Como hidratar a boca no verão

Boca Hidratada

Assim como a pele do rosto, uma boca hidratada é muito importante no verão, por isso é importante manter os lábios muito bem cuidados, com produtos de qualidade e hábitos saudáveis. 

O Sol é responsável pelo envelhecimento precoce, podendo causar danos ainda mais expressivos nos lábios, região em que a pele é mais fina e frágil. Se forem expostos por um tempo muito longo à radiação solar sem proteção, rachaduras de ressecamento, rugas, até mesmo queimaduras podem incomodar ou causar sérios perigos à boca.

No decorrer desta leitura, você entenderá as causas e as soluções para manter os lábios realmente hidratados e saudáveis durante todo o verão e aproveitar sem preocupações. 

Entenda os motivos para o ressecamento dos lábios  

Lábios Ressecados

Descamação e manchas são algumas das características de lábios desidratados, que foram expostos de forma incorreta e excessiva ao Sol, mas o calor não é o único fator que afeta a boca. O frio também pode ressecá-los e causar pequenas rachaduras, tornando a região muito sensível a agentes agressores.  

Outros fatores que merecem atenção:

  • Saliva em excesso 
  • Beber pouca água
  • Consumir muito sal 
  • Queimaduras pelo consumo de limão em contato com o sol
  • Deficiência de vitaminas

Por que a boca resseca, racha e descama?

Nossa pele tem estruturas diferentes dependendo de cada parte do corpo. No caso dos lábios, não há queratina, uma proteína muito abundante nos cabelos e nas unhas, mas pelos lábios serem zonas semimucosas da boca, a saliva, com suas enzimas digestivas, entra em contato com esta região mais fina e acaba gerando incompatibilidade de pH com a água que nosso corpo perde para se adaptar a diferentes temperaturas. 

Por isso é comum conviver com lábios ressecados em temperaturas extremas, tanto frias, quanto quentes. No inverno, temos tendência a esquecer de beber água, e no verão não costumamos beber o suficiente. 

Caso os danos persistam durante um longo período, procure seu médico de confiança para investigar se não se trata de alergias ou doenças mais sérias.

Como escolher um bom hidratante labial para bocas ressecadas

Lábios Hidratados

Alguns componentes mais comuns em fórmulas de produtos próprios para os lábios, garantem não só uma intensa hidratação, como também maior durabilidade, entre eles:

Ainda sim, outros fatores devem ser levados em consideração para não errar na escolha. 

Proteção solar de longa duração

Você sabia que existem hidratantes labiais com fator de proteção, assim como os protetores solares próprios para a pele? É imprescindível incluí-los na sua rotina de cuidados. Portanto, antes de se expor ao sol, ir à praia ou aproveitar a piscina, use um hidratante para boca com FPS para garantir um cuidado a mais. Lembre-se de sempre reaplicar a cada duas horas ou quando não sentir mais a barreira física, como no caso de contato com água ou mar.

Priorize marcas confiáveis

Marcas já conhecidas no mercado, como a Nivea, muito recomendada por dermatologistas para fazer parte do seu kit necessaire básico, ou até mesmo da maleta de maquiagem. Os produtos desta marca geralmente são em formato de bastão, portátil e prático no dia a dia, para qualquer tipo de bolsa. 

Manteiga de cacau como plano B

Manteiga de Cacau

Se você não vai se expor de forma contínua ao sol, mas deseja investir em um produto que hidrate e mantenha os lábios bonitos, pode aproveitar opções mais em conta. Um hidratante labial de qualidade não necessariamente será o mais caro do mercado. 

Em algum momento da sua vida você provavelmente já usou a manteiga de cacau, um exemplo de produto muito acessível, que cumpre a promessa de hidratação, mantendo a boca com o aspecto mais saudável. 

Hidratante labial com cor 

Hoje em dia, o Lip Tint está bombando, por proporcionar uma aparência mais natural e acrescentar um tom saudável à boca. Se associado ao hidratante para boca, fará toda a diferença na sua maquiagem.

É possível atingir o mesmo efeito natural de um Lip Tint ao utilizar diariamente um hidratante labial com cor, pois costumam ter uma pigmentação menos intensa do que os batons e gloss. A Nivea desenvolveu versões de várias cores, como o vermelho, o rosa e tons mais inclinados para o amora

Se o seu objetivo é fazer uma maquiagem mais cremosa, com um glow de hidratação, não é qualquer produto que proporcionará este aspecto, pois alguns podem ter ingredientes ou propostas de fórmula mais matte (secas), gerando aquelas pequenas peles soltas que estragam toda a produção. Ou seja, um hidratante labial com cor pode ser uma excelente escolha.

3 dicas de como deixar a boca hidratada

  1. Evite usar o mesmo produto que usa para o rosto e corpo, na boca, pois essas fórmulas não consideram as especificidades da região, podendo prejudicar os lábios. 
  2. Outra dica muito legal é usar um hidratante labial antes do seu batom favorito.
  3. Se o ressecamento foi resultado de uma leve queimadura solar, utilize compressas geladas na região e depois use um hidratante labial. Caso seja uma queimadura mais grave, procure um médico.

Cuidados importantes com os lábios

Cuidados com os Labios

Agora você já sabe o quão frágil é a região da boca, assim como sua tendência para sofrer danos. Existem diversos tipos de receitinhas caseiras pela internet, mas cuidado: nada substitui um produto específico para a área. 

Caso queira fazer uma boa esfoliação, acompanhada de hidratação intensa, pode apostar em um produto desenvolvido especialmente para os lábios, como o Protetor Labial Nivea Esfoliante Aloe Vera

A Aloe Vera é uma planta muito conhecida pelo seu poder cicatrizante, calmante e anti-inflamatório. Sua popularidade não é à toa, pois o efeito proporcionado é o de boca extremamente saudável e protegida.

Gostou deste conteúdo? No nosso blog compartilhamos dezenas de dicas de ouro sobre cuidados pessoais, para que você se mantenha constantemente atualizada sobre o universo da beleza. Não deixe de nos acompanhar!