Para perfumar: conheça a diferença entre as fragrâncias EDC, EDT e EDP

Você sabia que o universo dos perfumes é mais diversificado do que parece? Imagine, por exemplo, que em seu closet você tem uma fragrância favorita. Então, um certo dia, você percebe que o vidrinho está no fim e decide sair às compras para adquirir um “novo em folha”. 

Ao voltar para casa, porém, percebe que o cheirinho do frasco é diferente do antigo, que já faz parte de sua rotina. Afinal, o que pode ter acontecido? Será que a marca mudou sua fórmula? Nada disso! Muito provavelmente, você acabou adquirindo uma versão diferente de uma mesma linha de perfumes. Em geral, isso é bastante comum quando um aroma possui as opções, EDC, EDT e EDP. 

Em um primeiro momento, pode até parecer algo superficial e que não exige tanto a nossa atenção. Mas, acredite: com o tempo, entender os diferenciais de um perfume EDC, EDT e EDP fará toda a diferença em sua experiência como consumidora. É sobre isso que falamos neste post completo. Para saber mais e fazer a escolha certa, continue a leitura e anote nossas recomendações exclusivas!

Qual a diferença entre perfume EDC, EDT e EDP?

Para começar, é preciso dizer que os perfumes são divididos em categorias, de acordo com a concentração das suas fragrâncias. 

Em outras palavras, esse índice diz respeito à porcentagem das essências devidamente diluídas no álcool e na água deionizada, formando assim, o cheirinho que estamos acostumadas a sentir e a usar. 

Normalmente, esses valores costumam variar, mas, de modo geral, eles seguem a seguinte classificação:

  • Eau de Cologne (EDC): de 2% até 5% de concentração; 
  • Eau de Toilette (EDT): de 4% até 15% de concentração; 
  • Eau de Parfum (EDP): de 10% até 20% de concentração.

E não acaba por aí. Fora essas categorias, há ainda o Parfum, que varia entre 15% e 40% de concentração, sendo uma das opções mais marcantes de essência. Bem interessante!

Agora, você deve estar se perguntando: “como essas porcentagens podem influenciar a minha experiência com cada fragrância?”. Para explicar, vamos nos aprofundar em cada uma dessas categorias. 

Eau de Cologne (EDC)

A popular “água de colônia“, ou EDC, apresenta baixa concentração de óleos essenciais. Por esse motivo, a sua durabilidade não é tão longa assim, durando pouco mais de 2 horas. 

Eau de Toilette (EDT)

Em seguida, vem o EDT perfume, ou Eau de Toilette, como também é chamado. Nesse caso, a versão é um pouco mais concentrada que a EDC e menos que a EDP. Por essa razão, a sua fixação na pele se prolonga por um período de, no máximo, 6 horas. 

Eau de Parfum (EDP)

O Eau de Parfum, ou perfume EDP masculino e feminino, é uma das versões mais intensas de uma fragrância, perdendo lugar somente para o Parfum propriamente dito. Em geral, essa opção, conhecida como “água de perfume”, é bem poderosa e conta com longa durabilidade — variando de 6 a 8 horas. 

Para quem cada versão é indicada?

Após conhecer o significado de EDC, EDT e EDP, chega o momento de descobrir para quem cada opção é indicada. E não apenas isso: em que momentos devemos usá-las, ou seja, que ocasiões pedem por fragrâncias mais intensas ou mais leves. Veja a seguir. 

Fragrâncias EDC

Por apresentar baixa durabilidade (no máximo, 2 horas), o Eau de Cologne é ideal para quem deseja realizar passeios curtos ao longo do dia. 

Esse é o caso de passeios no parque ou aquela ida rápida ao shopping. Há quem invista nessa opção, até mesmo, para ir à academia ou praticar atividades físicas ao ar livre.  

Fragrâncias EDT

Como foi dito, o Eau de Toilette apresenta uma concentração mais leve. Logo, é a versão ideal para pessoas que se identificam com um estilo clássico e discreto, preferindo perfumes suaves. 

Desse modo, essa opção também fica ótima quando usada no dia a dia, seja para ir ao trabalho, fazer reuniões ou encontrar amigos para um happy hour. Você também pode usá-lo no pós banho, antes de dormir, como um body splash.

Por apresentar um cheirinho delicado, muitas pessoas preferem utilizar o EDT para conviver com crianças ou pessoas mais sensíveis aos aromas fortes. 

Fragrâncias EDP 

São indicadas para pessoas que prezam por um aroma bem intenso. Geralmente, esses indivíduos seguem um estilo mais sofisticado e não abrem mão de marcar presença por onde passam. 

A versão é excelente para eventos noturnos ou dias frios, já que apresenta fixação mais intensa. 

Assim, aconselhamos investir nesses produtos, principalmente, quando estiver com planos para ir a alguma festa, comemorações ou jantares importantes. Combinado?

Como fazer a fragrância fixar melhor na pele?

Independentemente de qual versão você levou para casa — EDC, EDT ou EDP — uma coisa é certa: sempre desejamos que o aroma permaneça mais tempo na pele. Para isso, é necessário seguir alguns hábitos básicos:

Perfumaria e Beleza

  • invista na hidratação frequente. Para tanto, utilize cremes corporais com alto poder hidratante; 
  • não deixe de beber água diariamente. Natural, esse método ajuda a hidratar a pele “de dentro para fora”; 
  • aplique a fragrância em áreas estratégicas do corpo. Esse é o caso da nuca, pescoço, pulsos, meio dos braços e atrás das orelhas; 
  • lembre-se de não esfregar o produto sobre a pele após a aplicação. Caso contrário, você prejudicará todo o poder do cheirinho escolhido;
  • sempre armazene o seu perfume em locais apropriados. Pode ser no guarda-roupa ou em gavetas. O ideal é deixá-lo em sua embalagem para que a essência fique conservada por mais tempo. 

Como vimos, na hora de escolher os seus perfumes é preciso ficar de olho na concentração da fragrância. Com isso, você conseguirá fazer um bom investimento e adquirir os produtos certos para as suas necessidades.

 Caso você tenha gostado do post e queira colocar essas dicas em prática, aproveite para conferir o site das Lojas REDE e escolher o seu Eau de Cologne, Eau de Toilette ou Eau de Parfum preferidos. Sem dúvida, um deles chamará a sua atenção. Vem ver!

7.3.27