Skin Care Routine: entenda o que é e como fazer a sua!

Você já se perguntou o que é skin care? Pois é, nos últimos tempos esse termo tem dado o que falar — especialmente, nas redes sociais. Presente no dia a dia dos homens e mulheres mais vaidosas, essa prática é ótima para manter o visual da pele sempre impecável, além de ser ótima pedida para quem deseja investir em hábitos saudáveis para a cútis.

E esse cuidado se faz ainda mais necessário quando levamos em conta a exposição diária de nossa pele à poluição, poeira e, dependendo do trabalho, até produtos químicos. Inicialmente inofensivos, esses elementos interferem diretamente no desempenho da pele, causando consequências desagradáveis, como ressecamento, falta de brilho e, claro, aceleração do envelhecimento. Nada legal!

No post de hoje, resolvemos deixar você por dentro do tema. A seguir, você descobrirá o que é, como fazer skin care e todas as vantagens de apostar na ideia que já virou uma tendência. Confira!

O que é skin care?

No universo das blogueiras e celebridades, não se fala de outra coisa: o skin care está mais em alta do que nunca. Mas, você sabe o que significa? Traduzindo ao pé da letra, o termo, originário do inglês, quer dizer “rotina de pele” e consiste em levar hábitos saudáveis para a sua agenda, sempre com foco na beleza e no bem-estar da face.

O objetivo é praticar certos procedimentos acessíveis — e dentro de casa —, para que toda a região fique não apenas mais saudável, como também, com um visual suave, iluminado, hidratado e sempre jovem.

Entre os diversos hábitos a serem mantidos pelas adeptas dessa prática estão a limpeza, a hidratação e a tonificação. Dentre todos, o mais importante é, sem dúvida, a higienização — que precisará ser feita todos os dias para eliminar os resíduos de maquiagem ou o acúmulo de componentes tóxicos e capazes de entupir os poros.

Quando não temos esse tipo de cuidado, corremos o risco de obstruir essas passagens cutâneas, desenvolvendo problemas nada agradáveis. Cravos, espinhas, excesso de oleosidade e, por vezes, até irritações e alergias fazem parte dessa lista.

Dica: um dos pontos de atenção do skin care é o equilíbrio. Não é porque você deu início a uma nova rotina de beleza que, necessariamente, precisará realizar procedimentos o tempo inteiro. O ideal é prezar pelo bom senso, seguindo os passos indicados, no máximo, três vezes por dia para que não haja uma desarmonia no pH da sua cútis.

Vantagens do Skin Care

Além de ser simples e prática, a skin care routine conta com outros benefícios essenciais para a sua pele. Quer saber quais são eles? Espia:

  • dê adeus à oleosidade;
  • menos cravos e espinhas;
  • toque aveludado;
  • jovialidade por mais tempo;
  • autoestima em alta;
  • proteção contra o tempo seco, poluição e raios ultravioletas.

Como fazer skin care em casa?

Não é difícil se convencer de que essa prática é uma excelente saída. Outro ponto positivo, é que ela pode ser feita no conforto do seu lar, sem que haja a necessidade de frequentar regularmente uma clínica de estética. Para tanto, você só precisará adquirir os seus itens de beleza pela internet e, a partir disso, “colocar a mão na massa”, sempre seguindo as etapas listadas abaixo.

Passo 1: limpeza

Como foi dito, a limpeza é o passo principal para quem deseja aprender como fazer skin care. Essa fase é responsável por manter a cútis saudável, regenerar as células da região e intensificar a ação dos cosméticos que serão aplicados posteriormente.

Ela ainda ajuda a acabar com as impurezas, minimizar a oleosidade e remover todas as células mortas. Aqui, indicamos o uso de um bom gel de limpeza ou água micelar. Antes de adquirir o produto, confira o seu tipo de pele para não errar na escolha.

Passo 2: esfoliação

Depois, temos a esfoliação — uma prática ideal para desobstruir os poros e garantir a renovação das células. A dica é realizar essa ação em dias alternados, para que o excesso de esfoliação não cause agressões ou irritações.

Nas melhores lojas de beleza, há vários tipos de esfoliante, como os compostos por microesferas ou os que apresentam ácido glicólico em sua formulação. Agora, se você preferir uma solução natural para a sua rotina, vale investir em uma receita de skin care em casa. É assim:

Ingredientes

  • 5 colheres de açúcar;
  • 2 colheres de mel;
  • 4 colheres de sopa de água morna.

Modo de fazer

Coloque todos os ingredientes em um bowl e mexa bem. Quando a mistura estiver pronta, aplique no rosto e vá massageando lentamente — sem esfregar muito. Lave em água corrente e seque em seguida.

Passo 3: tonificação

O próximo passo é aplicar um tônico facial para promover uma limpeza profunda e retirar os resíduos que o sabonete ou o gel não conseguiram remover. Assim, os seus poros ficarão limpinhos. Outra vantagem é que o produto ainda ajuda a estimular a microcirculação, preparar a cútis para a hidratação, equilibrar o pH e refrescar a área.

Passo 4: hidratação

A última etapa é a hidratação. Com a pele preparada, você já poderá aplicar um hidratante potente para levar ao rosto os componentes necessários para o seu bom desempenho. Dependendo do produto escolhido, também será possível proteger o local das agressões externas, ainda mais, se for um cosmético composto por filtro solar.

Aplique o item no rosto, pescoço e colo. Escolha um creme especial para os olhos, prevenindo o surgimento de linhas de expressão e olheiras. O hidratante para essa região deve ser utilizado duas vezes ao dia, de manhã e à noite, com toques muito leves e suaves.

Quais os melhores produtos para skin care?

No mercado, você encontrará uma vasta variedade de itens para skin care. Agora, se você não souber como escolher os melhores, aproveite as recomendações que trouxemos especialmente para este post.

Para limpeza

O Sabonete Cremoso Simple é uma combinação exclusiva de água purificada e inúmeras vitaminas, sendo excelente para limpar profundamente o rosto e acabar com as impurezas, sem agredir ou deixar a cútis ressecada. Tal alternativa é hipoalergênica e dermatologicamente testada.

Para esfoliação

Recorra ao Gel de Limpeza Esfoliante Riva. Ao usá-lo, você perceberá uma pele facial mais macia e os poros limpos. O produto também ajudará a restabelecer o equilíbrio natural da região, garantindo mais brilho e um visual repaginado.

Para tonificação

Em se tratando de tonificação, uma sugestão bacana é o Tônico Revitalizante Payot. Composto por Vitamina C e silício orgânico, o item auxilia na hidratação e é ótimo para nutrir a face, combatendo os radicais livres e preservando o colágeno.

Para hidratação

Em busca de uma hidratação uniforme e que não pesa? Vai de Hidratante Facial Matte Garnier Skin Uniform&Matte! Ele é capaz de matificar a cútis por até 12 horas, tem ação antioxidante, é enriquecido com vitamina C e consegue proteger a pele contra os efeitos da radiação solar. O mais interessante? O seu preço é bem acessível. Experimente!

Estamos na torcida para que, após essas dicas sobre como fazer skin care caseiro, você consiga ter mais facilidade e bem-estar daqui para frente. Não se esqueça de adquirir os produtos mais adequados para o seu tipo de pele e conquistar um efeito ainda melhor.

5.6.40