Conheça os principais cuidados diários para os pés

Vamos abrir o jogo: você investe nos cuidados com os pés? Se respondeu “não”, este é o momento para rever os seus hábitos. Muito além da lavagem diária, existem outros cuidados imprescindíveis para fazer com que essa parte do corpo fique macia, bonita e garanta bem-estar ao longo da semana. Aqui, vale lembrar que os pés são os grandes responsáveis por sustentar todo o nosso esqueleto. E, essa função é ainda mais intensa quando passamos muitas horas em pé ou caminhando. Assim, nada mais justo do que cuidar com carinho dessa região. 

Mas, é na hora de “colocar a mão na massa”, que algumas dúvidas podem surgir. Nesse meio tempo, será preciso saber quais são os melhores produtos para aplicar no local, além de outras mudanças que podem ser adicionadas à sua rotina. Neste post, te explicaremos tudo sobre o assunto. Vem ver com a gente!

Mantenha a higiene dos pés intacta 

Para saber como deixar os pés macios e hidratados, que tal começar pelo básico? Isso mesmo! Com esse tipo de cuidado, conseguimos não apenas fazer com que o local fique bonito, como também, impedir o surgimento de uma série de problemas. Entre eles, as frieiras, as micoses e, claro, o terrível mau-cheiro. Para que esse cenário não aconteça, a recomendação é higienizar os seus pés todos os dias. Nessa etapa, utilize água e o sabonete de sua preferência. Depois, não se esqueça de enxaguar e secar cuidadosamente cada dedo. Assim, você impede a proliferação das bactérias e fungos que podem gerar incômodos.

Após o banho, encare o hidratante como seu melhor amigo

Ao falarmos sobre os cuidados com os pés ressecados, não podemos descartar a relevância de uma hidratação potente. Assim como acontece em outras partes do corpo, esta necessita de um cuidado especial.  Afinal, são os nossos pés que nos levam “para lá e para cá” todos os dias e, ao longo dessas atividades, eles podem ficar secos e até descamar. Diante disso, é essencial aplicar um hidratante logo após o banho. Se puder realizar essa prática antes de dormir, melhor ainda. Para a hora do descanso, também é bacana utilizar meias feitas de algodão — material que ajudará a intensificar a hidratação. 

Escolhendo um bom hidratante para pés[

É essencial escolher um produto específico para essa área do corpo. A fórmula certa ajudará a criar uma camada protetora na pele, prevenindo a desidratação e a rachadura nos calcanhares. Nessa categoria, a melhor alternativa é um hidratante com ureia para os pés. Para quem não sabe, esse componente é excelente para tratar a derme extremamente ressecada.Além disso, tais composições auxiliam a diminuir a vermelhidão e a coceira, sintomas muito frequentes nessas condições.

Substitua a lixa pela esfoliação dos pés

Não é difícil encontrar pessoas que lixam os pés utilizando uma lixa esfoliante para os pés ou até a pedra pomes para lixar os pés. Porém, e se a gente te contar que é melhor não seguir esse caminho? Isso porque, a lixa pode agredir a área, além de fazer com que a pele dos pés fique mais espessa. É claro que ninguém deseja passar por uma situação assim. Com isso em mente, a nossa sugestão é substituir essa ferramenta pelo eficiente esfoliante. Extremamente útil, esse produto irá remover delicadamente as células mortas, garantindo que os seus pés fiquem macios e lisinhos. 

O melhor esfoliante para os pés 

No mercado, você encontrará vários esfoliantes para os pés e isso pode causar uma certa dúvida no momento da compra. E para te ajudar, selecionamos duas opções interessantes e que promoverão um efeito fantástico. Anote!

  • Creme Esfoliante Para Pés Nupill: Excelente para suavizar as calosidades e remover as células mortas. Essa versão ainda fará com que a pele fique hidratada e com um toque aveludado. Pode ser utilizada até duas vezes por semana;
  • Creme Para Pés Bio Soft: Rica em Vitamina B5, essa fórmula possui esferas microesfoliantes 100% naturais, que acabam com as células mortas e nutrem profundamente o local. A alternativa ainda é ótima para ser aplicada nas mãos e cotovelos.

Descubra como cuidar das unhas dos pés

Obviamente, as unhas não devem ser ignoradas ao longo desses cuidados. Constantemente, será preciso cortá-las do jeito certo, para que elas não fiquem encravadas.  Para isso, prefira o formato quadrado e reto, que causa menos inflamações e encravamentos. Já os formatos de corte arredondados podem crescer mais facilmente para a área interna da pele. 

Veja também o material que será utilizado para realizar essa tarefa. É imprescindível que ele esteja sempre higienizado e esterilizado. O alicate é o aparelho mais prático para cortar, mas também é possível contar com as tesouras pequenas. Na hora de finalizar, uma lixa de unha ajudará você a remover as pontinhas e fazer com que as unhas fiquem bem uniformes.

Considere utilizar um desodorante para os pés 

Um dos principais problemas que podem atingir os nossos pés é o mau-cheiro. Na linguagem popular, o “chulé”. Nesse quesito, a principal dica para impedir esse incômodo é arrasar na higiene, como citamos acima. Em paralelo, é legal fazer algumas adaptações em sua rotina. Vamos ver quais são elas? 

  • Passe a maior parte do tempo possível sem sapatos; 
  • Em vez de utilizar meias sintéticas, prefira as confeccionadas em algodão; 
  • Lave os pés todos os dias e seque muito bem o meio dos dedos; 
  • Aplique um bom desodorante para a região. Potente, esse produto irá prevenir o excesso de transpiração, mantendo a área seca e protegida. 

Viu só? Com essas dicas, esperamos que você tenha aprendido como deixar os pés macios e hidratados. Daqui para frente, lembre-se de seguir à risca as nossas recomendações e, claro, sempre adquirir produtos de qualidade para te acompanhar. Rapidinho, será possível notar efeitos incríveis! 

E, caso você tenha curtido o post, aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais. As suas amigas vão adorar se aprofundar nesse tema e manter uma aparência impecável.

7.3.27