Como controlar a oleosidade da pele?

Você sabia que a oleosidade na pele é uma característica muito comum entre a população? De acordo com os especialistas, 80% dos brasileiros possuem a cútis mista ou oleosa — e, muitas vezes, essa característica é responsável por gerar uma série de incômodos. 

Em várias situações, o excesso de óleo na pele é difícil de ser controlado. E aí, é necessário investir em alguns cuidados básicos para impedir que o cenário acabe gerando problemas maiores. Quando não tratada corretamente, a oleosidade ainda pode estimular o surgimento dos cravos e das temidas espinhas, prejudicando todo o visual e a autoestima da pessoa.

Mas, é claro que você não precisa passar por algo assim, né? Para te ajudar, vamos explicar todos os truques para que o seu rosto permaneça sequinho e impecável. É só acompanhar a leitura!

O que é a oleosidade na pele?

Hoje em dia, muitas pessoas falam sobre a oleosidade na pele. Há, inclusive, inúmeros produtos e truques de skincare exclusivos para quem sofre com o problema. 

Mas, será que você sabe o que é, de fato, um rosto oleoso? De modo geral, todas as cútis com essa característica apresentam grande produção de sebo, originário das glândulas sebáceas. Tal condição é muito comum durante a adolescência, que é quando ocorrem diversas alterações hormonais no corpo dos jovens. 

Ainda assim, é sempre bom ressaltar que existem outras fases da vida em que a oleosidade pode aparecer. Isso acontece, por exemplo, entre algumas gestantes ou em mulheres que estão vivendo a menopausa.

Principais características da oleosidade na pele

Quando falamos sobre a oleosidade na pele, é comum que muitas pessoas assimilem essa condição ao brilho excessivo presente no rosto. Entretanto, existem outras características marcantes que devem ser consideradas. As principais são: 

  • textura pegajosa; 
  • poros irregulares ou bem dilatados;
  • surgimento de espinhas, acne e cravos. 

O que causa excesso de oleosidade na pele?

A oleosidade na pele é uma característica dermatológica e que pode ser ocasionada por uma série de fatores — tanto internos, quanto externos. Muitas vezes, uma simples mudança de hábito já pode solucionar o quadro. 

Para ilustrar, destacamos os momentos em que a pessoa lava muitas vezes o rosto por dia, estimulando a produção de óleo. Nesses casos, o ideal é evitar a higienização excessiva e só realizá-la pela manhã e antes de dormir. Fora isso, existem outras situações que tendem a desencadear o excesso de oleosidade. A seguir, mostramos as principais:

  • o uso de produtos não indicados para esse tipo de pele; 
  • realizar a limpeza facial com as mãos ou equipamentos sujos; 
  • falta de uma boa hidratação; 
  • consumo de alimentos gordurosos; 
  • excesso de exposição ao sol; 
  • contato frequente com a poluição. 

Quais os cuidados com a pele oleosa? 

O lado bom é que existem truques certeiros que podem ser utilizados em sua rotina para minimizar os efeitos da oleosidade na pele. Já adiantamos que são práticas simples, acessíveis e que vão melhorar não somente a sua face, como também, todo o desempenho do organismo. Anote!

  • Sempre remova a maquiagem antes de dormir. Esse cuidado ajuda a eliminar os resíduos capazes de obstruir os poros e estimular a oleosidade. Para evitar o cenário, aplique sempre um bom demaquilante ou água micelar; 
  • Invista em boas noites de sono: além de colaborar para o descanso e o bem-estar, dormir, em média, 8 horas por dia ajuda a minimizar a oleosidade do rosto. Nesse processo, conseguimos diminuir a produção de cortisol, que é o hormônio liberado em períodos de estresse e que estimula a fabricação de sebo; 
  • Alimentação saudável já! Alimentos gordurosos demais, como frituras e chocolate, também estimulam o acúmulo de oleosidade na pele. Por isso, prefira um cardápio balanceado, rico em frutas, legumes, verduras e grãos integrais.

O que passar na pele oleosa? 

Mesmo adotando hábitos ideais para combater a oleosidade, é sempre interessante investir em produtos para pele oleosa

No mercado dos cosméticos, é super fácil encontrar diferentes versões — como sabonetes, géis de limpeza, tônicos e até protetores solares com toque seco. 

Sabonete para pele oleosa

Logo pela manhã, é necessário lavar bem o rosto utilizando um bom gel ou sabonete para pele oleosa. Essa etapa ajudará a acabar com todos os resíduos acumulados na região durante a noite, promovendo uma incrível sensação de leveza e suavidade. 

Tônico para pele oleosa

Em seguida, vale apostar no tônico facial. Ideal para complementar o processo de limpeza, esse produto consegue regular o pH e preparar a área para a aplicação de outros componentes. 

Assim, o hidratante e o protetor solar, que virão em seguida, conseguiram ser absorvidos de um modo mais eficiente, permitindo que você aproveite ao máximo as suas vantagens.

Aliás, uma boa sugestão é investir em fórmulas específicas para o controle da oleosidade. Há ainda, algumas versões que apresentam agentes anti-idade e hidratantes. Escolha os produtos certos para o seu perfil de pele! 

Hidratante para pele oleosa

Algumas pessoas ainda acreditam, de modo equivocado, que quem tem a pele oleosa não deve utilizar hidratante facial. Nada disso! Esse tipo de cútis também pode — e deve — ser diariamente hidratada. 

Dependendo do caso, o excesso de oleosidade costuma ocorrer justamente pela falta de hidratação, como uma defesa natural do organismo. 

Na hora de escolher o seu hidratante, é preciso analisar a fórmula. O ideal é investir em produtos não comedogênicos, oil-free e que apresentem um efeito matificante. Se puder, dê prioridade a itens com textura leve e não gordurosa. Os séruns cumprem bem essa função.

Protetor solar para pele oleosa

Seja qual for o seu tipo de pele, uma coisa é certa — o protetor solar é imprescindível. Do inverno ao verão, o produto serve para manter a saúde da cútis intacta, protegendo o local contra os danos causados pelos raios UVB e UVA. 

A dica para quem sofre com oleosidade é investir nas opções com, no mínimo, 30 FPS, toque seco e textura leve. Assim, você reduzirá as chances de ficar com os poros entupidos. Sem erro!

Viu só? Com essas dicas especiais, você já pode começar a dizer adeus à oleosidade na pele. Daqui para frente, aproveite um rosto mais sequinho e com visual impecável! 

E, se você gostou do post e quer continuar por dentro de mais dicas e conteúdos exclusivos sobre o universo da beleza, aproveite para seguir a gente no Facebook e Instagram. Vamos amar te encontrar por lá!

7.3.27