Entenda quais são os tipos de Bem-estar e como cuidar deles.

Quando falamos de bem-estar, é comum relacionar com a saúde, porém, são dois aspectos diferentes que dependem um do outro. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou que ter saúde vai além do fato de não estar doente e sim que isso está mais relacionado ao fato de manter o bem-estar em suas diversas formas.

Ok, mas então qual é o real conceito de bem-estar e quais são essas formas?  O conceito de bem-estar é bastante complexo e está relacionado aos aspectos físicos, emocionais e sociais de cada pessoa. Está ligado diretamente com a capacidade do indivíduo suprir as suas necessidades e se satisfazer com a vida.

Basicamente podemos separar o bem-estar em três categorias: físico, mental e social. Agora que temos o bem-estar definido em três pilares, vamos entender um por um, para poder equilibrar os três e assim poder alcançar uma vida saudável e mais completa.

Bem-estar físico.

Como o próprio nome já diz, este pilar refere-se às condições do organismo. Mais do que a simples ausência das doenças, ele está relacionado com a disposição, autoestima física e força que garantem ao indivíduo capacidade de executar as tarefas do dia a dia sem dificuldades, mantendo o bom funcionamento do corpo. Alguns fatores podem impactar nosso bem-estar físico como má alimentação, problemas genéticos e más condições do seu ambiente externo, como casa e trabalho.

Bem-estar mental.

Este é um estado de equilíbrio da mente com emoções positivas e negativas. Resumidamente, é a sensação de estar bem e conseguir administrar as emoções de forma tranquila, sem permitir que interferências externas possam desequilibrar o psicológico. Entre os fatores que podem acabar desequilibrando a mente estão as frustrações do dia a dia, o estresse, os conflitos intensos, traumas, medos e decepções, que, sem atenção devida, podem acabar desenvolvendo transtornos psicológicos.

Bem-estar social.

Este pilar está ligado à interação e entrosamento com outras pessoas do nosso convívio. A habilidade de interagir com outros indivíduos traz benefícios para nossa saúde. Quanto mais intensas são as nossas relações, mais confiantes e à vontade nos sentimos, diminuindo o estresse e a pressão no dia a dia. Também está ligado ao pilar social, a posição que ocupamos na sociedade, nossos bens materiais e saúde financeira.

Dicas para cuidar do seu bem-estar.

O primeiro passo para cuidar do seu bem-estar é entender que precisamos reservar um tempo para o autocuidado, para dar atenção aos três pilares e assim garantir uma vida mais saudável e feliz. Com esse primeiro passo definido os seguintes são mais fáceis de serem realizados.

Para manter o bem-estar físico é importante praticar exercícios regularmente e cuidar da alimentação, dando preferência para alimentos naturais que fornecem vitaminas e nutrientes. Evite comida industrializada, gordura e açúcares em excesso e crie o hábito de ingerir pelo menos dois litros de água por dia. Ter boas noites de sono também é fundamental para que o seu organismo se sinta bem.

O bem-estar mental também exige seus cuidados, sendo que o principal é evitar as situações de estresse e conflito. Sempre que sentir que os pontos negativos vem ganhando mais tempo dos seus pensamentos, o melhor é procurar ajuda profissional. Uma terapia pode ajudar a organizar os pensamentos e a resolver algumas situações que parecem muito mais difíceis para quem está sozinho.

O ser humano é sociável por natureza e uma das suas necessidades básicas é estabelecer relações interpessoais. Por isso, sempre que possível, encontre seus amigos e familiares para um momento de descontração. Aproveite a tecnologia para se conectar com pessoas que você gosta para falar sobre temas que fazem você se sentir feliz, isso faz você se sentir parte de um grupo, o que traz mais segurança e conforto. Controlar as suas finanças também é uma forma de cuidar do bem-estar financeiro, evitando preocupações futuras com dívidas. 

Ainda tem mais!

Outros hábitos importantes para cuidar do seu bem-estar são higiene pessoal e estética, dois fatores que influenciam diretamente no físico e mental. Lavar as mãos e escovar os dentes antes das refeições são hábitos simples que garantem mais saúde e evitam doenças e complicações físicas.

Outro fator essencial é a utilização de protetor solar, para proteger sua pele da exposição solar, que é intensa em nosso país, podendo gerar problemas na pele. A hidratação e a limpeza de pele também são pequenos cuidados que garantem mais saúde para o seu corpo.

Além dos cuidados citados acima, também devemos dar uma atenção para nossa estética, que influencia diretamente nas nossas relações sociais. Neste item podemos citar os devidos cuidados com cabelo, unhas e maquiagem, que eleva nossa autoestima, nos deixa mais contentes com a aparência e logo tende a aumentar a nossa felicidade.

As Lojas Rede contam com linhas completas de perfumaria e beleza para ajudar você a cuidar da higiene e manter a sua autoestima lá em cima, com vários itens para você cuidar do seu bem-estar físico, mental e social. Acesse nosso site e conheça todos os produtos.