Acne Care: 5 produtos para acne que não podem faltar no seu dia-a-dia

Acne Care

Existem vários tipos e causas de acne, e para cada um é necessário um tratamento específico. Mas no geral, nossa pele precisa de dois fatores essenciais: hidratação e proteção. Para pele acneica, o primeiro passo para controlar cravos e espinhas é readaptar a alimentação e hábitos básicos, associados a produtos para acne que não podem faltar no seu dia a dia. Além de hidratar e proteger, os cosméticos adequados regulam a produção de oleosidade, responsável pela obstrução dos poros. 

Primeiramente, entenda os diferentes graus de acne:

Pele com Acne
  • Acne grau 1: Do tipo que não costuma gerar espinhas, mas os cravos sempre incomodam.
  • Acne grau 2: Neste nível, além de cravos, as espinhas surgem vermelhas e com pus. Nunca as esprema, pois pode contaminar outras áreas do rosto e causar manchas que são bem difíceis de tratar.
  • Acne grau 3: Não se desenvolvem apenas cravos e espinhas. Lesões muito maiores, internas e mais inflamadas, conhecidas como cistos, também. Chegam a ser dolorosas e afetam mais áreas do corpo além do rosto.
  • Acne grau 4: Em casos mais graves, a acne conglobata do grau 4 pode chegar a deformar a pele, pois formam abscessos que só podem ser tratados por um dermatologista, geralmente com medicamentos via oral.

Quais são os 5 principais produtos para acne?

Vamos esclarecer todas as dúvidas que você tem sobre alimentos que pioram a acne, e quais melhoram, mas antes fizemos uma curadoria especial de produtos indispensáveis na sua rotina skincare considerando os graus 1 a 4. 

  1. Protetor solar para pele oleosa e acneica 

Quando for escolher um protetor solar para pele oleosa, mista, ou acneica, prefira fórmulas oil free, de alta proteção, que promovem um efeito “sequinho” no rosto, mantendo-o hidratado e protegendo os poros da entrada de sujeiras que possam obstruí-los, pois a oxidação desses resíduos se transforma no famoso cravo. Lembre-se de reaplicar o protetor solar a cada duas horas, mesmo por cima da maquiagem (dando leves batidinhas para não manchar).

  1. Gel de limpeza facial 
Máscaras de Tratamento

A melhor forma de limpar peles oleosas é usando um bom gel de limpeza facial. Isso porque a textura em gel não produz tanta espuma e promove um efeito “matte” (toque seco) na pele, sem ressecar. Para garantir que o rosto esteja bem limpo, sempre faça movimentos circulares durante aproximadamente dois minutos antes de enxaguar. 

  1. Hidratante para pele oleosa e acneica 

Como falamos anteriormente, a textura em gel é a mais indicada para peles sensíveis e oleosas, inclusive para hidratantes faciais. A melhor etapa para usá-lo é na preparação de pele, ou seja, antes do protetor solar e da maquiagem. Se costuma tomar banho em água morna ou quente, evite lavar o rosto nestas temperaturas, pois o calor estimula a produção de sebo. Prefira lavá-lo na torneira de água gelada depois do banho.

  1. Água micelar efeito matte

A água micelar atua como um potencializador de limpeza para tirar cravos e espinhas, principalmente para mulheres que costumam usar maquiagem diariamente. Micelas são moléculas que funcionam como imãs, retirando as impurezas da pele e “puxando” a oleosidade excessiva produzida pelo entupimento dos poros. Nossa dica extra é deixar o algodão com o produto em repouso por uns minutos na região que pretende limpar. Não é necessário enxague, mas você pode escolher em qual etapa usar: antes ou depois do gel de limpeza facial.

  1. Ácido para acne (com acompanhamento profissional)
Aplicação de Ácidos

Consulte um dermatologista para descobrir qual é exatamente o seu tipo de pele, e descobrir qual dos diferentes ácidos para acne você pode usar no período da noite. Lembrando sempre de usar protetor solar, mesmo dentro de casa, pois a ciência comprova que o uso de aparelhos eletrônicos durante um tratamento com ácido pode manchar a pele. É passar, e ir direto dormir.

Acne e alimentação: entenda como se relacionam 

A hidratação do corpo é mais potente de dentro para fora, então o consumo de água proporcional ao seu peso corporal deve estar sempre em dia. Principalmente se sua acne é grau 4 e está em um tratamento com remédios via oral. Para descobrir qual é a quantidade certa para o seu caso, basta fazer o cálculo de 35ml por quilo. A pele passa a ter um viço maravilhoso se você potencializar essa hidratação com um hidratante facial próprio para peles acneicas. 

Alimentos que pioram a acne

Estudos indicam que alimentos com alto índice glicêmico (como arroz branco, pão branco ou batata) estão associados aos casos mais recorrentes de acne. Mas calma, isso não significa que você tenha que banir esses alimentos da dieta, muito pelo contrário, eles auxiliam no ganho de massa corporal e até no emagrecimento, desde que consumidos com moderação e no momento certo do dia, por exemplo, em refeições feitas antes da atividade física, como o seu combustível energético. 

Alimentação e Acne

Chocolate causa acne?

Quanto ao chocolate, o ideal é consumir versões com mais de 70% de cacau, na quantidade recomendada por um nutricionista. Cortá-lo da dieta para controlar espinhas não faz sentido, já que é um excelente antioxidante. O estresse causa muito mais impacto na acne do que a alimentação. Claro, se seguir uma dieta balanceada e saudável. 

Alimentos que limpam a pele com acne

Consulte um nutrólogo e um nutricionista para saber quais alimentos são mais adequados para você. O que podemos adiantar é que grãos integrais, peixes ou vegetais com ômega-3 (linhaça, chia, nozes), assim como alimentos ricos em zinco, controlam a produção de sebo e atuam como antiinflamatórios. Uma dieta balanceada com cobre, vitamina C e A têm um efeito significativo no controle de cravos e espinhas. Então anota aí para a compra de supermercado: couve, gergelim, acerola, cenoura, laranja…

Vitamina B12 causa acne?

O excesso de vitamina B12 está sim associado ao estímulo de acne, então nunca suplemente qualquer vitamina sem uma análise médica dos seus exames. Como a deficiência de vitamina B12 não é constatada somente em vegetarianos(as) e veganos(as), muitas pessoas acreditam que suplementando sem acompanhamento médico estarão normalizando os níveis no organismo, mas nosso corpo tem um limite e uma tolerância de absorção, podendo indicar o excesso em forma de acne. 

Agora que você já esclareceu todas as dúvidas sobre peles acneicas, que tal conhecer mais sobre skincare no nosso blog? Temos muitos posts com dicas que realmente fazem a diferença quando o assunto é beleza.