento dos fios, porque age sendo depositada, ao invés de abrir as cutículas, atingindo um resultado parecido com um verdadeiro tratamento. 

É excelente para cobrir fios brancos ou tingir os cabelos com uma variedade de tons, do loiro claro ao preto, incluindo intensidades de marrom e tons avermelhados. Esta é a opção sem restrições para grávidas, mas explicaremos mais detalhes no decorrer deste artigo.

Como pintar o cabelo em casa

Nem sempre a cor que vemos na embalagem de uma tinta vai ficar idêntica no seu cabelo, por isso é muito importante fazer um teste de mecha, de preferência em uma parte bem pequena em regiões mais “escondidas” e ter em mente que clarear cabelos anteriormente tingidos, ou que passaram por algum procedimento químico, vai ser praticamente impossível, além de fazer um dano significativo nos fios. 

Luva, cumbuca e pincel são as ferramentas básicas para a tintura, sendo, inclusive, parte do kit das embalagens, mas não esqueça de providenciar algumas presilhas para ir separando mechas na linha vertical do topo da cabeça até embaixo, aplicando o produto da raiz às pontas. O segredo para a coloração ficar uniforme é desembaraçar bem o cabelo.  

Se o seu objetivo é pintar os fios brancos, sem manchar as outras partes mais claras do cabelo. Quando faltar aproximadamente 10 minutos do tempo recomendado para a lavagem da coloração, aplique uma máscara hidratante nas pontas, segurando cada metade repartida do cabelo na horizontal enquanto esfrega a raiz para tirar o produto. 

Aprenda como tirar mancha de tinta de cabelo

Há diversas formas de evitar manchas, tanto na pele quanto em tecidos, a mais conhecida para o corpo é a vaselina. Quanto às roupas, o vinagre branco é perfeito para lã, se combinado com um removedor de manchas, enquanto o detergente com bicarbonato de sódio serve para algodão. 

Cuidados para manter a cor do cabelo

Garantir a durabilidade da cor não depende só do cuidado pós tintura, mas também da preparação e do processo. É importante sempre usar produtos da mesma marca e seguir as recomendações do fabricante. 

Uma linha específica de condicionador e shampoo para cabelos tingidos é essencial para ser incluída no rodízio da rotina capilar, até mesmo em um cronograma. Algumas marcas desenvolvem tecnologias específicas considerando diferentes tons, então opte sempre pelas que prezam por essa demanda, já que a fórmula afeta de forma distinta a estrutura capilar.

Por que é importante fazer um rodízio de shampoo?

Com o uso recorrente de um mesmo produto, os fios acabam se acostumando com o princípio ativo e não respondendo tão bem à ação reparadora proposta, por isso a importância de alternar variedades. O tipo de shampoo que não pode faltar para um bom rodízio é o neutro, intercalando, por exemplo, com fórmulas específicas para cada característica do cabelo, sem parabenos e sulfato — componentes agressivos que devem ser evitados. 

Melhor tinta de cabelo para gestantes

É estritamente proibido o uso de cosméticos com amônia e chumbo para gestantes, então tintas permanentes estão fora de cogitação. Os três primeiros meses de formação do bebê são os mais importantes, portanto o ideal é que nenhum produto, que não seja produzido especialmente para mulheres grávidas, seja utilizado. 

Caso queira variar o visual, há a opção de usar tonalizante, se não entrar em contato com a raiz, para não atingir o couro cabeludo. O cuidado com o contato direto de qualquer substância deve ser redobrado, considerando que a pele é o maior órgão do corpo humano, podendo absorver elementos direto para a corrente sanguínea. 

E a henna, pode? 

A principal vantagem desta tinta, como explicamos anteriormente, é ser produzida por origem vegetal, não possuindo químicos, para a alegria das mamães que podem utilizá-la sem restrições. 

Durante a gestação, os hormônios (estrogênio e progesterona) fazem os cabelos e unhas crescerem mais rápido, hidratados e com mais massa capilar que o normal, imagine quantas possibilidades de estilos e cores podem ser usadas depois do parto! Recomendamos que aguarde a chegada do bebê antes de investir em uma mudança mais drástica no visual. 

Gostou deste conteúdo? Convidamos você a conhecer melhor o nosso blog, atualizado semanalmente com muitos conteúdos sobre beleza e cuidados pessoais!