Dicas incríveis sobre como diminuir a acne

Que atire a primeira pedra quem nunca sofreu com espinhas. Muito comum na adolescência, esse problema vive assustando os jovens e, em alguns casos, teima em assombrar os adultos. 

Dependendo da intensidade, é provável que o cenário cause não somente prejuízos à autoestima, como também, dores e infecções mais graves. Por isso, vamos te ensinar como diminuir a acne e conquistar aquele look dos sonhos

A primeira dica? É entender o que, de fato, causa a espinha no rosto. Normalmente, existem vários fatores ligados a essa mudança – indo desde questões genéticas até complicações hormonais. Depois, existem alguns métodos que podem ser levados para a sua rotina, garantindo efeitos fantásticos. 

Foi exatamente pensando nisso que viemos até aqui. Hoje, queremos passar algumas dicas infalíveis, fáceis e que podem ser praticadas por qualquer pessoa. Você só precisa ter um pouquinho de cuidado e – muita! – paciência até conferir os resultados. Acompanhe o post e fique por dentro!

Entenda o que é acne

Antes de tudo, uma pergunta rápida: você sabe o que é acne? De modo geral, o problema consiste em uma doença dermatológica, responsável por causar diversas lesões na pele, entre elas os cravos e as espinhas. Os seus principais sintomas são: 

  • vermelhidão excessiva; 
  • irritação na cútis; 
  • dor e incômodo. 

Tudo isso ocorre por conta de uma inflamação nas chamadas glândulas sebáceas, além dos folículos pilossebáceos. Existem, inclusive, diversas razões para essa complicação, sendo as questões genéticas as principais. Em alguns casos, a acne ainda pode surgir a partir da ação da bactéria Cutibacterium acnes ou devido ao excesso de hormônio masculino no organismo. 

Os tipos de acne


Existem diferentes tipos de acne – e cada um deles exigirá um tratamento diferente. Inclusive, eles são divididos em duas categorias: a das acnes inflamatórias e as não inflamatórias. No primeiro caso, é comum que surjam as temidas espinhas, sendo acompanhadas de pus e vermelhidão. 

Vale lembrar que, embora a acne seja muito comum na adolescência, é provável que ela surja em outras fases da vida. E, independentemente do momento, elas também podem aparecer de diferentes formas. Veja!

  • Acne grau 1: constituída por poros e cravos com aparência aberta; 
  • Acne grau 2: fora os cravos, o indivíduo sofre com espinhas – algumas delas, apresentam pus, inflamação e aparência avermelhada;
  • Acne grau 3: ocorre quando há cistos ou nódulos endurecidos na parte interna da pele. 
  • Acne grau 4: apresenta todos os sinais citados anteriormente. No entanto, os nódulos e cistos têm grandes chances de se tornarem abcessos e deixar cicatrizes na pele. 

Limpe corretamente a pele

Após entender o que é acne, você já está preparada para investir nos principais métodos para resolver o problema. 

E o principal deles é sempre higienizar corretamente a região, a fim de impedir que o excesso de sebo e gordura se acumule nos poros. Não faz ideia de como realizar uma limpeza completa? A gente te ajuda!

  • Jamais durma com maquiagem no rosto; 
  • Lave a região sempre ao acordar e também antes de dormir, utilizando um gel de limpeza; 
  • Se possível, aplique um tônico facial com ação adstringente para que os poros fiquem bem fechados; 
  • Esfolie a face, em média, duas vezes por semana. Você pode utilizar produtinhos caseiros ou investir em componentes potentes do mercado.

Siga uma alimentação adequada

Quando falamos de uma rotina de cuidados com a pele, há quem imagine que basta higienizar o rosto com um bom gel de limpeza ou sabonete potente. Nada disso! Uma das principais dicas para quem deseja aprender como diminuir as acnes, é investir em uma alimentação saudável e balanceada. 


De acordo com os especialistas, a melhor saída é evitar o consumo de alguns ingredientes capazes de estimular o organismo a produzir mais sebo e, consequentemente, resultar em acne. 

Entre eles, destacamos os alimentos originários do leite, como queijo, iogurte, chocolate, entre outros. Em vez disso, prefira ingerir outras opções, que são nutritivas e ajudarão o seu corpo a funcionar melhor. 

  • Água: é essencial hidratar a pele “de dentro para fora”. Assim, beba, em média, 2 litros por dia; 
  • Peixes, nozes e sementes: ricos em Ômega 3, esses alimentos são ótimos para diminuir a inflamação dos folículos sebáceos, os grandes causadores da acne; 
  • Legumes e frutas antioxidantes: são excelentes para manter o organismo fortalecido, aumentar a imunidade e combater toda e qualquer inflamação dermatológica. As frutas cítricas e as vermelhas fazem parte desse grupo.

Monte um kit cuidados com a pele

Não pense que acabou por aqui, hein? Muito além da limpeza facial e da adoção de uma alimentação balanceada, é necessário seguir outros cuidados com a pele para se livrar dos cravos e espinhas. 

Uma boa saída é apostar em um creme hidratante específico para faces oleosas. Em geral, esses produtos ajudam a reduzir a produção excessiva de sebo, que pode acabar causando novas lesões. 

Durante as compras, analise se a fórmula escolhida conta com componentes que realizam uma esfoliação química no decorrer do dia. Com isso, você conseguirá minimizar os poros e garantir que a cútis tenha um aspecto mais lisinho e suave. 

E mais: no mercado, existem alguns produtos que prometem secar as espinhas rapidamente. Ideais para disfarçar as imperfeições, eles devem ser aplicados no local afetado e, em geral, são formulados com agentes antibacterianos e anti-seborreicos. 

Desse modo, é interessante garantir um kit cuidados com a pele completo. Alguns dos itens obrigatórios estão listados abaixo. 

Dicas das Lojas

Por último, lembre-se de frequentar um dermatologista de sua confiança. O acompanhamento médico deve ser realizado, especialmente, quando todos os truques sugeridos até aqui não forem eficientes na hora de acabar com a acne. Com o especialista, será possível seguir um tratamento específico e que, muitas vezes, é composto pelo uso de remédios e procedimentos estéticos. 

E aí, amiga gostou de descobrir como cuidar da pele com acne? Agora que você já está ligada nessas dicas e segredinhos, aproveite para conferir a nossa loja virtual e descobrir alguns produtos que ajudarão a conquistar efeitos maravilhosos. Vem!

7.3.27