3 Dicas para aumentar a vida útil do seu secador de cabelo

Secador de cabelo

Indispensável na rotina de cuidados com o cabelo de muitas pessoas, o secador é projetado para aguentar altas temperaturas e uso constante, entretanto, o ritual de limpeza e manutenção são essenciais para prolongar sua vida útil. 

Pensando nisso, a Lojas REDE preparou um guia de cuidados com secador de cabelo para você cuidar do seu produto por muito mais tempo. Confira! 

Escolha o modelo de secador de cabelo ideal para você

O mercado de cuidados capilares oferece uma ampla variedade de produtos, por isso, na hora de comprar secador de cabelo preste atenção às recomendações do fabricante. Por exemplo, o modelo que você está escolhendo é bivolt? Caso não seja, a voltagem corresponde às suas tomadas? São perguntas importantes antes de colocar o produto no carrinho. 

Além disso, preste atenção nas informações sobre o motor do secador de cabelo, afinal, ele é responsável por indicar a eficácia do objeto. Os modelos com Motor AC Profissional costumam ser produtos de alta potência e durabilidade, com jatos de ar mais fortes e menores ruídos. Sua vida útil é três vezes maior do que um secador tradicional com Motor DC, que é utilizado nos modelos mais acessíveis, apresentando jatos menos eficientes e um processo mais demorado. 

Modelo de secador de cabelo

Na hora de optar pelo modelo AC (Corrente Alternada) ou DC (Corrente Contínua) o preço não pode ser o único fator. Leve em consideração também o quanto você pretende usar seu secador de cabelo. Por exemplo, para quem tem uma alta quantidade de fios espesso, o uso diário em um Motor DC pode ser prejudicial. Já para cabelos curtos e finos, com uso ocasional, é o modelo capaz de oferecer o maior conforto.  

Mas, não apenas o modelo de secador de cabelo importa nesse momento. Lembre-se sempre de investir em um protetor térmico para cabelo antes do uso de qualquer fonte de calor. 

Aprenda a fazer a limpeza do seu secador de cabelo

Aprender a fazer a limpeza do secador de cabelo é um passo fundamental para garantir sua durabilidade. Isso porque o acúmulo de pó, fios e sujeiras em geral podem danificar o aparelho que, muitas vezes, possui um alto valor de reparo ou substituição. 

O primeiro passo para aprender a limpar o secador de cabelo é observar se a sua grade é removível, dando maior agilidade ao processo. Além disso, escolha modelos com filtros para o aparelho, dessa forma você não precisa investir em nenhum material profissional de manutenção, apenas o remova temporariamente para limpá-lo e depois o reposicione. 

Limpeza do secador de cabelo

Para fazer a limpeza do seu equipamento, comece o desligando da tomada, evitando assim qualquer tipo de acidente. Após isso, realize uma limpeza externa no secador de cabelo, ou seja, retire os cabelos presos na entrada do aparelho e, então, siga para a remoção da grade na parte traseira. Nesse espaço, você vai encontrar o filtro do seu produto e para limpá-lo você pode utilizar uma pequena escova, um haste flexível e até mesmo um aspirador de pó, removendo todos os resíduos. 

Atenção: apenas siga para a limpeza do motor se tiver experiência com esse tipo de manutenção, caso contrário, opte por levar o produto até uma assistência técnica especializada, evitando danos ao eletro. 

Cuidado com os acessórios do secador de cabelo

Os secadores de cabelo costumam vir acompanhados de alguns acessórios, como o difusor de volume, bocal modelador, touca difusora, pente bocal difusor e suporte de apoio. Entretanto, você sabia que estes artigos são influenciadores na hora de falar sobre a vida útil do secador de cabelo? Isso porque o cuidado na hora do uso e a manutenção dessas peças também é essencial. 

Difusor de Volume

Desenvolvido para secar os fios com maior agilidade e de maneira uniforme, o difusor de volume para cabelos ficou em alta nos últimos meses. Isso porque também está sendo usado na transição capilar de muitas pessoas. 

Tipos de difusores

A dica aqui é sempre usar este acessório com cautela, evitando temperaturas muito altas e sempre conferir como está a queda de cabelo após seu uso. 

Depois de usar o secador de cabelo com difusor, lembre-se sempre de limpá-lo e guardá-lo em um lugar seco, já que na maioria das vezes este material é feito em plástico e pode estragar com facilidade.

>> Confira 5 Dicas para deixar seus cachos modelados! 

Touca Difusora

Outro acessório em alta é a touca difusora para secador de cabelo. Com um design divertido, este acessório facilita a secagem dos fios 2A, 3 e 4ABC, conhecidos como ondulados e encaracolados.

Além de evitar o frizz e reduzir o tempo de secagem, costuma ser acoplável em qualquer tipo de secador, diminuindo significativamente os danos causados pelo calor. 

Touca Difusora

Mas, lembre-se, assim como todo tecido exposto ao calor, a touca precisa de seus cuidados para aumentar seu tempo de duração. Por isso, recomenda-se a lavagem da touca à mão e com sabão neutro. Na hora da secagem, não é indicado torcer o material, por ser um tecido muito delicado, sendo assim, apenas retire o excesso da água e a estique numa superfície para secar. 

Suporte de Secador de Cabelo

Apesar de não ser essencial para o uso do secador ou, até mesmo, para aumentar sua durabilidade, é um acessório que pode ajudar a não danificar outras superfícies, como a sua bancada. Isso porque foi desenvolvido para evitar que o calor que sai do seu secador de cabelo entre em contato com sua mesa, bancada ou qualquer outra superfície que seja utilizado. 

Aqui, você pode escolher entre um suporte de parede ou suporte de mesa, escolhendo aquele que melhor vai te ajudar no uso do dia a dia. Existem ainda, no mercado, modelos mais completos, com espaço não apenas para o seu secador de cabelo, como também para a sua chapinha, babyliss, escovas e muito mais. 

Agora que você já sabe como cuidar do secador de cabelo, escolha o modelo ideal para seus fios na Lojas REDE. São diversos modelos e valores para você encontrar o produto perfeito para cuidar dos seus cabelos! E, claro, não deixe de comentar aqui outras dicas e enviar esse conteúdo para quem também precisa saber dessas informações.