Óleos para umectação capilar: quais são os melhores

umectação capilar

A umectação capilar serve para devolver os nutrientes perdidos pelos fios, por isso faz parte da etapa de nutrição de um cronograma capilar. 

Sabe aqueles dias em que o seu cabelo está tão ressecado que nenhum creme hidratante consegue ajudar a selar o frizz? Então, pode ser que você precise de um tratamento umectante. Para cabelos muito danificados, é interessante utilizar pelo menos dois métodos de umectação que explicaremos no decorrer desta leitura.

Se está em busca dos melhores óleos para umectação capilar, assim como as formas de usá-los, confira a seguir tudo que precisa saber. 

O que é umectação capilar 

Umectação Capilar Óleos

Umectação capilar é o processo de massagear o comprimento do cabelo com óleos nutritivos, que promovem uma reposição de lipídios e consequentemente potencializam a hidratação do cabelo. 

Uma das principais recomendações para manter cabelos crespos e cacheados saudáveis é o uso semanal da umectação, pois a curvatura destes tipos de fio tende a limitar a distribuição da hidratação natural durante todo o comprimento, fazendo com que as pontas fiquem mais ressecadas. Além disso, também dificulta a estilização de alguns penteados, como o Black Power. 

Os cabelos recém tingidos ou que passaram por química, se beneficiam da umectação capilar para manter a saúde dos fios depois do procedimento, seja ele para alisamento ou uma simples coloração (o que também ajuda na durabilidade e intensidade da cor). 

Quais os melhores óleos para umectação capilar

Óleos para Umectação

No decorrer deste artigo você entenderá como utilizar óleos capilares da melhor forma, mas o que também precisa saber é que mesmo que o produto afirme possuir proteção térmica, não é recomendado que exponha os fios ao Sol. O mesmo cuidado com o calor deve ser considerado ao secar com o secador de cabelo, mantendo-o a certa distância. 

De todos os óleos que selecionamos, o mais queridinho das nossas clientes é o Lola Argan, com resenhas nos comentários que expressam o quanto ele atende às expectativas e entrega o que promete.

Conheça outras opções de óleo capilar para adicionar no seu carrinho de compras:

Como fazer umectação capilar 

óleos específicos para Umectação Capilar

Geralmente, é feita antes de lavar os cabelos, seja durante a noite ou ao longo do dia em que você fique em casa, longe do Sol. Óleos que não possuem proteção UV, UVA e UVB podem “fritar” o cabelo em contato com o calor intenso.

Já ouviu falar do termo “enluvar o cabelo”? Significa massagear mechas com um produto, seja máscara hidratante ou óleo. O truque para fazer o óleo capilar fixar bem, é não massagear de forma rápida, mas sim devagar, repetidamente, no sentido do comprimento, pois o calor sutil das mãos auxilia na absorção e garante sua eficiência nos fios.

Umectação capilar com óleo de rícino

O óleo de rícino conta com uma ação anti-inflamatória e antioxidante. Passou a ser muito utilizado na indústria de cosméticos e beleza pois possui vitamina E e sais minerais, além de ácido ricinoleico (conhecido como ômega 9), que combate fungos prejudiciais ao crescimento do cabelo. Por isso seu uso mais popular é feito por pessoas que desejam um tratamento para cabelos mais longos. 

Exceto pelo óleo de rícino, quando sua intenção é combater a caspa, a maioria dos óleos não é recomendado para a raiz. Cabelos oleosos precisam evitar ao máximo o contato com o couro cabeludo e aplicar óleo para umectação apenas no comprimento. 

Umectação capilar noturna 

Durante a noite, distribua um óleo umectante pelas recomendações que explicamos anteriormente: no comprimento do cabelo, até às pontas. Pode dormir com o produto e retirá-lo lavando bem no dia seguinte.

Utilizar uma touca é totalmente opcional, mas ajuda bastante a manter o produto longe da pele do rosto e prevenir o estímulo de acne por excesso de oleosidade. A touca de cetim é a melhor opção neste caso, pelo tecido proteger os fios do atrito com o algodão (material comum das fronhas de travesseiro), além de ser mais confortável para dormir. 

Cronograma capilar com umectação

Cronograma Capilar

Em outro post no nosso blog, explicamos todos os detalhes de como fazer um cronograma capilar perfeito, utilizando produtos da BioExtratus, super acessíveis. 

Para entender melhor como a umectação faz parte de um cronograma capilar, primeiramente precisa avaliar o quão danificado está seu cabelo. Se está muito quebradiço e elástico, precisa de uma reconstrução, ou seja, um tratamento bem mais intenso em que a umectação será necessária mais vezes durante o mês, intercalando os dois métodos explicados anteriormente.

Se seu cabelo está ressecado e com muita queda, pode não ser o caso de uma reconstrução, mas ainda sim focar na reposição de lipídeos com as etapas de nutrição mais recorrentes, também intercalando a umectação noturna com a diurna. Para consultar as datas exatas, confira nosso post mais detalhado.  

Quando os fios precisam apenas de uma hidratação, o cronograma é mais focado em umectações noturnas esporádicas, uma vez por semana. 

O que achou deste conteúdo? Conte para a gente no nosso Instagram e não deixe de acompanhar o nosso blog para mais conteúdos de beleza e cuidados pessoais!