5 Dicas para manter a pele hidratada no inverno

Independentemente da época do ano, uma coisa é fato: os cuidados de beleza precisam estar sempre em dia. Porém, é no inverno que a nossa cútis exige um uma atenção especial, devido ao ressecamento causado pelo vento gelado, além da água quente do banho. E aí, a solução é recorrer aos truques exclusivos para manter a pele hidratada.

Aqui, não estamos falando apenas do skin care para inverno, detox facial caseiro ou do uso de cosméticos poderosos para essa finalidade. Mas também, de reavaliar os seus hábitos diários e, a partir de agora, começar a investir em práticas que deixarão a sua rotina mais leve e saudável durante essa estação.

Para saber quais são esses segredos infalíveis, não saia daí. O post de hoje está recheado de dicas práticas, simples e que podem ser feitas sem sofrimento, dentro da sua própria casa. Acompanhe!

1. Xô, banho quente demais!

mulher com toalha no cabelo

Vamos falar a verdade? Durante o inverno, não há nada mais gostoso do que tomar um banho quentinho, capaz de relaxar o corpo e também a mente após uma agenda intensa de trabalho.

Porém, ainda que esse hábito seja extremamente prazeroso, ele pode se tornar prejudicial à nossa pele, estimulando o ressecamento — especialmente, quando realizado com frequência. Para contornar o cenário, a melhor saída é evitar a ducha em altas temperaturas, preferindo ajustá-la sempre no modo morno.

Ao longo desse processo, também é interessante ficar de olho nos sabonetes corporais que estão sendo usados durante a temporada mais fria do ano, preferindo sempre aqueles bem cremosos e com grande poder hidratante. Com esses truques básicos, será possível manter o corpo cheiroso, limpinho, com a sua lubrificação natural intacta e sem qualquer tipo de agressão.

Dica de produto

No mercado de beleza, existe uma infinidade de sabonetes corporais, cada qual, indicado para um tipo de pele. E diferente do que se acredita, não é preciso gastar muito para conseguir um efeito interessante, já que há marcas acessíveis e bem eficientes. 

O Sabonete Líquido Dove é um deles. Com nutrição profunda, ele ajudará a higienizar a região e, ao mesmo tempo, deixá-la bem hidratada e com textura macia.

2. Cuidar da alimentação é importante

pessoa comendo tigela de salada

Engana-se quem imagina que, para aprender como hidratar a pele é preciso focar somente nos cosméticos. Nada disso! De acordo com os especialistas em dermatologia, o ideal é também prestar atenção nos alimentos ingeridos ao longo da semana, que refletem diretamente em nosso visual.

Comece evitando o consumo excessivo de frituras, doces e refrigerantes. Em vez disso, prefira ingerir legumes, verduras e frutas que são ricas em vitamina C. Exemplos disso? A laranja, o morango, o limão e a cereja.

Outro erro comum durante o inverno, é que as pessoas tendem a diminuir o consumo de água e líquidos saudáveis, tais quais os chás e sucos. Entretanto, ingerir, ao menos, 2 litros por dia, é um cuidado fundamental para conservar a hidratação das células da derme e garantir a sua maciez e elasticidade.

3. A rotina de skin care caseira para o inverno não pode faltar

mulher aplicando creme facial

Quem tem o costume de cuidar da pele do rosto — seja para eliminar a oleosidade, combater o envelhecimento precoce ou, simplesmente, minimizar o ressecamento, investe em técnicas de skin care.

E para essa estação, uma boa saída é a rotina de skincare caseira, em que será preciso utilizar apenas alguns ingredientes naturais e baratinhos, presentes em sua própria casa e capazes de promover um efeito jovem e saudável para a face.

Uma das dicas mais recomendadas, é a do creme de pepino. Caso não saiba, esse alimento ajuda a desinchar a região, hidratá-la e refrescá-la. Veja como é simples:

  • bata 1 pepino no liquidificador;
  • adicione 100 ml de água gelada;
  • aplique essa mistura na pele do rosto;
  • deixe agir por até 10 minutos.

Quer mais uma solução? Então, talvez seja bom aprender como hidratar pele seca utilizando a boa e velha aveia. Ideal para cútis sensíveis, essa fórmula ajuda a acalmar o rosto, minimizar a vermelhidão típica do frio e, como bônus, adicionar uma textura viçosa. Não tem segredo:

  • em um bowl, coloque 1 colher de sopa de mel;
  • em seguida, adicione 1 colher de sopa de farinha de aveia;
  • mexa bem, até alcançar uma consistência homogênea;
  • aplique o conteúdo na pele e espere secar, retirando com água corrente.

4. Cuidar da hidratação dos lábios é primordial

mulher tocando os lábios

Assim como o rosto e o corpo, os nossos lábios também sofrem consideravelmente durante o inverno. Afinal, quem nunca sentiu a região ressecada e, inclusive, rachada? Bastante incômodo, esse problema tende a acometer homens e mulheres de todas as faixas etárias. Isso porque é durante as temperaturas mais baixas que eles ficam sensíveis e muito suscetíveis aos cortes causados pelo vento. Bem chato!

Diante disso, é válido realizar esfoliações caseiras semanalmente, utilizando um pouquinho de mel + açúcar mascavo. Coloque um pouco da mistura na região e vá massageando lentamente, até conseguir eliminar as impurezas e células mortas.

A hidratação da área também é importantíssima e pode ser feita com alguns cosméticos disponíveis nas principais lojas online. A indicação de hoje, é o Protetor e Hidratante labial Laby, sabor cereja. 

Com uma fórmula nutritiva, ele mantém os lábios longe do ressecamento e, de quebra, protege a superfície contra as queimaduras solares ou o envelhecimento precoce.

5. Tente não esfregar demais a pele

mulher com toalha na cabeça e máscara facial aplicada em metade da face

Como já mencionamos, é sempre bom ter cuidado na hora de aplicar alguns produtos. Seja para a hidratação de pele mista, quanto durante o uso de um hidratante para pele oleosa. 

É durante a limpeza da região, ou na aplicação de certos cosméticos, que podemos realizar movimentos fortes e intensos, capazes de machucar a cútis e, logo, criar o efeito contrário ao desejado.

Obviamente, você não deseja passar por essa situação, correto? Por isso, tente sempre passar esses cosméticos de maneira leve e delicada. Assim como optar por produtos específicos para o seu tipo de pele, que são próprios para promover a renovação celular, sem causar qualquer agressão.

E por falar em hidratação de pele mista, uma boa indicação de produto é a Máscara Facial Ricca Chocolate. Perfeita para todos os tipos de derme, ela possui ação nutritiva, reparadora e conta com extrato de cacau + argila kaolin. Quem experimenta, adora!

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de hidratação para a pele no inverno.

Aproveite para conferir o e-commerce da Lojas REDE e arrematar agora mesmo outros produtos para te ajudar nessa missão.

5.6.40