Esfoliação corporal caseira: como fazer e 3 melhores receitas

Esfoliação Corporal

Nada melhor do que começar o ano criando novos hábitos e escolhendo cuidar mais da nossa saúde. Aliás, seria ótimo poder remover alguns maus costumes da nossa vida, assim como eliminamos as células mortas em uma esfoliação corporal, não é? 

Analogias à parte, as metas relacionadas à estética têm ultrapassado o senso comum. De acordo com o provedor de pesquisa de mercado Euromonitor International, o Brasil é o 4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. 

Pensando nisso, a Lojas Rede preparou um conteúdo exclusivo para te ensinar como fazer um esfoliante corporal caseiro utilizando poucos ingredientes. Caso prefira os produtos prontos, com fórmulas que proporcionam uma pele macia, luminosa e saudável, também selecionamos os mais queridinhos das nossas clientes. Confira a seguir!

O que é esfoliação e como funciona?

Basicamente, a esfoliação é um tratamento realizado com a mistura de substâncias granulares, ou seja, com uma textura mais notável na pele, unidas a algum tipo de óleo, hidratante, gel de limpeza ou sabonete.

O objetivo principal é limpar e renovar a pele. Isso porque no processo de esfoliação as células mortas que estão acumuladas na camada mais superficial do nosso corpo, são removidas. Assim, quase instantaneamente, percebemos uma mudança no aspecto da pele, tanto na tonalidade quanto na suavidade. 

Para ser ainda mais eficiente, é importante se atentar ao processo e a maneira correta de fazê-lo. Veja o passo a passo de como fazer uma boa esfoliação:

  1. O primeiro passo é umedecer todo o corpo;
  2. Depois, comece a esfoliação, partindo dos pés até chegar nos braços e tronco. A aplicação deve ser feita em movimentos circulares suaves;
  3. Deixe o produto agir alguns minutos;
  4. Enxágue totalmente com água morna, nunca use água muito quente, pois isso pode causar uma séria irritação na pele, que está sensível;
  5. Em seguida, se preferir, passe um óleo hidratante no corpo e enxágue novamente;
  6. Por fim, após secar completamente a pele, aplique um hidratante corporal.

Quais os benefícios da esfoliação no corpo?

Existem muitos benefícios da esfoliação corporal. Se feita com uma certa regularidade, ela ajuda a melhorar e muito vários aspectos da pele. Dentre eles, até mesmo a celulite pode ser reduzida e a circulação sanguínea estimulada, atingindo assim um aspecto mais saudável, de pele jovem e viçosa.

Benefícios da Esfoliação

Para identificar quando a sua pele precisa ser esfoliada, basta verificar se ela não está muito áspera, sem brilho natural e até mesmo com manchas de tonalidades. 

Confira quais outros benefícios o esfoliante pode oferecer:

  • Auxilia na eliminação de toxinas e impurezas;
  • Devolve à pele um aspecto saudável, macio e luminoso;
  • Ajuda a prevenir o envelhecimento;
  • Ativa a circulação sanguínea e desintoxica a pele;
  • Controla a oleosidade;
  • Ajuda no combate à celulite;
  • Contribui para a uniformização da tonalidade natural da pele;

É importante ressaltar que esse tratamento é indicado para todos os tipos de pele, com exceção das extremamente sensíveis, ou com doenças dermatológicas. Nesse caso, a esfoliação pode prejudicar a pele, causando vermelhidão e até possíveis feridas de níveis leves a graves.

Procure utilizar esfoliantes, sejam eles caseiros ou não, mais indicados para cada parte do corpo. No geral, basta diferenciar o produto para o rosto, pois por ser uma região mais delicada, os componentes granulares são mais finos e menos oleosos.

Diferença entre esfoliante natural caseiro e esfoliante dermo cosmético

Nas situações em que você está sem um esfoliante apropriado em casa, as receitas caseiras podem ser uma saída rápida e prática como plano B, mas para garantir a saúde da sua pele é importante que tenha sempre no seu kit de banho um dermo cosmético próprio para a esfoliação. 

Caso os ingredientes mais comuns de receitas caseiras (sal, açúcar e café, por exemplo) não sejam utilizados com cautela, ou seja, com movimentos suaves, podem causar pequenos arranhões na pele. Por isso, a melhor opção sempre será produtos formulados para proteger a barreira cutânea com ingredientes hidratantes, como coco, aloe vera e camomila, ou antioxidantes como a vitamina E

Grande parte dos dermo cosméticos esfoliantes do mercado também possuem fragrâncias próprias dos componentes naturais, que ainda deixam a pele cheirosa e macia após o uso. É o caso do esfoliante de semente de Apricot (ou Damasco), da Biosoft.

3 melhores receitas para esfoliação corporal caseira

Agora que você já entendeu a importância da esfoliação corporal, aprenda a fazer algumas receitinhas super fáceis que vão te ajudar no dia a dia. Lembre-se de que o recomendado é aplicar as misturas durante o banho, após umedecer o corpo, assim como explicado no passo a passo anteriormente. 

Então, prepare o print ou papel e caneta, e confira as 3 receitas que separamos:

Esfoliação corporal caseira com açúcar e óleo de amêndoas

Esfoliação com óleos

Essa receita é bem conhecida e uma das mais utilizadas, pois é certa a suavidade que essa esfoliação proporciona à pele.

Ingredientes

Modo de preparo

Em um recipiente, misture os ingredientes e passe no corpo com movimentos circulares e firmes, seguindo o passo a passo explicado. Lembre-se de enxaguar com água morna para não causar irritações na pele e finalize com um hidratante corporal.

Caso prefira não utilizar açúcar, opte por um esfoliante de Óleo e Amêndoas, com partículas de média abrasão que substituem o ingrediente, assim ainda garante o mesmo princípio ativo de hidratação da amêndoa.

Esfoliante corporal caseiro com café

Esfoliação Café

Esfoliante caseiro com café é uma receita bem tradicional, além de super fácil. Você pode fazer de diferentes formas.

Ingredientes

Modo de preparo

Com esses ingredientes, é preciso apenas misturar até ficar homogêneo. Você pode substituir o óleo de amêndoas por sabonete líquido suave

Esfoliação corporal com sal e lavanda

Esfoliação Lavanda

Com esse esfoliante caseiro você poderá desfrutar plenamente do relaxamento do seu corpo. A planta em si possui propriedades características calmantes. 

Ingredientes

  • 1 copo comum de sal grosso;
  • 3 colheres (de sopa) de lavanda.

Modo de preparo

Em um recipiente, junte os ingredientes e mexa bem até misturar o sal e as flores de lavanda completamente. Massageie o seu corpo com o esfoliante, fazendo movimentos circulares e firmes.

Com óleo corporal ou sabonete líquido a mistura é ainda mais fácil de usar, mas se prefere usar apenas um produto para ser mais eficiente, escolha um esfoliante de lavanda, como o da Bio Extratus, que deixa a sua pele renovada, luminosa e mais saudável.

Gostou deste conteúdo? No nosso blog compartilhamos semanalmente diversas dicas de cuidados e beleza, considerando as principais tendências e novidades do mercado.