Conheça os tipos de absorvente

Uma vez por mês, a situação é a mesma: a famosa menstruação chega para todas as mulheres. Desde o comecinho da juventude até a menopausa, esse cenário irá nos acompanhar. Mas, vamos abrir o jogo? Ainda que a situação seja comum, o período pode ser um tanto incômodo — seja por conta das cólicas ou do desconforto causado quando o fluxo vaza.  Assim, a melhor saída é conhecer todos os tipos de absorventes disponíveis até encontrar uma solução que se adapte ao seu corpo.

Isso mesmo! Quando conseguimos acertar em cheio na escolha desse produto, tudo fica mais fácil. Dependendo do modelo escolhido, conseguimos ter mais liberdade nos movimentos e nos livramos do medo de manchar as roupas constantemente. 

Diante disso, resolvemos vir até aqui, lindeza, para responder as principais perguntas das meninas  e mulheres que sonham em ter mais tranquilidade durante o período. Abaixo, informe-se sobre higiene íntima e encontre o melhor absorvente para o seu perfil.

Devo escolher absorvente interno ou externo?

Ao pesquisar nas farmácias, perfumarias e até supermercados, encontramos as versões mais populares de absorvente: aquelas internas e as externas. 

Fato este, que pode fazer com que algumas dúvidas surjam, especialmente entre quem ainda não experimentou uma das alternativas. Por isso, e antes de tudo, o ideal é saber o que os especialistas dizem a respeito delas e as suas indicações. Veja!

  • Absorvente interno: É compacto e ocupa pouco espaço na nécessaire. Dificilmente irá vazar, sendo a opção certa para quem deseja experimentar a sensação de ficar “sem nada” durante a menstruação. Além disso, há tamanhos corretos para diferentes fluxos.
  • Absorvente externo: Pode ser usado com abas ou não, e é possível escolher entre cobertura suave ou seca. Há formatos anatômicos e em diferentes tamanhos, e além disso o modelo pode ser fixado na calcinha, garantindo mais segurança.

E mais! Quando falamos sobre as versões externas, vale destacar que o público feminino ainda consegue escolher entre o absorvente com e sem abas. A alternativa com abas é ideal para quem deseja manter o acessório bem firme na lingerie. Já a sem abas, é ótima para as mulheres que se incomodam com os adesivos e preferem seguir a máxima do “menos é mais”. 

Para que serve o protetor diário?

O protetor diário é considerado um tipo de absorvente extra fino e também menor. Basicamente, esse item pode ser utilizado em vários momentos, e não somente durante o período menstrual. 

Por essa razão, existem diferentes modelos desse produto no mercado. Esse é o caso do protetor respirável e daquele que promove proteção. O primeiro é indicado para o dia a dia, quando a mulher está livre da menstruação. Nessas horas, ele irá absorver toda a umidade vaginal, além de possíveis secreções. O resultado será mais conforto e frescor ao longo do dia. 

A segunda solução, por sua vez, é excelente para quando estamos no início ou no fim da menstruação. Em outras palavras, quando o fluxo não é tão intenso e, consequentemente, podemos descartar a utilização do absorvente tradicional.

Qual o absorvente para pós parto?

O absorvente para pós-parto é recomendado, especialmente, para as mulheres que passaram pelo parto normal ou natural. Segundo os médicos, o ideal é utilizar esse produto por, em média, 40 dias — tempo este, em que a mulher elimina um sangramento também chamado como “lóquios”. 

Nessas ocasiões, o absorvente interno não é indicado. Mas sim, é necessário investir nas soluções externas, preferencialmente, em tamanho grande e com excelente capacidade de absorção, como o absorvente noturno.

Ainda é válido ressaltar que a mulher precisará utilizar esse acessório logo na saída da maternidade. Desse modo, a nossa dica é que você leve, no mínimo, um pacotinho fechado em sua mala na hora de dar à luz. Combinado?

Qual absorvente usar para academia?

Quem gosta de malhar vive se preocupando em relação ao melhor absorvente para academia. Até porque, é durante a prática de exercícios físicos que nos movimentamos mais e, logo, corremos o risco de intensificar o fluxo de sangue — o que também pode causar vazamentos. 

Porém, nada de preocupação! Para que nada ruim ocorra, você pode investir no bom e velho absorvente interno. Prático e discreto, ele é pequeno e permite que o fluxo seja absorvido rapidamente. 

Em contraponto e se preferir um modelo externo, tudo bem. Nesse caso, recomendamos as alternativas extrafinas e, de preferência flexíveis, para se adaptar melhor aos movimentos do corpo sem sair do lugar.

Qual a diferença do absorvente cobertura seca e suave?

Outro detalhe que deve ser destacado diz respeito a cobertura do absorvente — a parte externa do produto e que fica em contato direto com a vulva. Hoje em dia, existem duas alternativas de cobertura. A seguir, contamos quais são elas. 

  • As secas: Conta com um filme plástico e furos microscópicos. Esse detalhe permite que a mulher se sinta mais seca e protegida; 
  • As suaves: A camada é composta por algodão. Tal material ajuda a fazer com que o local fique macio e bem confortável.

Como funciona calcinha absorvente?

Na categoria dos absorventes, há também as calcinhas que prometem absorver completamente o fluxo da menstruação. 

Em resumo, essas peças são sustentáveis e confeccionadas com várias camadas de tecido, como aqueles 100% algodão e os impermeáveis. 

Com elas, as mulheres conseguem ter mais liberdade no dia a dia, sem a preocupação em manchar as roupas, o sofá e demais superfícies. Bem interessante!

Afinal, qual o melhor tipo de absorvente?

Depois de conhecer todos os tipos de absorventes, você deve estar se perguntando: “qual é a melhor opção?”. Nesse caso, será preciso considerar as características de cada modelo, além de observar atentamente as suas necessidades. Entre os pontos que não podem ser ignorados, listamos: 

  • O volume do fluxo; 
  • A cobertura do absorvente; 
  • A versão mais confortável; 
  • Se você possui alergias a algum material específico; 
  • Qual é a sua rotina, entre outras questões.

Com essas informações, esperamos que você consiga eleger os seus absorventes noturnos e diurnos com mais facilidade. Daqui para frente, a sua rotina ficará muito mais segura, prática e, claro, repleta de bem-estar. 

E se curtiu o post, aproveite para compartilhar o link nas redes sociais. Temos certeza de que as suas amigas também vão adorar conferir essas dicas especiais!

7.3.27