Quer fazer um detox facial? Veja 5 dicas para praticar em casa!

mulher realizando rotina de skin care, segurando duas rodelas de pepino para os olhos

O detox facial é a pedida certa para quem deseja recuperar o visual jovem, saudável e livre de manchas ou espinhas. Confira o post e saiba como praticá-lo!

Ainda que você esteja passando um bom tempo em casa, uma coisa é verdade: diariamente, a nossa pele sofre com os efeitos da poluição, da maquiagem e outros elementos capazes de prejudicar o seu aspecto. Inclusive, quando se tornam constantes, esses fatores colaboram para o envelhecimento precoce, o surgimento de manchas e outros detalhes nada agradáveis.

Mas, como temos soluções para (quase) tudo, você pode investir no detox facial e reverter esse cenário, sabia? Atualmente, existem vários truques que podem ser colocados em prática sem que, para isso, seja necessário contar com um especialista. O melhor, é que esses procedimentos são bastante acessíveis e conseguem promover uma limpeza profunda na cútis, resgatando a sua aparência jovem e impecável.

Como tudo o que é bom merece ser compartilhado, resolvemos trazer para este post alguns truques infalíveis. A seguir, você descobrirá dicas de hidratação para o rosto, além de outros hábitos que farão milagres em sua aparência. Não perca!

1. Experimente a limpeza de pele caseira

mulher deitada recebendo a aplicação da máscara facial.

A limpeza de pele é um procedimento dermatológico bastante conhecido. Ao realizá-lo, você consegue combater inúmeras impurezas da pele, como a oleosidade e os poros obstruídos, que são os responsáveis pelo surgimento dos cravos e espinhas. Contudo, não é sempre que temos tempo de sobra para ir até o especialista e investir nessa prática — é nesse momento, que a limpeza de pele caseira faz toda a diferença.

Hoje, o mercado da beleza já conta com inúmeros produtos que podem ser utilizados para essa finalidade. São fórmulas acessíveis e capazes de promover um verdadeiro detox facial. Comece identificando as necessidades do seu rosto. Se ele estiver com maquiagem, usar um demaquilante é fundamental. Temos ainda a água micelar, que é ótima para acabar com as toxinas e controlar a oleosidade.

Entre todos, porém, o gel de limpeza facial é fundamental para promover uma higienização profunda — estando você com maquiagem ou sem. O produto ajuda a remover as toxinas, mas sem deixar a face ressecada, como ocorre quando usamos sabonetes de ação intensa. Lembre-se ainda do esfoliante. Prático, ele consegue desobstruir os poros e melhorar o aspecto da pele acneica. Bem fácil, não é?

2. Para um detox facial, o banho a vapor é infalível

Pouca gente imagina, mas um simples banho a vapor é capaz de proporcionar efeitos incríveis na cútis. Quando passamos um tempo sob o calor e umidade, conseguimos abrir os poros da região e, consequentemente, removemos as impurezas e toxinas acumuladas ao longo dos dias.

mulher tomando banho

E mais: essa prática ainda ajuda no combate aos cravos e linhas de expressão, criando um efeito equilibrado e viçoso. Além do banho de vapor, o uso pontual com vasilhas ou outros acessórios elétricos, podem ser realizados por qualquer pessoa. Veja como funciona:

Passo 1: pegue uma vasilha funda;
Passo 2: encha o recipiente com água fervente;
Passo 3: depois, adicione algumas folhas frescas de manjericão e alecrim;
Passo 4: coloque o rosto sobre o vapor por até cinco minutos.

3. Aposente a maquiagem por alguns dias

mulher sorrindo com a mão no rosto

Usar maquiagem no dia a dia é um prazer para muitas mulheres, seja para adicionar uma cor extra aos lábios, camuflar marcas e manchas ou, simplesmente, realçar os seus pontos positivos, sendo figurinha carimbada na necessaire feminina. Entretanto, o uso diário de maquiagem pode ter efeitos na pele. Por isso, promover o detox facial e deixar boa parte dessas fórmulas de lado é essencial, assim você permite que a pele respire melhor, sem a influência de nenhum componente capaz de comprimir os poros, deixando a cútis mais equilibrada, com bem menos oleosidade e sem correr o risco de sofrer com alergias.

Decidiu aplicar alguma maquiagem no rosto? Tudo bem! Só não se esqueça de, ao fim do dia, remover ao máximo o excesso de produtos, sempre utilizando um lenço demaquilante ou o demaquilante líquido, além do gel de limpeza.

4. Hidrate sempre. E se precisar, hidrate mais um pouco

amigas deixatas na cama sorrindo ao fazer skin care

De nada adianta seguir as nossas recomendações anteriores se, no fim, você não hidratar o seu rosto. Naturalmente, a pele já produz uma hidratação natural, que serve para proteger a região contra o ressecamento e o envelhecimento precoce. Contudo, existem situações em que a cútis pode ficar ressecada — seja por fatores externos ou genéticos.

O inverno, o suor excessivo e a permanência em ambientes com ar condicionado são alguns exemplos que favorecem a perda de líquidos na derme. A solução, então, é recorrer ao processo de hidratação facial. Ele é ótimo para renovar as células mais profundas e proporcionar uma aparência mais elástica, regenerada, jovem e saudável.

Para tanto, invista em hidratantes próprios para o seu tipo de cútis, seja ela oleosa, mista ou ressecada. Você ainda pode investir na máscara detox facial, que é um produto pra lá de acessível e ótimo para fornecer efeitos fantásticos em poucos minutos.

É interessante realizar esse processo, ao menos, uma vez por semana. O hidratante facial, por outro lado, deve ser aplicado diariamente — logo pela manhã e antes de dormir, com a pele já limpa.

5. Faça uma massagem de detox facial

mulher utilizando rolo de massagem facial

Que tal apostar em uma massagem de detox facial? É isso mesmo! Popularmente conhecida como “kibido”, essa técnica tem origem no Japão e, há séculos, vem sendo utilizada para relaxar e eliminar as impurezas da face. Tudo isso, sem contar com o seu efeito revigorante, que ajuda a suavizar as rugas, deixar os músculos mais firmes e intensificar a hidratação.

Você só vai precisar utilizar as mãos para alcançar um efeito bacana e aliviar os pontos de tensão. Inclusive, a técnica é muito indicada para aqueles dias em que acordamos com os olhos inchados e sentimos a necessidade de reduzir os fluídos acumulados. Olha como é fácil:

lentamente, comece massageando a lateral das costeletas e olhos;
depois, desça para a mandíbula e o queixo;
repita o procedimento, em média, até 10 vezes em cada área.

Ainda é válido deslizar os dedos seguindo os passos indicados a seguir:

das bochechas até as costeletas;
do buço até a altura do queixo;
dos olhos em direção às têmporas.

Viu só? Com essas dicas milagrosas, o seu detox facial ficará impecável, assim como o seu rosto. Assim, rapidamente, será possível notar essa mudança não somente em sua aparência, mas também, na autoestima e bem-estar. 

Se gostou, aproveite para conferir nosso e-commerce e comprar alguns produtos para auxiliar nesse processo. Você não vai se arrepender!

5.6.40