Quais são os benefícios da queratina para o cabelo?

Queratina

Queratina é um dos componentes mais populares em cosméticos para cabelos e unhas. Isso porque é, na verdade, uma proteína produzida pelo nosso corpo, mas perdemos grande parte dela com o uso de secadores, chapinhas, exposição solar e procedimentos químicos — que, no caso dos cabelos, abre as cutículas dos fios, retirando a umidade natural necessária para a hidratação da fibra capilar. 

Quer entender mais sobre como repor e quais são os benefícios da queratina para o nosso cabelo? Acompanhe o guia que preparamos para você.

Entenda para que serve a queratina:

Benefícios da Queratina

Afinal, o que a queratina faz no cabelo? Assim como qualquer proteína, ela é composta por muitos aminoácidos, cada um deles tem uma função essencial para a saúde dos fios.

É um verdadeiro trabalho em equipe: a cistina auxilia na produção do colágeno (dando um suporte para o crescimento), a arginina protege a fibra capilar da abertura da cutícula, a valina garante resistência à quebra durante o desembaraço… São mais 17 aminoácidos com a missão de tornar seu cabelo macio, brilhoso, forte e saudável. 

Como usar queratina no cabelo?

Cabelos Saudáveis

Existem formas diferentes de como usar queratina no cabelo danificado. A mais acessível (que pode ser feita em casa), faz parte do cronograma capilar, na etapa de reconstrução.

A reposição de queratina deve ser moderada, de acordo com a real necessidade do cabelo, já que o excesso pode deixar os fios tão encorpados que passam a ter uma textura “dura” e quebradiça.

Por isso, não é recomendado que a etapa de reconstrução seja feita por mais de dois dias do calendário de tratamento. Descrevemos mais detalhes, passo a passo, de como fazer um cronograma capilar em outro artigo no nosso blog

Para casos extremos, outros tratamentos feitos por profissionais conseguem recuperar totalmente a saúde do cabelo, como nano queratinização ou cauterização. 

Quanto à cauterização, as cacheadas e onduladas não precisam se preocupar com o uso da chapinha, usada na finalização, pois o efeito de cabelo liso dura até as próximas lavagens, mas pode ser substituído por um difusor sem problema. 

O calor é necessário para selar as cutículas, então se tem receio de perder a definição, faça o procedimento com um profissional.  

Quais produtos com queratina usar para cabelos danificados?

Cabelos Danificados

Algumas marcas desenvolvem linhas de produtos com concentrações adequadas de queratina, sendo uma ótima opção para aderir na rotina de cuidados. 

Se preferir adicionar uma dose de queratina de vez em quando, associada a outros tipos de produto que não possuam queratina na composição, existem versões líquidas mais práticas. 

Use versões concentradas com moderação, pois o corpo naturalmente se “acostuma” com a ação de um produto se ele for usado com muita recorrência, portanto aposte em um rodízio de shampoo para prevenir que o cabelo fique muito pesado, endurecido e com aspecto de ressecado, que pode até quebrar com mais facilidade, efeitos característicos de um excesso de queratina. 

Como usar queratina líquida no cabelo loiro?

Só tem uma única condição para as loiras (tanto por química, quanto naturais) fazerem o uso de queratina: que o produto seja de coloração branca ou transparente. Jamais use fórmulas com tom amarelado pois podem manchar o cabelo, leia com atenção a embalagem para saber se há restrições de uso. 

Como fazer cauterização com queratina?

Antes de qualquer coisa, se pergunte: seu cabelo realmente está tão danificado que precisa de uma cauterização? Se estiver em dúvida, sugerimos um cronograma capilar de acordo com sua necessidade. Se a resposta for sim, então vamos aos 5 passos para fazê-la em casa:

  1. Lave bem os cabelos, de preferência com um shampoo anti resíduos para evitar que os fios fiquem muito pesados.
  2. Aplique a queratina líquida apenas no comprimento e não deixe agir por mais de 10 minutos.
  3. Depois aplique uma máscara para hidratação com queratina durante aproximadamente 5 minutos, massageando bem as mechas (é um detalhe que faz toda a diferença). 
  4. Enxágue o cabelo retirando todo o produto aplicado, porque ainda temos a etapa final.
  5. Quando sair do banho e retirar o excesso de água, proteja o cabelo com um protetor térmico para secá-lo. Se o seu cabelo é liso, finalize com a chapinha, mas um difusor é ideal para cacheados e ondulados. 

Como evitar a perda de queratina do cabelo:

A prevenção começa nas funções básicas do organismo, como hidratação e alimentação. Todo o nosso corpo depende de reações bioquímicas para se manter saudável, e a síntese de proteínas (como a queratina) precisa dos nutrientes certos. 

Enxofre e vitamina A formam a dupla responsável por garantir uma boa produção de colágeno e de queratina, ao fornecer o auxílio necessário para a síntese proteica. 

Já ouviu falar sobre a biotina? Também conhecida como vitamina B7, ela é considerada “essencial”, ou seja, nosso corpo não produz e precisamos ingerir na alimentação para que a deficiência não cause queda de cabelo, por exemplo. Aliás, são as bactérias intestinais que garantem a absorção da biotina, então procure manter sua microbiota saudável, mesmo que seja necessário consultar um médico para orientação. 

3 dicas extras para um cabelo saudável:

  • Sempre aplique um protetor térmico antes de usar qualquer fonte de calor direto no cabelo, ou até mesmo de exposição solar. Produtos do tipo costumam variar de nome: leave in, finalizador, até mesmo reparador de pontas. O importante é proteger do impacto causado pelo calor, que pode abrir as cutículas e prejudicar os fios.
  • Faça intervalos longos, de meses se necessário, entre procedimentos químicos como descoloração, tintura permanente, alisamentos e cauterizações. Seu cabelo precisa “respirar” e se acostumar com tanta informação nova para a sua estrutura natural.
  • Aderir ao uso de um reparador de pontas à noite como umectação pode fazer um verdadeiro milagre em todos os tipos de cabelo. Confia: é o segredo para acordar como se tivesse recém saído do salão de beleza.    

Resumo:

  • A queratina é responsável pela formação, reconstrução, fortalecimento, resistência, impermeabilidade e elasticidade do cabelo. 
  • Use queratina com moderação, considerando produtos próprios para um tratamento completo ou doses líquidas para inserir na rotina com produtos hidratantes. 
  • Produtos com queratina na composição podem ser usados por todos os tipos de cabelo, já que se trata de uma reposição proteica para recuperar a massa capilar.
  • Evite fontes de calor intenso com frequência, principalmente sem proteção térmica, assim como o excesso de procedimentos químicos no cabelo.
  • Mantenha a alimentação variada e nutritiva, cuidando da flora intestinal para melhor absorção e síntese de proteínas necessárias para a saúde dos fios.

Gostou do nosso guia? Confira muito mais dicas sobre cabelo e beleza no nosso blog