Preciso hidratar a pele mesmo sendo oleosa?

Toda pessoa vaidosa já sabe: hidratar a pele do rosto é essencial para garantir um visual saudável e jovem por mais tempo. Contudo, o que acontece quando o indivíduo possui a pele oleosa? Será que um creme facial pode ser a melhor solução para esse caso? Hoje em dia, essa dúvida atinge boa parte do público, especialmente, quem é marinheiro de primeira viagem no assunto. 

Isso porque, ao utilizar um produto para a face, é comum que a região fique com um aspecto pegajoso ou até gorduroso. Fato que pode causar um certo receio do surgimento de cravos e espinhas. Mas, para acabar de vez com essa insegurança, vamos te explicar todos os detalhes que envolvem a questão. 

Neste post, descubra se as peles oleosas podem receber hidratação diariamente e quais os cuidados necessários para impedir que o local seja estimulado a produzir sebo. Garantimos: a sua rotina de skincare ficará muito mais eficiente após a leitura. Só vem!

As características da pele oleosa e acneica

Você sabia que a pele oleosa e acneica é a mais comum entre os brasileiros? E existem vários fatores que influenciam nesse cenário, como é o caso da genética, do clima, do tipo de alimentação ingerida no dia a dia, além do estresse. Assim, essa cútis pode ser identificada com certa facilidade – basta analisar alguns elementos primordiais, sendo eles: 

  • Poros bem dilatados; 
  • Tendência ao surgimento de cravos e espinhas; 
  • Aparência brilhosa; 
  • Superfície mais espessa; 
  • Pouca fixação da maquiagem. 

Desse modo, a pele oleosa e acneica necessita de cuidados específicos no decorrer do tempo. Tal hábito é essencial para minimizar o visual brilhoso e evitar o surgimento da acne, oferecendo mais autoestima e bem-estar ao indivíduo.

A importância de hidratar a pele

Antes de descobrir como manter a pele hidratada, que tal entender a importância dessa prática? Basicamente, tal cuidado serve para repor a água perdida pela cútis. Com o tempo, a falta desse líquido nas células cutâneas é capaz de colaborar para o aparecimento das linhas de expressão, rugas e flacidez. 

Quando encontrada em quantidades adequadas, a água é responsável por fazer com que a derme fique mais iluminada, sem o aspecto áspero e descamação. E, acredite: diferentemente do mito popular, a hidratação da pele não fará com que o seu rosto fique oleoso demais, mas ajudará a controlar a fabricação excessiva de sebo. 

O cronograma de cuidados com a pele oleosa 

Não sabe mais o que fazer para controlar o brilho excessivo no rosto? Para tanto, será necessário investir em uma rotina de cuidados com a pele oleosa. Somente assim você conseguirá obter um aspecto sequinho, bem como poros fechados e livres de espinhas. Anote o passo a passo!

  • Passo 1: Pela manhã, lave o rosto com um sabonete ou gel de limpeza. O ideal é que o produto tenha ação antioleosidade para higienizar profundamente a cútis;
  • Passo 2: Esfolie a derme uma vez por semana. Isso ajudará a eliminar as células mortas e demais resíduos capazes de envelhecer a região; 
  • Passo 3: Aplique um hidratante facial com efeito matte. Tais versões possuem o toque seco e, dificilmente, deixarão a face com aspecto pegajoso; 
  • Passo 4: Antes de aplicar a maquiagem, passe um protetor solar para pele acneica. Esse produto é imprescindível para proteger o rosto contra os efeitos nocivos da radiação do sol. 

E mais! É de extrema importância sempre remover a maquiagem ao fim do dia, antes de dormir. Esse cuidado  impedirá que os resíduos dos produtos entrem nos poros e causem obstrução. Combinado?

Os alimentos que diminuem a oleosidade da pele

Além de seguir uma rotina de cuidados diários, existem outras práticas que podem ser utilizadas para reduzir a oleosidade da pele. Inicialmente, o indicado é ingerir pelo menos dois litros de água por dia. Isso ajudará a repor os líquidos corporais perdidos e manter as células da derme bem hidratadas. 

Posteriormente, existem alimentos indispensáveis para esse tratamento. Destacamos os ricos em Vitamina A: cenoura, manga, mamão e espinafre estão na lista. Além de possuírem ação antioxidante, eles colaboram para regular a atuação das glândulas sebáceas. 

Também é necessário ingerir ingredientes com alta concentração de Vitamina C e E, como a laranja, a uva e as frutas vermelhas. Tais opções contam com efeito cicatrizante e são ótimas para reduzir os cravos. 

Bônus: o que evitar

Além dos alimentos que ajudam a controlar a oleosidade, existem aqueles que devem ser evitados para garantir um look intacto. Aqui, sugerimos fugir dos ingredientes com alto teor de açúcar e dos pratos gordurosos, como as frituras. 

Os melhores hidratantes para pele oleosa

Para diminuir a oleosidade da pele, é fundamental utilizar produtos que sejam específicos para esse tipo de cútis, como os hidratantes. A boa notícia é que existem várias versões disponíveis no mercado. Você só precisa conhecer as mais poderosas e escolher a sua preferida. Espia a nossa seleção.

  • Gel Facial Neutrogena Hydro Boost Water: Desenvolvido para hidratar intensamente a pele, abastecendo a região com os níveis ideais de água. Este potente hidratante em gel para pele oleosa ainda ajuda a desobstruir os poros, apresenta rápida absorção e não conta com aspecto pesado;
  • Creme Hidratante Facial Nivea Em Gel: 100% livre de componentes oleosos, esse produto é indicado para quem deseja garantir uma hidratação intensa, mas sem deixar a cútis brilhosa ou pegajosa demais. A fórmula é feita de pepino e conta com ácido hialurônico;
  • Rejuvenescedor Facial Tracta Hidra Acquagel: Excelente alternativa para prevenir o envelhecimento precoce. Apresenta textura leve e rápida absorção. A versão é oil free e com zero parabenos.

Viu só, lindeza? Após essa leitura você descobriu como hidratar a pele do rosto, sem deixá-lo oleoso? Seguindo esses cuidados, ficará muito mais fácil  e eficiente mantê-lo bem tratado e com o aspecto de diva. 

E, caso tenha curtido essas recomendações, aproveite para seguir a nossa página no Instagram e Facebook. Lá, compartilhamos várias dicas que podem fazer a diferença em seu dia a dia de beleza. Até mais!

7.3.27