5 dicas rápidas para uma rotina de cuidados com a pele masculina

Homem cuidando da pele do rosto

Nos últimos anos, o skincare se tornou um dos assuntos mais comentados na dermatologia. Não por menos! As pessoas estão cada vez mais preocupadas em cuidar do visual, investindo no autocuidado e em práticas saudáveis para conquistar mais bem-estar. E não se engane: essa febre vem atingindo não somente as mulheres, mas também, os homens que desejam manter a pele sempre impecável.

Acredite ou não, durante muitos anos esse assunto foi um tabu para os rapazes. Felizmente, o tempo passou e esse cenário mudou. Hoje, muitos indivíduos já entendem a necessidade de aprender como cuidar da cútis para evitar o envelhecimento precoce, assim como, acnes ou problemas causados pelo sol.

Diante disso, vamos dividir truques para você manter o rosto impecável e se prevenir contra diversos incômodos. Para saber quais são eles, confira o nosso post e anote as recomendações!

A importância da rotina de pele masculina

homem com a mão no rosto

Esqueça a ideia de que seguir uma rotina de cuidados com a pele é algo exclusivo das mulheres. Todo e qualquer indivíduo vaidoso, que se preocupa com a sua aparência e saúde, deve atentar a esse detalhe diariamente. 

E tem mais: caso não saiba, a cútis é considerada o maior órgão do corpo humano e, assim como cuidamos do coração, fígado e rins, esse tecido merece o máximo de dedicação.

Ainda vale lembrar, que a pele masculina, em geral, é mais oleosa, espessa e costuma passar por um processo de envelhecimento diferenciado. Como os homens possuem mais glândulas sebáceas e poros, há grandes chances da oleosidade causar certos danos, como a foliculite, dermatite seborreica e acne.

Diferentemente do que se acredita, a rotina de cuidados com a pele masculina deve ser realizada com produtos específicos para essa finalidade — e não apenas com a simples dupla “água e sabão”.

Outro ponto relevante é que essa prática deverá se tornar um hábito, sendo feita todos os dias com consistência e comprometimento. Somente desse modo, será possível aproveitar os seus benefícios e diminuir os riscos de desenvolver problemas futuros.

Por falar em vantagens, a seguir listamos os principais pontos positivos que um rapaz pode usufruir ao levar o skincare para a sua vida. Espia só:

  • menos espinhas e cravos;
  • combate ao envelhecimento precoce;
  • visual mais viçoso e saudável;
  • textura macia e aveludada;
  • possibilidade de se proteger contra doenças e, até mesmo, o câncer de pele.

Como melhorar a pele do rosto masculino: 5 passos!

Como falamos, existem produtos específicos para a pele masculina que devem fazer parte da sua rotina de cuidados com a pele. Contudo, antes de escolher os seus, é preciso tomar algumas precauções, como conhecer a fundo as características da sua cútis.

Somente a partir dessas informações, será possível eleger os componentes mais eficientes para garantir as vantagens dessa prática. Em geral, temos cinco tipos de pele, cada qual, com as suas particularidades. Veja:

  • pele sensível: pode se irritar com facilidade, apresentando vermelhidão ou ardência;
  • pele normal: possui poros pequenos, textura equilibrada e uniformidade;
  • pele seca: conta com dificuldade para reter água e se manter hidratada. A sua textura é áspera, escamosa e de tonalidade opaca. Ainda pode apresentar irritação e coceira;
  • pele oleosa: tem grandes níveis de sebo e está mais propensa ao surgimento de espinhas e cravos. Os seus poros também são abertos e o brilho é intenso;
  • pele mista: pode ser seca ou normal na área das bochechas. Em paralelo, a zona T, que abrange o queixo, o nariz e a testa, é oleosa e com os poros abertos.

Com esses dados em mãos, já será possível dar início aos cuidados com a pele masculina. Adiantamos que o processo é simples e não ocupará muito tempo da sua agenda. Vamos lá?

Passo 1: lave o rosto com um sabonete facial

Homem lavando o rosto

Nessa etapa, é indicado investir em um componente antioleosidade e, se possível, com ação renovadora celular. Desse modo, você conseguirá eliminar o acúmulo de sujeira e prevenir o surgimento de pelos encravados.

Uma boa opção, é o Sabonete Urban Men — uma opção desenvolvida especialmente para limpar profundamente a pele do homem, mas sem agredir ou ressecar. Ao final, você sentirá uma incrível sensação de leveza e frescor.

Passo 2: faça a barba normalmente

Se você é uma pessoa habituada a se barbear, essa é a etapa correta. Use uma boa espuma ou creme para essa finalidade, que irá prevenir a região da irritação e dos cortes.

Ainda na dúvida? A gente fez um post exclusivo no nosso blog, onde explicamos como fazer a barba sem sofrimento e garantir um visual caprichado.

Passo 3: aplique um spray ou loção calmante

Seguindo as nossas dicas sobre como cuidar pele do rosto masculino, indicamos que você aplique um spray ou creme calmante sempre após se barbear.

Essa prática serve para acalmar a cútis e, ao mesmo tempo, promover a cicatrização completa de qualquer corte que possa ter ocorrido durante a remoção dos pelos.

Lembre-se de escolher um produto de boa procedência, que conte com ação refrescante e, inclusive, seja formulado com ativos próprios para hidratar a região.

Passo 4: aplique um tônico facial

Apesar de ser uma etapa opcional, o uso do tônico facial é amplamente indicado. Assim que usá-lo, você conseguirá controlar a oleosidade da pele e diminuir o visual dos poros dilatados. Aplique o produto nas áreas mais oleosas da sua face — que é o caso do nariz, testa e queixo.

Passo 5: não se esqueça do protetor solar

Pensou que o protetor solar ficaria fora da nossa lista de skincare masculina? Errou feio! Para que a sua rotina de cuidados fique ainda mais potente e pronta para livrar você de problemas, não se esqueça de aplicar um filtro solar com, no mínimo, 30 FPS.

Tal passo é imprescindível e deve ser realizado todos os dias — até mesmo, durante a temporada de outono/inverno. Para não piorar a oleosidade, é recomendado optar por um produto de textura leve e efeito mate, sendo o Solar L’Oréal Expertise Toque Seco uma ótima saída.

Viu só? Cuidar da pele masculina é um processo muito mais simples do que você imaginava.

7.3.27