Passo a passo para ter um bronzeado perfeito

No Brasil é comum ver mulheres que investem em vários truques para garantir aquela “corzinha” durante o verão. Independentemente da época do ano, basta o sol sair para que, imediatamente, elas corram e tentem se bronzear. Algumas, inclusive, investem em procedimentos estéticos que não são indicados pelos especialistas, como o bronzeamento artificial em câmara. Assim, a pergunta que fica é: como ter um bronzeado perfeito, mas também saudável?

O segredo é um só: adotar uma alimentação adequada, investir em um bom protetor solar, além de seguir à risca os horários mais recomendados para a exposição solar. Mas não acaba por aí. Se o objetivo também é aprender como ter um bronzeado dourado e sem manchas, existem vários produtinhos que podem te ajudar nessa missão. 

Caso você esteja se preparando para curtir a temporada mais divertida do calendário, aproveite para anotar as dicas que trouxemos especialmente para este post. A seguir, te contamos alguns métodos infalíveis e que vão te ajudar a garantir aquela cor dos sonhos. Vem ver!

Como ter um bronze perfeito? As 5 dicas!

Muito além do bronzeamento artificial em câmaras de bronze, que pode causar sérios problemas para a pele, como o câncer, há outros métodos saudáveis e amplamente indicados por especialistas para quem deseja garantir um resultado rápido e belíssimo. Anote os principais!

1. Deixe a pele preparada para o sol

O primeiro passo para ter um bronze bonito é manter a pele devidamente preparada. 

Isso significa que será preciso remover as células mortas presentes na região e promover uma renovação celular completa. Assim, a esfoliação é o caminho mais indicado e seguro, já que ajudará a conquistar um bronze uniforme e com longa duração. 

O ideal é realizar esse processo, em média, três dias antes mesmo da exposição. Também é importante nunca esfoliar a pele muito antes ou logo após o sol, o que pode causar irritações e danos no local. 

Em lojas especializadas, você encontra diversos produtinhos que são ótimos para essa finalidade. Esfoliante corporal, em gel e sabonete com ação esfoliante estão na lista. 

2. Faça adaptações em sua alimentação

Engana-se quem imagina que um bronzeado perfeito é resultado apenas da exposição solar e de alguns produtos próprios para este fim. Não mesmo! 

Ao investir em uma alimentação adequada, também conseguimos obter efeitos fantásticos, garantindo aquele bronze dourado e lindo de verão. Nesse caso, a sugestão é seguir uma dieta rica em betacaroteno — um componente que estimula a produção de melanina e intensifica o pigmento natural da nossa derme. 

Inclusive, existem vários alimentos com esse poder. Entre eles, destacamos: 

  • acerola; 
  • laranja; 
  • cenoura; 
  • melancia; 
  • abóbora; 
  • couve-manteiga; 
  • espinafre, etc.

Para ter mais praticidade, você pode fazer sucos diários com, aproximadamente, três semanas de antecedência da exposição solar. Uma misturinha bem interessante — e refrescante —, é a de cenoura com laranja e muito gelo. Experimente!

3. Hidrate a sua pele ao máximo

Seja qual for a época do ano ou o tipo de bronzeamento realizado na pele, uma coisa é certa — você precisará hidratar muito bem a região. Com os produtos adequados, é possível não somente prolongar o efeito do bronze, mas principalmente, fazer com que a pele fique saudável, sem aquele temido visual ressecado e com escamas. 

Nessa etapa, procure um hidratante potente, com boa consistência e capaz de penetrar profundamente na derme. A dica é aplicá-lo diariamente, logo após o banho. Caso esteja na praia ou piscina, também é indicado reforçar esse cuidado no decorrer do dia para que não ocorra a desidratação. 

4. Não abra mão do protetor solar

Por aqui, sempre falamos que o filtro solar é o melhor amigo da pele saudável. E, na hora de conquistar um bronze perfeito, isso não seria diferente. 

Para ter segurança e evitar problemas de saúde no futuro, o ideal é escolher um produto com, no mínimo, FPS 30. O protetor deve ser aplicado, pelo menos, meia hora antes da sua exposição solar e reaplicado a cada duas horas ou sempre que sair do mar e piscina. 

Fora isso, fique de olho nos horários mais recomendados pelos especialistas para quem deseja tomar sol. Se possível, evite a prática entre 10h e 17h, período em que os raios ultravioletas são mais agressivos. 

5. Use um bom autobronzeador

Não poderíamos encerrar o nosso post sobre como ter um bronzeado perfeito em casa, sem citar o poder de um bom óleo autobronzeador. Prático e acessível, o produto ajuda a acelerar o processo e fazer com que a cor da pele fique bem uniforme e douradinha. 

Para não ter erro, invista em fórmulas com efeito gradual que ofereçam proteção solar e, de quebra, se adequem ao seu tom de pele. Mulheres que possuem a pele bem clara, por exemplo, podem alternar a aplicação do produto com uma camada de protetor solar. Dessa forma, o bronzeamento não será agressivo e você terá um resultado supernatural. 

Dica da REDE

Tenha em mente que, na maioria dos casos, o bronzeamento não acontece de uma vez só, ou seja, em um único dia. Normalmente, o tempo para que a pele fique bronzeada depende de vários fatores, especialmente, da tonalidade original de cada um. 

De acordo com especialistas, uma exposição segura pode levar até sete dias para ser concluída, caso você reserve 30 minutos do dia para tal finalidade. 

Ainda é necessário destacar que a sua nova cor só começará a surgir em até 72 horas após a exposição. Esse período de tempo é essencial para que a melanina seja produzida e, posteriormente, distribuída entre as células. 
E aí, já está sabendo tudo sobre como ter um bronzeado perfeito, seguro e com longa duração no verão 2021? Se sim, aproveite para dar aquela espiadinha em nosso site e garantir produtos que podem te ajudar nessa tarefa. Estamos te esperando!

7.3.27