Como fazer californiana em casa? Os 4 passos básicos!

Entra tendência, sai tendência — e as mechas californianas continuam com tudo entre o público feminino. Acredite se quiser: desde o seu surgimento, por volta de 2008, essa técnica ganhou notoriedade entre as mulheres e, de lá para cá, está marcando presença na produção de pessoas de todos os estilos. 

A parte boa é que o visual, que carrega um ar mais naturalzinho, pode ser feito pelas suas próprias mãos, sem a necessidade de ir até um salão. Dá para acreditar? Nesse caso, basta investir em alguns métodos e produtos de qualidade, independentemente da textura ou do comprimento de seus fios.

Inclusive, vamos te ensinar o passo a passo para que a sua produção seja um sucesso sem igual. Para descobrir como, não saia daí e anote as nossas dicas de ouro. Você vai amar!

As mechas californianas de A a Z

Antes de tudo, responda a uma pergunta simples: você sabe o que são as mechas californianas? Criadas no início dos anos 2000, por influência dos surfistas da Califórnia, nos Estados Unidos, a técnica, inicialmente, era realizada com o uso de parafina — material este, aplicado nas pontas dos fios dos esportistas a fim de garantir uma tonalidade mais clara. 

Os anos se passaram e, em 2012, esse conceito se modernizou e aterrissou no Brasil, onde ganhou notoriedade entre as mulheres mais atualizadas e que desejavam clarear a extremidade de suas madeixas, as deixando com uma tonalidade diferente do restante do visual. 

Uma vez presente no cabelo, a californiana consegue transmitir a ideia de que os fios têm muito mais movimento. E o melhor ainda está por vir, viu? É possível alcançar tudo isso sem comprometer a saúde da raiz, já que os produtos são aplicados somente nas pontinhas. 

Fato este, responsável por aumentar a popularidade das mechas californianas e atrair, cada vez mais, a atenção do público. 

Outro ponto interessante, é que diferentemente de outros tipos de luzes, você não precisará ir com frequência até o salão, tendo em vista que não há a necessidade de realizar manutenções constantes. A única indicação, é investir em peso na hidratação, seja com o uso de cremes potentes ou máscaras de tratamento. Demais!

Como fazer californiana em casa: truques de especialistas

Em um primeiro momento, pode até parecer que fazer uma californiana caseira é algo muito difícil. Mas, pode acreditar: esse processo é bem fácil e exige apenas que você tenha atenção aos detalhes. 

Ainda assim, um cuidado interessante é sempre considerar a opinião de pessoas especializadas no assunto, principalmente, caso ainda esteja insegura em criar esse look. 

E para te ajudar nessa missão, trouxemos um tutorial de como fazer californiana, com todos os detalhes importantes daqui para frente. Bora lá?

Passo 1: Escolha o tom ideal

Temos aqui, mais uma vantagem das mechas californianas: elas são extremamente versáteis. Isso significa, que podem ser aplicadas em todos os tipos de fios — dos claros, até os mais escuros. 

Entretanto, você precisará escolher a tonalidade certa para o seu perfil, conquistando assim, um resultado harmônico e capaz de valorizar os seus pontos positivos. Olha só:

  • Para cabelos castanhos escuros: prefira os tons de mel, com nuances douradas. Assim, a divisão de cores ficará bem suave, sem criar um contraste muito chamativo; 
  • Para cabelos castanhos claros: nesse caso, as versões de tintura caramelo são ideais, uma vez que conferem delicadeza e naturalidade; 
  • Para cabelos loiros: uma boa indicação são as mechas em tons platinados, loiro super claro ou loiro do tipo mel; 
  • Para cabelos ruivos: esses fios conversam muito bem com mechas alaranjadas e mais claras nas pontas. Se preferir, ainda é possível apostar nos pigmentos loiros para deixar a produção mais jovem. 

Dica da Rede

Para ter mais segurança e obter o efeito degradê com eficácia, considere escolher, no máximo, dois tons abaixo da cor natural dos seus fios. Desse modo, será possível modificar a produção, mas sem deixá-la muito marcada.

Passo 2: Faça a sua misturinha

Seguindo o nosso tutorial sobre como fazer californiana, o próximo passo é adquirir os produtos certos para essa finalidade. Nessa etapa, será preciso misturar os descolorantes em um único recipiente, de preferência, de vidro ou plástico. 

Com tudo pronto, coloque um pouco da composição em um pincel ou pente de dentes finos que, posteriormente, ajudará a aplicar os itens nos fios.

Passo 2: Separe o cabelo

Ao iniciar o processo, lembre-se de separar as mechas do topo, de trás e das laterais da cabeça. Também é recomendado começar sempre “de trás para frente”. 

Caso queira um efeito mais ousado e poderoso, ainda é indicado separar mechas mais grossinhas. As finas, porém, servem somente para dar um brilho extra no visual. 

Passo 3: Cuidado com a altura das mechas

Um dos principais erros ao aprender como fazer californiana sozinha, é deixar o visual com um contraste muito forte. Sem dúvida, esse detalhe é o grande responsável por criar uma espécie de “linha reta” em volta do cabelo — o que não é nada natural. 

Para evitar esse cenário, a recomendação é sempre passar o pincel ou pente com descolorante criando mechas mais baixas e outras mais altas. Segundo os profissionais, o comprimento certo é em torno de cinco dedos da raiz. 

Passo 4: Aguarde o tempo correto 

Assim que finalizar a aplicação do descolorante nas mechas, não se esqueça de aguardar, no máximo, 45 minutos com os produtos no cabelo. Esse período é essencial para que a fórmula consiga realizar uma descoloração completa e fornecer o resultado tão esperado. 

E mais: ainda aconselhamos que você envolva cada mecha em um pedaço de papel alumínio. Tal dica é ótima para impedir que o componente entre em contato com outras áreas das madeixas e acabe comprometendo a produção.

Com tudo pronto, já é possível lavar o cabelo, retirar o excesso de produto, secá-lo e arrasar por aí. Para manter o look impecável, também invista em alguns cuidados após a descoloração, como a reconstrução capilar realizada com o uso de cremes hidratantes, ampolas de tratamento ou máscaras. Quem manda é você!

Viu só? Com esse tutorial californiana temos certeza que você vai conseguir repaginar os fios e renovar a aparência sem nenhuma dor de cabeça. 

Aproveite a leitura para conferir os produtos disponíveis em nosso site e adquirir agora mesmo aqueles que serão úteis durante o processo. Até mais!

7.3.27