Hidratação para cabelo: conheça as propriedades do abacate

Já imaginou realizar uma hidratação com abacate para cabelos ressecados? Poderosíssima, essa fruta, além de saborosa, é composta por inúmeros aminoácidos, lipídeos e óleos naturais. Nela, existe uma variedade incrível de componentes que são excelentes para a nossa saúde, como as vitaminas A, C, E, K e até o cobre e o zinco. 

Fato que também torna a fruta excelente para garantir a beleza de nossos fios. Isso mesmo! De uns tempos para cá, muitas meninas vaidosas estão aproveitando as suas propriedades para realizar tratamentos intensos, garantindo mais brilho, maciez e fortalecimento para as suas madeixas.

E, para que você também entre nessa tendência, criamos um post com as principais informações a respeito do poderoso óleo de abacate para cabelo. Acompanhe para descobrir qual a sua importância, além de algumas dicas para arrasar no uso.  Vem!

O que é o óleo de abacate para cabelo?

Antes de mais nada, vamos conhecer os detalhes do óleo de abacate para o cabelo. De modo geral, essa substância é extraída diretamente do abacateiro — uma árvore muito popular no Brasil, mas que também pode ser encontrada em outros países, como no México. 

Além de seu alto poder nutritivo, como citamos acima, o abacate é um alimento rico em gorduras consideradas “do bem”. E uma vez juntas, todas essas características ajudam a fazer com que o seu óleo também seja potente, principalmente, quando aplicado nos fios. 

Em seu processo de fabricação, a extração do líquido ocorre quando o abacate está bem maduro e, por esse motivo, apresenta uma concentração ainda maior de vitaminas e minerais. 

Logo, a opção é perfeita para quem deseja realizar um tratamento profundo e mega eficiente, fazendo com que o cabelo ganhe mais vida, brilho e fique longe das quebras. Bem interessante!

Quais são as opções de hidratação de cabelo com abacate?

Quer uma boa notícia? Existem várias maneiras de realizar uma hidratação com o extrato desta fruta tão completa. 

Além do tradicional óleo, é possível investir em outros produtinhos incríveis e que ajudarão você a turbinar o tratamento. Esse é o caso da máscara de abacate para o cabelo e até de shampoos formulados com esse componente. 

O segredo é sempre observar o aspecto das suas madeixas para saber qual é o momento certo para recorrer ao procedimento. Pessoas que têm os fios oleosos devem hidratá-los a cada 10 ou 15 dias. Agora, se o seu cabelo está bem seco e danificado, vale investir nessa ideia a cada 5 dias ou semanalmente. 

Shampoo de abacate é bom para o cabelo?

Atualmente, o shampoo de abacate é o método mais prático para quem deseja fazer uma hidratação profissional e com excelentes resultados. Com ele, você conseguirá se livrar da quebra e tratar, até mesmo, da saúde do couro cabeludo. 

Mais prático, ele dispensa o uso do óleo, uma vez que já apresenta essa substância em sua fórmula. Basta lavar os fios normalmente, enxágue bem e veja a mágica acontecer!

Principais benefícios do óleo de abacate no cabelo

Não é à toa que a hidratação com abacate está fazendo tanto sucesso por aí. Uma vez realizado, este tratamento consegue oferecer inúmeras vantagens aos fios. Veja a nossa lista e se anime!

  • Mais fortalecimento: o óleo de abacate para cabelo conta com nutrientes que ajudam a intensificar a força dos fios. Como resultado, eles ficam mais resistentes e prontos para o crescimento; 
  • Vitaminas em dobro: em geral, madeixas ressecadas ou danificadas carecem de certos nutrientes. É nesse momento que a hidratação com abacate deve entrar em ação. Ao realizá-la, você conseguirá repor diversas proteínas que são removidas da fibra capilar após um procedimento químico, como o alisamento ou a descoloração;
  • Xô quebra: as vitaminas e minerais presentes nessa substância são excelentes para fortalecer os fios. Assim, será possível deixá-los mais resistentes, sem pontas duplas e, inclusive, com menos frizz;
  • Hidratação power: devido ao seu alto teor de gordura, o óleo de abacate é uma ótima pedida para hidratar os fios mais secos. Ele irá penetrar diretamente na parte interna das fibras e fazer com que todo o seu visual fique nutrido e impecável.

Como fazer uma hidratação de cabelo com abacate

Versátil, essa hidratação pode ser feita de várias maneiras. É possível, por exemplo, utilizar o próprio óleo ou até um creme de abacate para cabelo. Confira algumas sugestões e escolha aquela que melhor se encaixa em sua rotina.

Óleo de abacate na máscara 

Sabe aquela máscara de tratamento queridinha? Para deixá-la ainda mais completa, você pode pingar algumas gotinhas de óleo de abacate no próprio frasco do produto. Com tudo pronto, passe a mistura no cabelo, aguarde o tempo necessário, conforme indicado no rótulo, e enxágue bem.

Com outros óleos para as madeixas

O óleo de abacate pode se aliar a outras substâncias para oferecer um efeito ainda melhor. Entre os mais utilizados, destacamos o óleo de rícino, o de coco e até o argan. Não tem pra ninguém!

Em uma umectação 

Dentre todos os métodos de hidratação com óleo de abacate, a umectação é a mais utilizada — especialmente, entre as crespas e cacheadas de plantão. O procedimento serve para nutrir profundamente a estrutura dos fios, deixando-os mais leves, soltinhos e com aquele brilho que tanto amamos. 

Nesse caso, o óleo deve ser aplicado em todo o comprimento das madeixas. Depois, mantenha o componente agindo por, em média, 30 minutos. Lave bem, até eliminar qualquer resíduo e seque com uma toalha super macia.


E aí, lindeza, gostou de descobrir os benefícios do abacate para o cabelo e como aproveitar ao máximo esse componente para conquistar um visual impecável? Lembre-se de sempre utilizar os produtos certos para obter os melhores resultados. 
Agora que você está por dentro dessas dicas, aproveite para conferir outro post e entender como manter a cor dos fios ativa após o tingimento. Vai ser demais!

7.3.27