Low Poo e No Poo: descubra os segredos dessa técnica

Você já ouviu falar sobre Low Poo ou No Poo? Mesmo ganhando muito destaque nos últimos anos, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o significado dos termos e, principalmente, da sua importância. 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber para incluir ambas as técnicas em sua rotina. Vamos lá? 

A origem das técnicas

As técnicas Low Poo e No Poo surgem com a cabeleireira inglesa Lorraine Massey, após a mesma questionar o uso de produtos convencionais em cabelos cacheados. Ela notou que a maioria dos cabelos que usavam esses produtos terminavam ressecados e sem brilho. Afinal, a curvatura dos cachos dificultava a chegada da oleosidade natural do couro cabeludo até as pontas dos fios e os produtos mais comuns não apresentavam uma solução para o problema.

Origem da Técnica

Por isso, a Lorraine sugeriu substituir o sulfato por ativos mais suaves e delicados, que limpam sem eliminar a oleosidade natural dos fios. E assim nasceu o The Curly Girl Method, um método que conta com duas técnicas de lavagem: Low Poo e No Poo. 

O que é Low Poo e No Poo?

Low Poo e No Poo são duas técnicas de lavagem que limpam os fios de forma suave, mantendo os cabelos longe de sulfatos agressivos, silicones insolúveis ou derivados de petróleos. 

Quando falamos de Low Poo, nos referimos ao uso de pouco shampoo durante a lavagem, optando por produtos com ativos de limpeza suaves e sem qualquer indício de sulfato. É importante dizer que por se tratarem de produtos liberados, você notará menos espuma durante a limpeza dos fios, muito presente em outros shampoos devido ao sulfato. Mas não se preocupe, isso não está associado à eficácia do produto. 

Diferença das técnicas

Agora quando falamos de No Poo, que em tradução livre significa sem shampoo, dispensamos completamente o uso do shampoo na limpeza dos fios. Nessa técnica, apostamos em itens à base de plantas ou produtos específicos, como cremes de limpeza e o co-wash, um condicionador limpante.

Quais são os benefícios dessas técnicas?

Ao trocar produtos que agridem os fios por agentes mais suaves, é possível notar uma diferença significativa em seus cabelos. Isso porque ambas as técnicas deixam os fios menos ressecados, ajudam a reduzir o frizz, aumentam a hidratação e proporcionam maior definição para cabelos cacheados e crespos. 

Além disso, você evita o efeito rebote, que acontece quando o organismo produz muita oleosidade para proteger o couro cabeludo da escassez de óleo, muito comum na utilização de shampoos convencionais.

Cabelos Ressecados

Substâncias proibidas e liberadas para Low Poo

Para identificar se um produto é ou não liberado para Low Poo, observe a lista de ingredientes. Sabemos que existem vários nomes complicados, dificultando o entendimento por parte do público sobre o assunto, mas com a prática você consegue reconhecê-los rapidamente. Confira os principais sulfatos a serem evitados:

  • Sodium laureth sulfate
  • Sodium lauryl ether sulfate
  • Sodium laurilsulfate
  • Ammonium Lauryl Ether Sulfate
  • Ammonium lauryl sulfate
  • Sodium Trideceth

Enquanto isso, os ingredientes liberados para Low Poo são:

  • Cocamidopropyl Betaine
  • Sodium Lauroyl Sarcosinate
  • auryl Sulfoacetate
  • Sodium Cocoyl ou Lauryl/ Lauroyl 
  • Sarcosinate

Como fazer a técnica Low Poo?

Cabelos Cacheados e Crespos

Inicie a técnica Low Poo com um shampoo liberado. Se você for cacheada ou crespa, recomendamos duas linhas: a Truss Curly ou Bio Extratus Botica Cachos Perfeitos.

Depois do shampoo, é a hora do condicionador. Escolha um produto de sua preferência para essa etapa, mas lembre-se de observar os ingredientes para que seja liberado. 

Para trazer ainda mais vida aos fios, aposte em uma máscara hidratante e/ou nutritiva. A Máscara Bio Extratus Botica Cachos Perfeitos é uma ótima opção para quem busca hidratação e nutrição em um único produto, usando o poder dos óleos vegetais ao seu favor.

Como fazer a técnica No Poo?

Aposte em produtos Co-Wash, como o Condicionador Alfaparf Semi Di Lino Curls Hydrating Co-Wash. Durante a lavagem, faça uma massagem caprichada no couro cabeludo, assim você garante a limpeza completa dos fios sem agredi-los.

E aí, gostou deste conteúdo? Compartilhamos dezenas de dicas sobre cuidados pessoais em nosso blog. Dessa forma, você se mantém atualizada e garante os melhores produtos do mercado. Continue nos acompanhando para saber mais!