Como hidratar o corpo no inverno e garantir uma pele macia?

O friozinho chegou e, com ele, nada melhor do que aprender como hidratar o corpo no inverno. Isso mesmo! Com as temperaturas mais baixas, o nosso organismo também diminui a sua transpiração natural. Consequentemente, esse cenário faz com que a derme fique com um aspecto mais ressecado, ao contrário do que ocorre no verão. 

Fora isso, é nessa temporada que temos o costume de tomar aqueles banhos super quentes, fazendo assim com que a água remova parte da oleosidade presente na pele e que é responsável por promover a sua umidade. Daí, não tem jeito: vários sinais do ressecamento começam a aparecer, como um visual esbranquiçado e até descamando. Nada legal! 

Porém, nada de se preocupar. Investindo em algumas mudanças de hábitos é possível driblar esse cenário rapidinho. Neste post, descubra o que fazer para hidratar o corpo, seja com o uso de produtos específicos ou seguindo hábitos saudáveis. Você vai adorar!

Como cuidar da pele ressecada no inverno? 5 passos básicos!

Ao longo da semana, você precisará seguir algumas boas práticas para se livrar da pele ressecada e ter a certeza de que passará pela temporada de outono/inverno em sua melhor forma. Veja os passos que separamos abaixo. 

Passo 1: De olho na alimentação

A boa hidratação começa “de dentro para fora”. Antes de conferir algumas indicações de creme hidratante para o corpo, vamos falar sobre a importância de investir em uma alimentação balanceada. Nessa época do ano, os especialistas indicam que a população consuma muitas frutas, legumes e verduras — alimentos estes, fontes de nutrientes responsáveis por combater os radicais livres e, logo, prevenir o envelhecimento cutâneo. 

Já as frutas que apresentam alta concentração de vitamina C também não podem ser esquecidas. Entre elas, destacamos a laranja, o morango, o limão e até a cereja. Todas são ótimas para melhorar o aspecto da face e até fortalecer o sistema imunológico.

Em paralelo, procure redobrar a hidratação por meio dos líquidos ingeridos. Como sabemos, é comum que as pessoas reduzam o consumo de bebidas nessa estação, embora seja um grande erro. 

Nos dias de frio, a ingestão de água é muitíssimo importante, visto que conseguirá hidratar intensamente a pele, promovendo um visual mais macio e com alta elasticidade. Caso tenha dificuldade para beber líquidos gelados, tudo bem! Como solução, prepare chás que sejam do seu gosto e lembre-se de consumi-los ao longo do dia. 

Passo 2: O seu banho merece um carinho especial

No friozinho, é difícil resistir a tentação de uma ducha quente. Contudo, a água em temperaturas elevadas é responsável por ressecar intensamente não apenas a pele, como também as madeixas. Desse modo, tenha cuidado ao regular o chuveiro, mantendo a água, preferencialmente, morna. 

É ainda durante essa atividade que outros hábitos devem ser mudados. Nessa etapa, um truque prático — e eficiente — é utilizar um creme hidratante para corpo com enxágue, ou também, um óleo de banho de sua preferência. Ambas as opções podem ser usadas mesmo debaixo da água, otimizando ao máximo a sua agenda da semana.

Passo 3: Capriche na hidratação das mãos

Além de escolher um bom hidratante de corpo, se você deseja acabar com a pele ressecada de vez, será preciso cuidar muito bem da pele das mãos. Assim como outras áreas, esta sofre bastante no inverno, ainda mais, porque está constantemente exposta e em contato com diferentes substâncias e objetos. 

Com isso em mente, não deixe de intensificar os tratamentos. A dica é investir em hidratantes especiais para as mãos e sempre passá-los após lavá-las ou higienizá-las com álcool em gel. 

Aqui, sugerimos que você opte por fórmulas poderosas, capazes de repor todos os nutrientes necessários e garantir que a umidade da região permaneça em dia. Entre eles, análise os produtos ricos em ceramidas, vitamina E ou ácido hialurônico. 

Passo 4: Use um creme para pele do rosto ressecada

Fora o visual opaco e sem vida, uma pele ressecada pode sofrer com outros incômodos. Esse é o caso da vermelhidão, da coceira, da ardência e, até mesmo, da alta sensibilidade. Inclusive, e dependendo do nível do seu ressecamento, você ainda correrá o risco de desenvolver algumas complicações dermatológicas. A psoríase e a dermatite estão nessa lista. 

É claro que ninguém deseja viver algo assim. Por essa razão, não pense duas vezes e aposte em um bom creme para esse tipo de pele. No mercado, há diversas opções disponíveis, mas as melhores são aquelas com manteiga de cacau e alto poder de absorção.

Ou seja, o seu hidratante deve contar com uma composição simples, porém eficaz. Ainda indicamos checar se o produto possui os chamados ativos prebióticos — agentes estes, responsáveis por intensificar a proliferação das bactérias “do bem”, diminuindo as chances dos microrganismos nocivos dominarem o local e colaborarem para o aparecimento de doenças. 

Passo 5: Não se esqueça dos lábios

Basta a temperatura cair para que os nossos lábios mostram os primeiros sinais do ressecamento: imediatamente, eles ficam mais ressecados, podendo até descascar. Incômodo — e nada atrativo —, esse cenário ainda vem acompanhado de dores ou até ardência. Um verdadeiro pesadelo! 

Por essas e outras, ao cuidar da sua hidratação corporal, mantenha os lábios muito bem hidratados. Primeiro, evite passar batons secos, como aqueles com efeito matte e de longa duração. Nessas horas, as soluções ideais são as cremosas, ou então, o bom e velho lip balm. 

Diz aí, lindeza, gostou das nossas recomendações sobre como evitar o ressecamento da pele no inverno? Daqui para frente, não se esqueça de colocar essas dicas em prática para garantir um visual impecável, jovem e ultra saudável. 

Em se tratando de hidratante labial, dê preferência aos produtos com proteção solar FPS 15 e ação regeneradora. As composições com vitamina E e D5 também são ótimas saídas. 

E se deseja continuar se aprofundando no assunto, aproveite a leitura para curtir agora mesmo a nossa página no Instagram e ficar por dentro das últimas novidades do universo da beleza. Lá, compartilhamos dicas, tendências e truques incríveis para o seu dia a dia. 

7.3.27