O que fazer para acabar com as olheiras – 7 dicas infalíveis

No geral, a hiperpigmentação pela melanina, ou a oxidação do sangue por problemas de circulação nos vasos, são as duas principais causas de olheiras, o tom amarronzado abaixo dos olhos que incomoda muitas pessoas. 

As causas da olheira podem ser várias: de retenção hídrica a estresse. Felizmente é possível clarear olheiras não estruturais com uma mudança de hábitos básicos. 

O que são olheiras estruturais e não estruturais?

Cada rosto possui sua própria estrutura óssea. Essa individualidade é a verdadeira beleza. Há alguns tipos de olheiras, que definem formas diferentes de tratá-las. Algumas pessoas possuem cavidade ocular mais profunda, ocasionando olheiras estruturais. Mas se a aparência incomodar, um preenchimento de ácido hialurônico é a melhor alternativa para devolver o aspecto saudável à área dos olhos. 

Já olheiras não estruturais podem ser reflexo de hábitos não saudáveis (que você muitas vezes pode nem saber que são ruins), o que causa olheiras escuras. Criamos um manual com todas as 7 informações embasadas cientificamente para você acabar de vez com elas, unindo produtos específicos a mudanças de hábitos.

Dicas de como acabar com as olheiras:

1- Durma bem – o mais importante

De acordo com a ciência, nosso corpo precisa de 6 a 8 horas de sono para realizar as funções de homeostase (equilíbrio). A falta desse repouso ideal faz com que os níveis de cortisol no sangue aumentem, consequentemente elevando o volume dos vasos sanguíneos que se tornam muito mais visíveis se sua predisposição genética é ter a pele fina.

Você sabia que o kiwi é considerado um alimento antioxidante que nos ajuda a induzir o sono? 

Comer a fruta antes de dormir, depois de refeições proteicas, pode ser uma ótima estratégia para garantir um bom descanso. Evite termogênicos (canela, pimenta, gengibre) e outros alimentos ricos em cafeína (chá mate ou refrigerantes) em pelo menos uma hora antes de deitar. 

3 dicas extras para dormir bem:

  • Reduza a iluminação o máximo que puder. A luz altera ciclos biológicos, até mesmo a produção hormonal, pois o cortisol, hormônio responsável pelo controle de níveis de estresse tende a aumentar em ambientes iluminados (resposta da evolução às nossas necessidades fisiológicas).
  • Desligue todos os eletrônicos do quarto antes de dormir, ou pelo menos fique longe do celular. Faça uma transição gradual de atividades: leia um livro, escreva um diário e por fim desligue a luz para fazer respirações longas. Atividades como essas auxiliam a produção do hormônio que nos ajuda a dormir, a melatonina. 
  • Use um óleo essencial próprio para relaxar, desde que indicado por um especialista, já que o uso independente de óleos essenciais pode causar danos sérios à saúde, mesmo sendo um excelente aliado para diversos tratamentos, inclusive insônia. 

2- Faça massagens

A prática de massagear a região dos olhos faz uma drenagem que auxilia na circulação sanguínea. Ideal para quem tem bolsas de gordura genéticas que retêm líquido, consequentemente inchando e causando olheiras. O cuidado com este tipo de olheira deve ser constante, pois podem ficar cada vez mais evidentes ao longo da vida, já que a perda de colágeno é inevitável no envelhecimento. Aplique um creme anti idade e faça movimentos de “dentro para fora” com a mesma pressão leve. 

3- Use compressas geladas

Existem várias máscaras faciais no mercado que podem ser colocadas na geladeira e usadas ao longo do dia para reduzir o inchaço e clarear as olheiras. Durante à noite, aposte em uma máscara para olheiras enquanto se prepara para uma boa noite de sono, desligando equipamentos eletrônicos, reduzindo a iluminação do ambiente e realizando respirações longas, como uma prática de meditação.

4- Faça pausas do celular

A ciência já comprova: se a exposição à luz branca do celular for muito constante, prejudica a pele e a visão. Isso porque, mesmo sem perceber, não piscamos na frequência normal, o que acaba ressecando o globo ocular e prejudicando a circulação sanguínea da região ao redor dos olhos. 

Já sentiu uma sensação de visão embaçada depois de passar muito tempo usando o celular ou o computador, mas seu grau está correto? Você pode estar com o olho seco. Se não passar a controlar o tempo que fica usando esses dispositivos, pode precisar de um tratamento de luz pulsada futuramente (e convenhamos que é bem mais em conta prevenir do que remediar).

5- Comida de dentro para fora: não faça receitinhas caseiras

Não caia em recomendações de receitas caseiras supostamente “milagrosas” usando alimentos, como batata ou limão, pois o contato da pele com algumas substâncias pode irritar, lesionar ou manchar a região. 

É verdade que a deficiência de algumas vitaminas (como a K), prejudica a circulação sanguínea e agrava as olheiras, mas ingerir qualquer nutriente atinge resultados muito mais rápidos, de forma mais segura, do que a mistura de ingredientes diretamente no rosto.  

6- Use protetor solar mesmo dentro de casa

Não é só a luz branca do celular que pode estar agravando suas olheiras. A luz azul é uma radiação tão potente que pode causar pigmentação na pele. Use protetor solar ao longo do dia estando fora ou dentro de casa, reaplicando a cada duas horas, principalmente ao trabalhar e estudar durante horas seguidas na frente do computador. As opções de protetor solar com cor são um reforço na prevenção de olheiras (sempre confira se o tom é o mesmo da sua pele). Se não quiser manchar a maquiagem. Aplique com leves batidinhas.

7- Aposte em um creme para olheiras

Cuidar de uma região tão delicada como a dos olhos, requer o uso de produtos específicos que não causem risco. Um bom creme anti-idade, de preferência enriquecido com ácido hialurônico, é um dos melhores produtos para olheiras. Pode inserir na rotina de skincare sem medo. Se sua pele for oleosa, opte pelas versões em gel de creme para a área dos olhos. Agora, se pretende um resultado visível mais instantâneo, recomendamos o sérum com vitamina C da Payot, excelente clareador de olheiras, para ser usado antes do protetor solar.

Hipoglós nas olheiras, vale a pena?

Você já deve ter ouvido falar que o Hipoglos clareia olheiras, provavelmente pela vitamina A e E da sua fórmula, mas especialistas alertam que em peles oleosas pode agravar a produção de sebo por obstrução dos poros, ou despertar crises de rosácea se usado diariamente por um longo período de tempo.

Mesmo sendo um excelente produto para as assaduras, o uso no rosto requer tantos cuidados que acaba não se tornando a melhor opção para clarear as olheiras.  

Agora você já sabe como acabar com olheiras de uma vez por todas: dormir bem acima de tudo, estimular a circulação sanguínea com massagens e compressas geladas, evitar o uso excessivo de telas, manter a alimentação saudável, usar protetor solar e produtos próprios para a sua pele e a região dos olhos. Gostou das nossas dicas? Temos muitos outros artigos interessantes no nosso blog que valem a leitura.