Cachos modelados: 5 dicas para um cabelo de arrasar

Com o crescente empoderamento feminino, cada vez mais mulheres estão abandonando os procedimentos químicos e assumindo os seus fios como eles de fato são: repletos de curvas e com um bom volume. Mas, se você deseja ostentar um look impecável por aí, com cachos modelados e soltos, é essencial aprender o que fazer para definir os cachos.  

Felizmente, existem diversas técnicas que podem ser aproveitadas para obter um efeito bacana. Algumas mais elaboradas; enquanto outras bem simples e que podem ser realizadas com itens acessíveis do dia a dia. Seja como for, não há como negar: com esses hábitos, a sua aparência ganhará um novo ar, ficando ainda mais bela e preparada para todas as situações. 

Hoje, vamos auxiliar você nesse processo. Para descobrir como arrasar e ter as madeixas que você sempre sonhou, continue acompanhando o post e anote as nossas sugestões. Vai ser demais!

Como deixar os cachos definidos e soltos? Os truques da vez!

mulher cacheada sorrindo

Seja utilizando produtos específicos, ou simplesmente realizando pequenas mudanças de hábitos, é possível modelar cachos com muita praticidade ao longo da semana. Aliás, esse cuidado é imprescindível para quem já cansou do “desleixo” do home office e deseja caprichar em suas próximas produções. Te contamos já esse passo a passo:

1. Substitua a sua toalha de banho

Você já tentou de tudo e ainda não sabe o que fazer para definir os cachos? Comece substituindo a sua boa e velha toalha de banho por um modelo de microfibra ou 100% algodão. Isso porque as toalhas clássicas  não apenas absorvem toda a umidade presente nas madeixas, como também, comprometem a hidratação dos fios, sendo inimigas dos cachos modelados. 

Consequentemente, o cabelo crespo ou cacheado ficará mais ressecado do que naturalmente já é. Fora isso, as versões clássicas são conhecidas por prejudicar a textura capilar, promovendo a temida quebra e o frizz. Logo, a melhor solução é secar o seu cabelão com um material próprio para essa finalidade. Caso não possua uma toalha de microfibra de qualidade em casa, tudo bem. É possível cumprir essa etapa utilizando uma fronha ou camisetinha de algodão. Bem simples!

2. Evite torcer as madeixas durante a secagem

Outra maneira extremamente eficiente de aprender como modelar os cachos é evitar torcê-los na fase da secagem. Ao contrário do que se imagina, você não precisa realizar movimentos bruscos para garantir que os seus fios fiquem com a curvatura impecável. 

Lembre-se de que os cachos são tradicionalmente frágeis e, portanto, precisam do máximo de delicadeza durante a sua manutenção. Desse modo, jamais torça ou esfregue as madeixas. Aqui, o ideal é sempre secá-las fazendo movimentos de “vai e vem”, amassando cada mecha com muito cuidado – indo do comprimento até a raiz. Isso ajudará a fazer com que os seus cachos fiquem bem modelados e, de quebra, evitará o frizz e o volume em excesso. Perfeito!

3. Escolha uma boa escova para definir cachos

Você sabia que existem modelos específicos de escovas para quem deseja aprender como cuidar dos cabelos cacheados? Isso mesmo! A princípio, pode até parecer que estamos falando de algo mirabolante, mas pode confiar: com o acessório correto, os seus fios ficarão lindos como nunca. 

De acordo com os experts em madeixas, o caminho é recorrer às escovas com formato arredondado. Populares, esses itens são ótimos para moldar os cachos e mantê-los definidos. Em contrapartida, as versões retas devem ser completamente evitadas, principalmente, porque elas têm como finalidade desmanchar os nós e desembaraçar os fios. Já se quiser utilizar um pente, sem problemas. Para tanto, sugerimos fugir das alternativas de plástico e preferir as produzidas em madeira. Combinado, lindeza?

4. Deixe os fios secarem naturalmente

Se você tem o costume de secar as madeixas com o secador, talvez seja hora de rever suas atitudes. Para fazer com que o cabelo tenha os cachos modelados, o ideal é não mexer nos fios enquanto eles estiverem secando. Essa é uma grande dica sobre como cuidar dos cachos. Já testou? 

Quando manuseamos as madeixas ainda úmidas ou molhadas, aumentamos as chances de causar volume excessivo, frizz e ainda comprometer a definição. Assim, todo cuidado é pouco! 

A dica é deixá-los secar naturalmente e utilizar as fontes de calor apenas quando for extremamente necessário. Nessas ocasiões, também existe a possibilidade de apostar em um difusor de modelo largo.

5. Aposte em cremes bons para cabelos cacheados e crespos

O universo da beleza não para de crescer! E, se tratando de cabelos crespos e cacheados, a variedade de produtos disponíveis para o consumidor é grande. Felizmente, você conseguirá encontrar diversos cosméticos ideais para modelar os cachos, além de nutri-los e mantê-los saudáveis. Dentre os mais utilizados do momento, indicamos um creme para ativar cachos. Conhecido como “ativador” de cachos, o item tem como objetivo promover mais estrutura aos fios. Além disso, ele é excelente para diminuir o frizz e controlar o volume. Assim que começar a usá-lo, será possível conquistar muito mais brilho e maciez. 

Porém, o produtinho não deve ser utilizado sozinho, viu? Se a ideia é obter o melhor efeito possível, considere aplicá-lo logo após o creme para pentear. Te explicamos como funciona:

  1. Após finalizar a lavagem com shampoo e condicionador, passe um pouco de creme para pentear; 
  2. Com a ajuda de uma escova específica, comece a desembaraçar os fios com muito cuidado; 
  3. Divida as madeixas em quatro mechas distintas; 
  4. Prenda cada uma delas utilizando uma presilha; 
  5. Passe um pouco do ativador de cachos e realize uma fitagem nos fios, usando os seus dedos delicadamente. 

Bônus

Em nossa lista, existe ainda o gel modelador de cachos. Excelente para promover a definição capilar, o produto também nutre e hidrata profundamente os fios. Alguns deles contam com ativos importantes para a saúde das madeixas, como a babosa e o óleo de mamona. Impossível não se apaixonar!

Como vimos, não faltam técnicas para definir cachos e deixá-los ainda mais poderosos. E aí, você gostou de acompanhar as nossas dicas? Esperamos que sim! Caso queira continuar acompanhando outros conteúdos especiais como esse, aproveite para seguir os nossos perfis no Instagram e Facebook. Nos encontramos lá!

7.3.27