Cabelo embaraçado nunca mais: confira 4 dicas e drible esse problema

Antes de tudo, uma pergunta simples: você sabe o que fazer quando o cabelo está embaraçando muito? Constantemente, mulheres com todos os tipos de fios saem em busca de truques capazes de driblar o problema. E não se engane: isso pode acontecer entre as lisas, crespas e cacheadas. 

Em geral, o tal do embaraço ainda pode surgir na hora de pentear, seja com as madeixas secas ou molhadas. Quando isso acontece, temos muita dificuldade de desembaraçar e, em determinados casos, sofremos um certo incômodo até que os fios voltem a ficar livres, leves e soltos.

Por aqui, conhecemos muito bem esse cenário. Por isso, vamos compartilhar com as nossas leitoras quais são os segredinhos infalíveis para evitar que isso ocorra. Confira as dicas e descubra como ficar mais bonita e ter praticidade no dia a dia!

1. Aposte em um pente que não quebra o cabelo

É quando estamos penteando o cabelo que aquela surpresa desagradável pode aparecer. Sim, estamos falando dos nós ou fios embolados. 

Assim, o primeiro passo para ter mais agilidade ao montar um penteado ou arrumar as madeixas é acertar na escolha do pente

Pouca gente sabe, mas o acessório ideal ajudará você a pentear os fios com rapidez, eliminando o embaraço sem comprometer a sua estrutura. Não sabe em qual modelo investir? Te damos uma força:

Para cabelo liso: Recorra às versões de plástico, com os dentes pouco espaçados. Nesse caso, você ainda pode escolher entre as opções com ou sem o cabo;

Para cabelos crespos: Prefira os pentes com dentes que tenham uma distância entre 4 e 6 milímetros. Dentro dessa categoria, os famosos pentes garfo são excelentes, podendo ser encontrados em plástico, madeira ou metal;

Para cabelos cacheados: A melhor saída é optar pelos pentes com os dentes largos. Se possível, invista ainda nos acessórios ionizados ou feitos em madeira.

2. Saiba como não embaraçar o cabelo na hora de dormir

Quem não deseja acordar linda e plena pela manhã? Porém, os seus sonhos podem virar um pesadelo quando as madeixas não passam por certos cuidados antes de dormir. 

Como resultado, elas correm o risco de amanhecer emboladas, sem aquele visual alinhado que tanto amamos. No entanto, nada de desespero. Ao reservar alguns minutinhos para o seu cabelo à noite, você conseguirá driblar esse cenário com eficiência. As nossas sugestões são:

Use um pouco de leave-in: Aplicar algumas gotinhas de óleo finalizador é uma ótima forma de fazer com que os seus fios fiquem maleáveis. Simples, esse truque deixará o seu cabelo escorregadio e, logo, evitará o embaraço;

Faça um penteado: Certos looks são excelentes para proteger as madeixas e fazê-las amanhecer arrumadas. Entre eles, destacamos as tranças, os twists e, até mesmo, as produções com turbantes;

De olho na fronha: Os modelos de cetim ajudam a fazer com que os fios deslizem mais facilmente durante a noite. Fato este, que evita o surgimento de nós e frizz após o sono.

3. Invista nos melhores produtos para cabelos embaraçados

Tenha você o cabelo muito fino ou grosso demais: para fugir do aspecto embaraçado, será preciso ter sempre por perto alguns produtos essenciais. Inicialmente, indicamos o uso do bom e velho condicionador. 

No dia a dia, esse item, junto com o shampoo, é a solução perfeita para promover mais brilho, movimento e maciez aos filhos. Na hora da escolha, prefira as fórmulas com alto poder de hidratação, como aquelas compostas por óleos, proteínas e demais vitaminas. Lembre-se ainda de sempre aplicar o condicionador somente no comprimento do cabelo — e nunca na raiz.

A máscara capilar será a sua melhor amiga

Pensou que acabava por aí? Que nada! Assim como o shampoo e condicionador, é interessante utilizar outros produtinhos poderosos no decorrer da semana. A nossa sugestão é a máscara de nutrição

Excelente para recuperar a vida e a beleza das madeixas ressecadas, esse item ajuda a repor a água e o óleo que podem ser perdidos ao longo do tempo — seja devido ao uso de equipamentos térmicos, exposição solar ou banhos quentes demais. 

Para arrasar, aplique o cosmético semanalmente ou, ao menos, a cada quinze dias. Ainda é importante manter o produto agindo nos fios por, em média, cinco minutos. Esse tempo é essencial para que a estrutura capilar absorva ao máximo todos os nutrientes.

4. Siga o melhor cronograma capilar para os seus fios

Uma das principais causas do cabelo embaraçado é o temido ressecamento. Normalmente, os fios ficam embolados quando estão secos, necessitando de nutrientes e com um aspecto bem áspero. 

Por essa razão, e seja qual for o comprimento de suas madeixas, uma boa solução é seguir à risca um cronograma capilar. De modo geral, esse processo diz respeito a uma rotina de cuidados para deixar as madeixas sempre belas e saudáveis

Ao longo do processo, é preciso contar com diferentes produtos, de acordo com as necessidades do seu cabelo. Esse é o caso dos componentes focados em hidratação, em nutrição e em reconstrução. 

Vale ressaltar que o cronograma capilar é recomendado para todos os fios e deve ser realizado tanto em madeixas que estão saudáveis, quanto as danificadas ou que vêm passando pela transição capilar. Faça o teste!

E aí, lindeza, gostou das nossas dicas para cabelos embaraçados? Agora, não há mais desculpas: ao colocar essas recomendações em prática, o seu visual ficará bem mais macio, resistente e impecável. 

Caso queira continuar acompanhando outras recomendações de experts como estas, siga a nossa página no Instagram e fique por dentro de mais truques de beleza e bem-estar. A gente se vê por lá!

7.3.27