5 cuidados essenciais que devemos ter durante o outono/inverno

Alô, lindeza! Hoje, queremos falar especialmente sobre os cuidados com o frio. Isso mesmo! Como você já deve ter notado, é durante as baixas temperaturas que o nosso corpo fica mais vulnerável e, inclusive, vários probleminhas podem surgir ao longo dos dias. 

Resfriados, falta de hidratação e, até mesmo, complicações de pele estão nessa lista. Por essas e outras, é necessário ficar sempre de olho para fugir desses cenários e, com isso, conseguir aproveitar todas as vantagens dessa estação tão charmosa. 

Por aqui, já começamos a realizar algumas mudanças práticas de hábitos, mas que farão toda a diferença a curto prazo. Quer saber quais são elas? Neste post, te contamos tudinho e, de quebra, damos algumas dicas extras para arrasar. Acompanhe!

1. Cuidados com o frio: invista na alimentação saudável

Iniciando o nosso artigo sobre os cuidados com o tempo frio, vamos falar um pouco sobre a importância da alimentação saudável. 

Pouca gente sabe, mas durante o outono/inverno, o nosso corpo gasta muita energia para manter a sua temperatura estável — e isso faz com que percamos muitas calorias.

Essa condição estimula uma grande vontade de ingerir alimentos pesados e, até mesmo, doces. O resultado? É um só: sem pensar, partimos de vez para os fast foods, alimentos processados e comidas com alto teor de gordura, deixando de lado os legumes e as verduras. 

Infelizmente, esse quadro pode comprometer o nosso sistema imunológico, nos deixando mais suscetíveis a desenvolver doenças. Assim, o segredo é não vacilar. Em vez de comer lanches, sobremesas e snacks todos os dias, mantenha o equilíbrio. 

Se possível, inclua no cardápio ingredientes ricos em vitamina C, como o brócolis, a abóbora, a couve, a tangerina, a laranja e o limão. Com eles, as suas defesas ficarão em dia e você conseguirá passar pelos dias frios com muito mais saúde e tranquilidade.

2. Hidrate-se! Beber água é essencial

É comum que, durante o calor, a gente sinta mais vontade de beber água e demais bebidas refrescantes. No entanto, no inverno essa prática não pode ser ignorada. 

Pelo contrário: é ao longo dessa época que precisamos reforçar a hidratação corporal, garantindo que os nossos anticorpos permaneçam mais fortes e ajudem a manter a imunidade intacta. 

Vale lembrar que, uma vez desidratado, o corpo pode apresentar várias complicações nada agradáveis, como problemas respiratórios, infecções e a temida pele ressecada. 

Diante disso, fique de olho e tome, ao menos, dois litros de água diariamente. Você também pode substituí-la por água de coco, chás ou sucos naturais sem adoçante. 

3. Invista em cuidados com a pele no inverno

O frio bateu na porta e você começou a notar sua pele ressecada no rosto? Muita calma nessa hora! 

De acordo com uma pesquisa, publicada no British Journal of Dermatology, isso ocorre porque as células da face costumam encolher no inverno — comprometendo uma proteína conhecida como filagrina e que é responsável, entre outras funções, por manter o ressecamento equilibrado. 

Dessa forma, e para evitar que a pele ressecada no rosto se intensifique, você deve apostar em algumas mudanças simples de hábitos. Preste muita atenção à temperatura do seu chuveiro. 

A dica é fugir dos banhos quentes demais, já que eles ajudam a eliminar a barreira natural de proteção da derme. Em vez disso, prefira a água morna e, se possível, lave o rosto somente com água fria.

4. Use protetor solar mesmo quando não houver sol

Prosseguindo com o nosso post de cuidados essenciais com a pele do rosto, não podemos deixar de citar a importância do filtro solar. Faça chuva ou faça sol, esse produtinho é essencial para proteger a derme dos efeitos nocivos da radiação solar — que teimam em nos atingir mesmo em dias nublados. 

Aliás, e mesmo que você esteja com roupas longas e cobrindo boa parte do corpo, tenha em mente que a sua face está desprotegida. Logo, ter um filtro solar à mão é mais do que necessário – principalmente, as versões com, no mínimo, FPS 15 e desenvolvidas especialmente para essa área.

Se você sofre com a pele oleosa, tudo bem! Atualmente, e para ajudar as mulheres com essa característica, muitas marcas criaram opções com efeito matte, que deixam o rosto bem sequinho e livre de espinhas.

5. Saiba o que passar na pele ressecada pelo frio

No inverno, aprender como cuidar da pele do corpo é imprescindível para que a região não resseque e, tampouco, fique descamando. Em situações mais severas, inclusive, é provável que a pessoa apresente alergia ao frio na pele, o que pode desencadear coceira, irritação e até ferimentos.

Nessas condições, o segredo é contar sempre com bons produtos para o corpo e rosto. Esse é o caso dos óleos corporais, das loções hidratantes e dos cremes próprios para hidratar e revigorar. 

Todos os dias, aplique o produto ideal para cada região em áreas que costumam ressecar com facilidade: rosto, cotovelos, joelhos, mãos e panturrilhas são alguns exemplos.

Também é importante priorizar cosméticos de ótima qualidade e devidamente indicados para o seu tipo de derme. No mercado, você não terá dificuldade para encontrar opções exclusivas para pele oleosa; enquanto outras, são ideais para peles ressecadas ou mistas. 

Creme para ressecamento de pele

Quer fazer com que a pele do corpo fique sempre hidratada? Veja só algumas opções de cosméticos poderosos e bem avaliados pelo público:

Dica da Rede

Por último, não se esqueça de ficar sempre bem agasalhada. Com as diversas variações de temperatura, a nossa imunidade pode ficar comprometida, facilitando o surgimento de gripes, resfriados e por aí em diante. Sempre que sair de casa, leve um bom casaquinho, que seja confortável e ideal para te proteger do frio.

E aí, após essas dicas de cuidados com o frio você já se sente preparada para enfrentar as baixas temperaturas em grande estilo? Para completar o seu arsenal de produtos, aproveite para acessar o site das Lojas Rede e conferir opções incríveis de protetores, hidratantes e outros cosméticos fundamentais.

7.3.27