Color Power: 6 truques para manter a cor do cabelo viva

Colorir os fios é o método certeiro para quem deseja dar um UP no visual e sem muito esforço. Com tantas cores disponíveis por aí, tudo o que precisamos é escolher aquela que melhor conversa com o nosso estilo e ver a mágica acontecer. 

Mas, em paralelo, também existem alguns probleminhas que envolvem esse processo. Um deles diz respeito ao desbotamento da tintura. Afinal, como manter a cor do cabelo impecável, mesmo após um certo tempo? Hoje em dia, essa é uma das principais dúvidas que atingem as mulheres. Isso porque, é comum ver o pigmento se apagando após cada lavagem. 

E aí, não tem para onde fugir: você precisará investir em alguns cuidados básicos para prolongar o efeito da sua mais nova tonalidade. Aqui, falaremos sobre os principais deles! Para saber mais, continue acompanhando nosso post e fique por dentro dessas dicas exclusivas!

Escolha o shampoo ideal

Assim que pintar as madeixas, é necessário escolher com atenção os produtos para higienizar os fios, como é o caso do shampoo

Atualmente, existem várias fórmulas especiais no mercado e que foram desenvolvidas exclusivamente para as madeixas coloridas. Inclusive, essas opções contam com ativos que ajudam a proteger o pigmento durante a própria limpeza do cabelo. 

Em paralelo, os shampoos mais agressivos, ou seja, os tradicionais, tendem a remover a coloração com mais facilidade — levando junto, o brilho também. 

Dica da Lojas Rede

As técnicas conhecidas como No e Low Poo também são excelentes para essa finalidade, sabia? Isso porque, elas auxiliam na manutenção da tonalidade, ao mesmo tempo, em que são excelentes para combater o ressecamento. 

Aprenda como hidratar o cabelo

Você tem o costume de hidratar os fios frequentemente? Se a resposta foi “não”, chegou a hora de rever os seus hábitos de beleza. Explicamos: o processo de tingimento dos fios também é responsável por comprometer a estrutura capilar. 

Assim, ela começa a apresentar uma certa dificuldade para reter a umidade e absorver os nutrientes necessários para manter a saúde capilar. Nessa hora, utilizar produtos para hidratar o cabelo é essencial, já que ajudará a manter a integridade dos fios e também o seu visual. 

A boa notícia é que você não terá dificuldade em encontrar excelentes opções por aí. O ideal é apostar em uma máscara de cabelo eficaz — optando sempre pelas fórmulas indicadas para as madeixas coloridas ou que passaram por algum processo químico. 

De acordo com os especialistas no assunto, a recomendação é realizar esse processo, ao menos, duas vezes por semana. E, caso queira um efeito ainda melhor, as ampolas de nutrição e restauração também são ótimas para intensificar o efeito. 

Vai lavar as madeixas? Fique de olho na temperatura da água

Poucas pessoas se ligam nesse detalhe, mas a temperatura da água também influencia — e muito — na manutenção da cor dos fios. 

E entender isso é simples: quando lavamos o cabelo com água quente, estimulamos a produção de oleosidade no couro cabeludo, o que pode deixar um visual pesado e opaco. Em paralelo, as fibras capilares também sofrem um ressecamento, criando aquele temido efeito seco e quebradiço.

Diante disso, a dica de ouro é evitar os banhos quentes demais — o que, inclusive, pode prejudicar a sua pele. Em vez disso, e sempre que estiver com as madeixas tingidas, prefira a água fria ou morna, que são menos agressivas e ajudam a manter o pigmento protegido. 

Escolha uma boa tinta para cabelo

Como falamos acima, existem várias opções de tinta para cabelo disponíveis para quem deseja renovar o visual. No entanto, você deverá ter um super cuidado no momento de adquirir a sua. 

Recomendamos fugir das versões que apresentam sulfato na composição — especialmente, porque essa substância atua como um adstringente, ressecando completamente os fios. Assim, o melhor caminho é recorrer aos produtos de qualidade e, de preferência, que sigam uma linha profissional. 

Confira as tinturas e colorações no site da Lojas REDE, em que possui uma seleção completa, com opções para todos os gostos e tipos de fios. 

Proteja seu cabelo dos raios ultravioletas

Da mesma forma que os raios ultravioletas são prejudiciais à pele, os nossos fios também sofrem com esse fenômeno. Além de fazer com que a estrutura capilar fique ressecada, esse fator colabora para que a cor desbote mais rápido, comprometendo todo o visual. 

Com isso em mente, a recomendação é proteger ao máximo as suas madeixas. Ao sair na rua, utilize chapéus, bonés ou acessórios de cabelo, como os lenços. Já quando não for possível utilizar esses itens, tudo bem! Nessas condições, os protetores térmicos devem se tornar os seus melhores amigos.

Entre eles, destacamos os finalizadores, séruns e os leave-ins com fator de proteção solar. Práticos, esses produtinhos podem ser aplicados todos os dias, sem oferecer o risco de deixar o cabelo pesado ou oleoso. 

Aplique o tonalizante de cabelo frequentemente

Apesar de ser um produto popular, pouca gente sabe o que é tonalizante de cabelo. Basicamente, o componente consiste em uma fórmula sem amônia e oxidantes, que serve para reavivar a cor do pigmento, funcionando como uma espécie de “maquiagem capilar”. 

Assim, a fórmula consegue colorir de forma temporária os fios, sem agredi-los ou prejudicar o seu desempenho. Dependendo da versão escolhida, ainda é possível contar com outros tratamentos incríveis, promovendo mais maciez, brilho e flexibilidade para as madeixas. 

Por essas e outras, o tonalizante de cabelo é amplamente indicado para manter a cor dos fios e remover aquele visual “pálido” e sem alegria dos fios. Assim que aplicá-lo, as suas madeixas ficarão mais vibrantes, sendo possível corrigir o tão indesejado desbotamento. Vale experimentar!

Viu só? Com esse post completo, temos certeza de que você já sabe como manter a cor do cabelo viva e garantir o look intacto por muito mais tempo. E após conferir as nossas recomendações exclusivas, aproveite para fazer uma visita na loja virtual da Lojas REDE e conheça alguns dos produtos poderosos para te ajudar nessa missão. Máscaras hidratantes, tonalizantes e até tintas de altíssima qualidade estão te esperando!

7.3.27