7 Cuidados ao visitar um bebê recém nascido

recém nascido

Visitar um bebê recém nascido exige uma série de cuidados especiais que devem ser seguidos à risca. Depois de tantos meses de espera, chegou a tão esperada hora de conhecer o novo ou a nova integrante da família. É claro que todos querem ver o rostinho do(a) pequeno(a), mas apesar do momento da expectativa, cuidar com o contato direto é imprescindível para manter o bebê saudável.

Nesses primeiros meses de vida, o bebê recém nascido ainda não tomou todas as vacinas, não está com imunidade totalmente desenvolvida, e por isso fica mais suscetível a doenças. É importante sempre garantir que esse momento da visita seja agradável, confortável e não sobrecarregue tanto os pais e o bebê. 

Se você está planejando visitar um bebezinho que acabou de nascer, dê uma olhada nas nossas dicas para aproveitar o momento de felicidade com a nova mamãe, sem preocupações.

Dispense as visitas surpresas

Durante o pós parto, a mamãe ainda está muito sensível, assim como o bebê. É preciso ter consciência de que um recém nascido muda completamente a rotina de uma casa. Neste momento, todos os olhares estão sendo voltados para ele, por isso é muito importante ter a autorização dos pais antes da visita, bem como confirmar se é um bom momento. 

Não fique chateado(a) caso não seja o momento ideal. Basta remarcar a visita, pois a autonomia dos pais em relação à saúde do bebê deve ser respeitada. Sabemos que a ansiedade para conhecer o novo pequeninho é grande, porém é necessário garantir que o encontro ocorrerá com toda a segurança possível.

Evite grupos grandes

Muitas pessoas ao mesmo tempo visitando o berçário, ou o quarto do bebê, pode ocasionar um tumulto incômodo para a família, para o hospital ou para a casa que ainda está em adaptação, portanto evite ir às visitas em grupos muito grandes. 

Não leve crianças

Além do barulho que pode ser causado para o neném, que ainda é muito novinho e não está acostumado com os ruídos, é normal que as pessoas fiquem um pouco mais animadas e acabem falando mais alto, comemorando e encostando mais no bebê. Certifique-se de manter a quantidade de pessoas dentro de um limite que não atrapalhe a rotina da casa. Na dúvida, consulte os pais.

Higienização 

Nunca se esqueça de realizar uma boa higienização para visitar um bebê recém nascido, mesmo que você não pretenda ter contato direto, fazendo carinho ou carregando o bebê no colo. É fundamental tomar esses cuidados para evitar transmitir doenças, que podem ser sutis para a nossa saúde, mas para um organismo tão frágil como o de um recém nascido é realmente perigoso. 

Lave bem as mãos e braços com sabonetes neutros e aplique álcool em gel. Este cuidado pode prevenir que o bebê tenha contato com bactérias e vírus logo nos primeiros dias de vida. Como diz o ditado: todo cuidado é pouco. 

Não leve crianças

Outra observação relevante é evitar levar outras crianças e bebês para visitas, pois as crianças mais velhas já estão imunes a grande parte das doenças, com anticorpos o suficiente para a sua idade, mas um recém nascido ainda não tomou nenhuma vacina, por isso que podem acabar transmitindo alguma doença ou vírus. 

Já as crianças mais novas podem não entender a importância do silêncio, assim como não devem tocar ou beijar o bebê. As primeiras semanas ainda serão muito recentes para o encontro, cogite aguardar os próximos meses para apresentá-los.

Evite Toques

Evite beijos e toques

Todos os dias entramos em contato com milhares de bactérias e vírus que podem parecer inofensivos para nós, porém não são para o bebê. Por isso, apenas o veja com certa distância e brinque apenas quando estiver no colo dos pais, ou compreender e respeitar os limites que a mãe estabelece para o toque. 

Sabemos que é praticamente irresistível ver um bebê e não enchê-lo de carinhos, mas os pediatras alertam sobre os riscos que isso pode causar. Cerca de 50 bilhões de bactérias podem habitar a boca de cada pessoa, portanto é ainda mais nocivo beijar às mãos dos pequenos, pois as levam à boca, rosto e nariz com frequência, podendo desenvolver doenças como a mão-pé-boca, que provoca estomatites (um tipo de afta).

Visitas rápidas

Se deseja visitar um recém nascido, é preciso ter em mente que os pais estão cansados, mas principalmente a mãe, pois os primeiros meses pós parto também implicam adaptação do corpo ao estado normal, em um período chamado “resguardo” ou quarentena. Faça uma breve visita para que seja uma passagem agradável para todos.

Não acorde o bebê

Não acorde o Bebê

O sono do bebê é sagrado, pois ele pode ter passado a noite inteira com cólicas e acordado e naquele exato momento pode relaxar e descansar. Além disso, após o nascimento, o sono do bebê ainda não é regular, acontece de formas fracionárias e rápidas. Por isso é importante respeitar esse momento tanto para o bebe quanto para os papais.

Leve presentes para a família

A tradição para receber um novo bebê na família é levar um presente, tanto para o pequeno, quanto para a mãe. Ao seguir todas as recomendações acima, você pode escolher algum item útil, baseado no chá de bebê feito pelos pais, ou nas nossas dicas de presentes para recém nascido.

Família do Bebê

Algumas ideias são:

A Lojas Rede possui uma curadoria de produtos próprios para bebês e recém nascidos, que você pode conferir no nosso site, para o momento ideal da visita, tornando o encontro ainda mais especial, com o máximo cuidado e proteção.