Maquiagem craquelada: crie um visual com acabamento perfeito

Quem aí nunca ficou com a maquiagem craquelada? Considerado como um terror das mulheres vaidosas e que amam se produzir, esse efeito pode ocorrer mesmo após longos minutos de produção. E aí, não tem jeito: todo o seu trabalho irá por água abaixo e você precisará começar o look do zero. Bem complicado! 

Obviamente, ninguém deseja passar por algo assim, ainda mais, quando temos um compromisso urgente e não podemos atrasar. Mas, o lado bom é que existem dicas que podem ser colocadas em prática para impedir que essa situação aconteça, garantindo uma make natural e belíssima por muito mais tempo

Se você deseja descobrir quais são esses segredinhos, não saia daí, lindeza. Hoje, vamos abrir o jogo e te contar o que é preciso fazer para conquistar uma base impecável para você causar impacto em diversas ocasiões especiais. Confira!

Primeiro passo: o que é efeito craquelado?

Um dos grandes questionamentos de quem entrou agora no mundo da make, é entender as razões que levam a maquiagem a craquelar. 


Basicamente, o “craquelado” consiste em uma base com a pele bem marcada. Nela, os poros ficam super visíveis e, em alguns momentos, também passam a impressão de que o produto está se desfazendo no rosto. 

Ou seja, a sua face ficará com um visual pesado e nada natural. Popularmente, costumamos chamar esse cenário de “maquiagem reboco”, que é quando a pessoa “pesou a mão” na composição. Um pesadelo!

Quais são os motivos para o surgimento da pele craquelada?

Acredite ou não, existem várias razões que fazem com que a base do rosto fique com o visual craquelado. Em geral, elas estão ligadas a alguns erros cometidos na hora de fazer a make perfeita. 

É claro que você não precisa arrancar os cabelos, mas sim, conhecer as principais causas e começar a evitá-las já. Espia!

  1. a sua pele não está bem hidratada; 
  2. você não está usando o primer corretamente; 
  3. a quantidade de base está exagerada; 
  4. a base não está sendo aplicada corretamente;
  5. você está usando uma base para pele seca, sendo que a sua pele é oleosa; 
  6. o pó compacto foi aplicado com exagero no rosto.

Base craquelada: quais são os truques de maquiagem para fugir do problema?

Até aqui, entendemos porque a base craquela e como esse efeito interfere em nosso visual do dia a dia. Agora, chegou o momento mais aguardado do post: descobrir como evitar que isso ocorra e brilhar muito por aí. Siga os nossos truques.

Aposte na limpeza de pele

Quem imagina que a limpeza de pele serve apenas para remover cravos e espinhas, se engana redondamente. Pelo contrário: além de colaborar para a saúde da face, esse procedimento ajuda a acabar com as células mortas e eliminar os resíduos de outros produtos. 

Assim, se a ideia é aprender como fazer base no rosto, comece higienizando muito bem a região. Nessa etapa, conte com um gel de limpeza e, semanalmente, aplique também o esfoliante facial

Hidrate com antecedência

Antes de investir em uma boa base para o rosto, é necessário recorrer aos cuidadinhos básicos de pele. E a hidratação é o mais importante deles. 

Quando a cútis está ressecada, há grandes chances da região absorver todo o óleo da base e, com isso, causar o temido efeito craquelado. 

Para que isso não aconteça, o ideal é hidratar muito bem o local — tenha você a derme oleosa ou não. Com esse truque, o seu rosto ficará mais saudável e pronto para receber diversos produtos, como a própria base, o corretivo ou o pó compacto. 

Use um bom primer

Você sabia que existem vários produtos para passar antes da maquiagem? Além do hidratante e do filtro solar, que já são super conhecidos, destacamos o famoso primer.

Queridinho do público feminino, esse item ajuda a preparar a cútis para receber outros produtos. Assim que aplicá-lo na face, você conseguirá manter os poros fechados e uma pele ultralisa. Inclusive, esse cuidado colabora para a fixação da maquiagem, fazendo com que o seu visual fique impecável por mais tempo. 

Só não exagere ao utilizar o primer. Do contrário, é provável que você cause o efeito inverso na produção. Não se esqueça!

Cuidado com excessos

Um dos segredos para arrasar na maquiagem de rosto é prestar bastante atenção à quantidade de produto utilizada. Em vez de saturar a pele, prefira aplicar somente algumas gotinhas de base no rosto — utilizando um pincel ou beauty blender para espalhar harmoniosamente. 

Não conseguiu cobrir seus cravos, espinhas ou manchas? Tudo bem! Como solução, utilize um corretivo poderoso e de alta cobertura. Finalize o look, utilizando um pó compacto fininho, também sem exageros.

Se estiver a fim de um resultado profissional, sugerimos que você procure um dermatologista ou esteticista para realizar um tratamento profundo. Pessoas com a pele oleosa podem recorrer a um especialista a cada 60 dias; enquanto as de pele seca ou normal, devem procurá-lo a cada três meses.

Jamais use uma base velha

Ao falarmos sobre maquiagem craquelada, também é importante destacar a importância da validade dos produtos. Com o tempo, a base pode ficar com o aspecto mais grosso, o que pode comprometer a naturalidade do visual. 

Ainda é válido destacar que você precisará armazenar muito bem a sua make. Evite deixá-la com a tampa aberta ou em locais com altas temperaturas. Dessa forma, além de modificar a sua textura, será mais difícil espalhá-la pelo rosto com suavidade.

E aí, amiga, com essas dicas de maquiagem você já se sente preparada para arrasar na produção e se proteger da cobertura craquelada? Daqui para frente, é só colocar as nossas recomendações na sua rotina para garantir um look de diva em qualquer situação.

Caso você tenha gostado do post, aproveite para compartilhar o link nas redes sociais e dividir essas informações com as suas colegas. Elas merecem ficar por dentro do assunto!

7.3.27