Cronograma Capilar para Todos os Tipos de Cabelo da Bio Extratus

A tendência em cuidados com os cabelos dos últimos anos é o cronograma capilar. Trata-se de uma rotina de tratamento, intercalando dias de hidratação, nutrição e reconstrução, para todos os tipos de cabelo, com qualquer curvatura, que sofreram algum dano por exposição excessiva à poluição, ao calor, e a procedimentos químicos, perdendo nutrientes e danificando a hidratação dos fios. Durante aproximadamente um mês de tratamento, com os produtos certos, o cronograma faz a reposição hídrica, proteica e lipídica, recuperando o brilho, maciez e saúde do cabelo. 

Vamos te explicar como montar um cronograma capilar e tudo que você precisa saber para fazer um tratamento eficaz, em casa, com dicas para turbinar seus resultados, usando os melhores produtos da Bio Extratus. 

Entenda para que serve cada etapa do cronograma capilar:

1- Teste de porosidade: O que é porosidade capilar?

Existem três camadas que compõem os fios: cutícula (a parte mais externa), córtex e medula (esta não está presente em cabelos finos). Se a cutícula, responsável por garantir que o fio não perca a água necessária para sua hidratação, sofrer danos externos e ficar muito aberta, o córtex será consequentemente afetado, danificando a permeabilidade, elasticidade e resistência do cabelo. Consideramos, então, que o cabelo está “poroso”, ou seja, com alta porosidade.

Como saber se seu cabelo está poroso:

O aspecto do cabelo poroso se assemelha ao ressecado (que tem apenas a cutícula afetada), mas como o dano é mais profundo, tende a embaraçar e quebrar com muita facilidade. Para saber se o seu cabelo precisa de hidratação, nutrição, ou uma reconstrução mais intensa, vamos te ensinar a descobrir qual a melhor linha da Bio Extratus para cronograma capilar, a partir de um teste simples.

Você vai precisar de um copo de vidro com água, para colocar um fio do seu cabelo e observar, após dois minutos, se ele permanece na superfície, então precisa de hidratação; se afunda até a metade da água, então precisa de nutrição; ou se afunda até a base do copo, necessitando, assim, de uma reconstrução.

2- Escolher os produtos certos:

  • Cabelo muito danificado, elástico e quebradiço: 

A linha Bio Extratus Shitake promove reposição de proteínas e, consequentemente, de massa capilar, e pode ser usada durante todo o cronograma, principalmente a máscara nos dias de reconstrução. Na etapa de nutrição, 30 minutos antes de lavar o cabelo, faça uma umectação usando um óleo nutritivo, como um tratamento concentrado, e nos dias de hidratação, adicione à rotina uma máscara hidratante, deixando agir por 10 minutos com uma touca, de preferência térmica. É importante evitar fontes de calor durante o tratamento, para garantir que a cutícula não perca sua recuperação hídrica. Caso seja necessário, use sempre um protetor térmico para proteger os fios. 

  • Cabelo danificado, ressecado e com muita queda:

Se o seu cabelo precisa de nutrição, priorize produtos com ativos que criam um “filme protetor” sobre os fios, como tutano e ceramidas, protegendo-os inclusive dos agentes químicos que ressecam o cabelo ao abrirem as cutículas. O ideal é usar um óleo para umectação, ou antes do banho (neste caso tome bastante cuidado com água quente ou durante a noite). Já a queratina é um excelente ativo para reconstrução, enquanto algas marinhas promovem uma hidratação intensa, deixando os fios leves e macios.

  • Cabelo pouco danificado, sem brilho e com frizz:

O óleo de coco é o óleo perfeito para umectações noturnas como etapa de nutrição, mas também é um excelente ativo para hidratação, portanto pode ser usado em praticamente todas as etapas de um cronograma dedicado a cabelos que precisam recuperar o brilho e maciez, mas não necessitam de muitos nutrientes, uma vez que a função dos produtos nutritivos é garantir reposição lipídica, e a prioridade de um cabelo pouco danificado é apenas manter a retenção hídrica dos fios, para a hidratação agir de dentro para fora. A máscara capilar Biorreconstrutora Queravit fecha com chave de ouro o cronograma, no último dia dedicado à reconstrução capilar. 

3- Qual a ordem para o cronograma capilar?

  • Muito danificado – necessita de reconstrução (proteína):
  • Danificado – necessita de nutrição (lipídeos):
  • Pouco danificado – necessita de hidratação (água):  

Como evitar os danos aos fios:

Para manter a proteção térmica do cabelo, o uso de um finalizador com filtro solar após o banho, com os cabelos ainda úmidos, é uma excelente opção, não só durante o cronograma capilar, mas diariamente, controlando o frizz e protegendo os fios da poluição. Você pode escolher um de acordo com o seu tipo de cabelo.

Use a alimentação para turbinar seus resultados:

Lembra que falamos sobre o córtex? A queratina é um aminoácido encontrado nessa camada, responsável pela força, estrutura e rigidez do nosso cabelo. Quando inserimos ovos, peixes, brócolis e aveia na nossa alimentação, ingerimos os aminoácidos que compõem as proteínas desses alimentos, como a metionina e cistina, presentes na queratina. Uma alimentação equilibrada é rica em nutrientes como vitaminas dos complexos A, B, C, que além de antioxidantes, estimulam a produção de colágeno, principalmente ao se correlacionarem com zinco, ferro e ômega-3, proporcionando elasticidade, resistência, crescimento e reparação para os cabelos.

3 dicas extras para seu cronograma capilar: 

  • Mantenha equipamentos de calor, como secadores e chapinhas, a uma distância de pelo menos 30 centímetros.
  • A fronha de cetim se tornou popular por prevenir a eletrização do cabelo (atrito que o algodão das fronhas convencionais causa), e é um excelente recurso para quem busca diminuir o frizz, principalmente cabelos ondulados, crespos e cacheados, pois o cetim não altera a definição dos fios.
  • Escolha prendedores que não puxem os fios ao serem retirados, como os chamados “banana”, que não apertam tanto a ponto de deformar a estrutura capilar. Se o seu cabelo for muito liso e este tipo de prendedor escorregar, pode optar por elásticos envoltos por cetim, que seguram e dão um aspecto estiloso e volumoso aos penteados.