5 Truques de maquiagem para os olhos

Troques de Maquiagem

A maquiagem para os olhos pode parecer a mais difícil, por ter muitos detalhes, variedade de produtos para usar e passos a serem seguidos. 

A Lojas Rede reuniu 5 dicas essenciais para te ajudar a fazer aquele olhar cativante de forma prática e ainda dar um “up” no visual, pois com os truques de maquiagem é possível refinar ainda mais a make ao realçar os olhos. 

Uma maquiagem bonita não precisa ser demorada e nem difícil de fazer. Confira as dicas!

Esfume bem e capriche na sombra

Esfume bem a sombra

O segredo de uma make profissional, com aspecto de luxuosa, é estar bem esfumada, portanto evite exagerar na quantidade de produto aplicado e esfume bem. O ponto certo é quando você não consegue ver a marcação entre as sombras usadas no degradê. 

Hoje existem diversos tipos de sombra, produzidas por marcas confiáveis, com ótima pigmentação e durabilidade, que podem ser encontradas em uma variedade de formatos. Você pode optar por tons mais terrosos e neutros, ou tons mais coloridos (quem sabe até um neon). Enfim, aquele que mais tem a ver com você e o seu estilo.

Primer ou fixador de sombras na maquiagem

Um bom primer ou fixador de sombras faz o seu trabalho muito bem. A dica principal é aplicar uma pequena quantidade na pálpebra para que tudo que vier depois do fixador tenha uma durabilidade muito maior, além de fazer a sombra pigmentar muito mais do que não ter essa base por baixo. Estes dois produtos também criam uma película na pele, tornando a pálpebra mais lisinha, uniforme e menos oleosa, auxiliando na aplicação de sombras e glitters. 

Delineado de acordo com o formato do olho

O delineador se tornou um produto queridinho entre as amantes de maquiagem, ainda mais no formato mais tradicional: o delineado “cat eye”, ou “gatinho”. Ele é super clássico e ao mesmo tempo muito charmoso. É o traçado mais fácil de fazer, além disso combina com todos os estilos de make, dos mais delicados até os mais ousados. 

Vamos simplificar a escolha do melhor formato para o seu rosto explicando dois fatores relevantes: tipos de pálpebra e tipos de técnica de delineado.

Tipos de pálpebra

Caso você tenha uma pálpebra mais caidinha, ou pequena, faça um traçado mais fino para que não suma quando estiver com os olhos abertos. Mas se possui uma pálpebra mais “aberta”, ou seja, com mais espaço, pode aumentar a grossura da linha e assim tornar o rosto evidente e harmônico.

Delineado nos olhos

Tipos de técnica de delineado

Existem muitos tipos de delineador no mercado: em gel, líquido, caneta, lápis, pincel, carimbo e outros. A ideia é você testar diferentes formatos, até encontrar aquele com que você mais se adapte e tenha mais facilidade. 

Se ainda não desenvolveu uma habilidade tão prática para usá-lo, pode fazer um traço com lápis de olho e depois cobrir a marcação com o delineador líquido, limpando os excessos com um cotonete, ou quem sabe usar uma fita adesiva para criar a marcação a ser contornada. 

Como última dica, que funciona muito bem, é a de usar um grampo (de cabelo mesmo). A parte da ponta que forma um triângulo é ótima para fazer o gatinho, já que tem a forma certa dele, então basta retirar as bolinhas que possui na ponta do grampo e passar o delineador apenas na parte que forma um “V” e assim, quando você “carimbar” na pálpebra, terá a parte mais difícil, feita! Ah, e não se esqueça: quanto mais pigmentado for o produto, melhor.

Harmonize a distância entre os olhos

Para os olhos que são muito próximos e os que são muito separados, existem técnicas diferentes. O jogo de sombras nas pálpebras é a chave para harmonizar o olhar. Se deseja aumentar a distância entre eles, você pode aplicar uma sombra clara na região próxima ao nariz. Já para os olhos mais separados, não é indicado passar sombras claras nesta região, pois acaba os distanciando ainda mais.

Crie profundidade nas pálpebras

Profundidade nos olhos

Quando os olhos são muito pequenos e possui pouco espaço de pálpebra, é importante criar a ilusão de profundidade e mais espaço na maquiagem. 

Assim como fazemos na técnica de contorno, onde aplicamos tons mais escuros nos traços do rosto que queremos “emagrecer”, para causar a ilusão de que essa parte é mais “para dentro”. Nos olhos, faremos da mesma forma, seguindo este passo a passo:

  1. Aplique uma sombra marrom como fundo base 
  2. Complemente com até 2 tons mais escuros na pálpebra fixa, criando um aspecto de olhos mais abertos, maiores, com profundidade, consequentemente valorizando o olhar. 
  3. Deixe para aplicar as sombras mais claras no canto interno dos olhos. 
  4. Se preferir, finalize a produção com um iluminador no centro da pálpebra e embaixo do canto superior externo da sobrancelha
  5. Cílios postiços dão aquele toque final para “levantar” o olhar

Aposte na máscara de cílios

Capriche na máscara de Cílios

Além dos cílios postiços, a máscara de cílios é um item indispensável, pois ele é muito prático e fácil de ser utilizado. Mesmo que você não esteja 100% maquiada, ele faz toda a diferença no visual. Dos tipos de máscara de cílios, aquelas com a cerdas mais “recheadas” funcionam muito bem para dar volume. Enquanto para alongar, prefira as cerdas menores e o aplicador mais fino. Já se você quer dar aquela curvadinha a mais no cílios, opte por um aplicador curvado.

Essas dicas te ajudaram a entender melhor como usar truques de maquiagem para o olhar? No nosso blog compartilhamos outros conteúdos interessantes sobre cuidados e beleza, como as tendências de maquiagem para 2022. Não deixe de conferir!