Pele mista, seca ou oleosa: você sabe identificar a sua?

mulher aplicando creme no rosto

Um dos pontos de partida para quem deseja cuidar da face e iniciar uma rotina de skincare, é identificar as particularidades da sua cútis. Aqui, podemos dividi-las em três categorias: pele mista, seca e oleosa. Cada uma possui suas características e, consequentemente, também exige cuidados e o uso de produtos diferentes. Mas afinal, “como saber meu tipo de pele?” — é o que muitas pessoas se questionam.

A resposta é simples: o ideal é investir no autoconhecimento e analisar as personalidades da sua derme. Quando essa etapa é ignorada, corremos o risco de recorrer a tratamentos insuficientes ou, até mesmo, acabar intensificando certos sintomas desagradáveis, como a oleosidade excessiva ou o ressecamento severo. Bem chato!

Pensando nisso, decidimos criar este post para ensinar você tudo sobre o assunto. Abaixo, há várias dicas que tornarão essa missão mais fácil e ágil. Garantimos que vale a pena. Não perca!

Conhecendo os principais tipos de pele

O universo da beleza está cada dia mais vasto e completo. Ao entrarmos em uma loja, conseguimos identificar uma imensidão de produtos para o rosto — cada qual, com uma promessa diferente. Tem de tudo um pouco: hidratantes, esfoliantes, géis de limpeza e por aí vai.

Porém, o que acaba passando despercebido é que eles possuem finalidades — e indicações — distintas. E para não cometer erros, o primeiro passo antes de iniciar sua rotina de skincare, deve ser identificar o seu tipo de pele.

Entre as principais categorias, destacamos a mista, a seca e a oleosa. Vamos conhecer as minuciosidades de cada uma.

Pele mista

A grande característica de quem possui a pele mista, é a chamada “oleosidade na região T”. Basicamente, essa área envolve o nariz a testa e o queixo, e costuma apresentar um alto índice de gordura e brilho excessivo.

Já em outros pontos da face, o ressecamento também pode surgir, especialmente nas bochechas. Para cuidar desses efeitos, o ideal é investir em uma limpeza profunda diariamente, além de usar sabonetes faciais exclusivos para combater a acne, como o Deep Clean, da Neutrogena.

Pele oleosa

Em seguida, temos a pele oleosa. Normalmente, o acúmulo de gordura se concentra na região do T — da mesma forma que acontece com a pele mista. A diferença, no entanto, está nas demais áreas do rosto, que também apresentam um brilho excessivo e um aspecto “pegajoso”.

Outra questão importante, é que essa cútis ainda possui poros bem abertos e evidentes, facilitando a entrada de impurezas e intensificando as chances do surgimento de cravos e espinhas frequentes.

Não sabe como tratar? Não tem segredo. Os cuidados devem ser baseados na lavagem diária com um gel especial, sendo o Facial Nivea Visage uma ótima recomendação. Esse processo é ótimo para proteger a região contra o acúmulo de sujeira nos poros, mantendo a cútis sempre seca e limpinha.

Pele seca

Por último, está a famosa pele seca. Mais sensível que as demais, esse tipo de cútis tende a sofrer com coceiras, irritações e, inclusive, vermelhidão com uma certa constância. Por apresentar pouco grau de oleosidade natural, ela carrega um visual mais ressecado, com falta de viço e toque áspero.

Caso você tenha essas características, o melhor método é apostar sem medo na hidratação, sempre adquirindo cosméticos bem cremosos capazes de nutrir a face em suas camadas mais profundas e de modo prolongado. Lembre-se ainda de não aplicar produtos com ação adstringente na hora da limpeza, caso contrário, o quadro de ressecamento pode piorar.

Cuidados básicos: 3 dicas para hidratar a pele

Durante muitos anos, as pessoas acreditavam que somente a pele seca precisava de hidratação, deixando a oleosa e mista por fora desse tipo de cuidado. Que engano!

Todos os tipos de pele necessitam de uma rotina capaz de equilibrar a quantidade de água presente nas células, independentemente de suas características. 

Contudo, antes de “colocar a mão na massa”, você precisará procurar produtos específicos para as suas necessidades. Saiba quais são eles.

Hidratação para pele mista

Como falamos, a pele mista é formada pela união de cútis com duas características: a oleosa e a seca. Sendo assim, é interessante recorrer aos hidratantes sem óleos minerais, que são excelentes para evitar o ressecamento e, ao mesmo tempo, não colaboram para o aumento da produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. 

Esse é o caso de um gel hidratante levinho, ou também, de um sérum com formulação equilibrada. Das opções mais utilizadas do mercado, uma boa saída é o Gel Neutrogena Hydro Boost Water. Com aspecto suave e não oleoso, o produto conta com absorção rápida e consegue hidratar sem obstruir os poros. O mais bacana? O seu efeito dura até 48 horas!

Hidratação para pele oleosa

A pele oleosa costuma causar bastante dúvida entre as pessoas. Muitas delas, por exemplo, vivem se perguntando se é possível realizar uma boa hidratação, mesmo contando com um acúmulo de gordura na região.

E o que pouca gente sabe, é que a produção excessiva de oleosidade ocorre, justamente, para substituir a falta de água presente nas células, causando um verdadeiro desequilíbrio na face.

Por essa razão, é fundamental hidratar o local com os produtos adequados, melhorando a sua tolerância e textura. 

Para esse cenário, indicamos produtos com toque seco e recomendado para peles oleosas. Os fluídos e séruns com efeito mate ou oil-free cumprem muito bem essa função, sendo a Loção Facial Neutrogena um deles.

Hidratação para pele seca

As donas da pele seca sofrem com a descamação, toque áspero e o surgimento precoce de rugas finas. É claro que você não precisa fazer parte desse time. Para combater esses sintomas, invista em um hidratante poderoso, com textura cremosa e bem concentrada.

Veja ainda, se o cosmético em questão possui bons ativos nutritivos e componentes hidratantes. Em geral, as versões com vaselina e manteiga de karité são excelentes e conseguem levar mais elasticidade para a região.

O Revitalift Hialurônico L’oréal faz parte dessa lista. Desenvolvido para oferecer um visual jovem e saudável, o produto conta com ácido hialurônico puro e ajuda a minimizar as linhas de expressão, deixando a pele revigorada por até 24 horas. E mais: o item também é ótimo para proteger a área contra o fotoenvelhecimento, já que possui FPS 20.

Depois de conferir todas essas dicas para hidratar a pele, você se sente mais segura para dar início ao seu novo período de skincare? Esperamos que sim!

5.6.40