Shampoo seco acabou, e agora? Veja os truques!

Nos últimos anos, as donas dos fios oleosos, assim como aquelas que não abrem mão da praticidade, já aprenderam como usar shampoo seco. Hit entre as blogueiras e mulheres vaidosas, o produto consegue disfarçar cabelo oleoso e otimizar a rotina de beleza, diminuindo o número de lavagens, além de garantir mais praticidade no dia a dia.

Mas, e quando esse grande aliado acaba? Qual o melhor substituto para shampoo seco? Nessas situações, existem vários truques simples que podem ser colocados em prática — desde comprar um novo produtinho pela web ou investir em receitas caseiras até que a sua encomenda chegue em casa.

Amou a ideia e quer saber quais são os próximos passos? Continue acompanhando este post e mergulhe de vez nesse universo!

Um pouco sobre o shampoo seco

Faz alguns anos que o shampoo seco aterrissou no Brasil. E, desde a sua chegada, o produto tem feito um verdadeiro sucesso entre as mulheres que adoram cuidar de seus fios. Resumidamente, esse item promove uma “lavagem seca”, ideal para acabar com a oleosidade no couro cabeludo.

Ao aplicá-lo, é possível não somente diminuir os resíduos presentes no local, como também, deixar as madeixas mais vivas e com um visual impecável. Dependendo da marca de shampoo escolhida, a fórmula ainda ajuda a intensificar o volume, a maciez e o brilho capilar.

Como usar shampoo seco

Não tem segredo: lavar o cabelo a seco é bem simples e essa atividade pode ser realizada a qualquer momento. Tudo o que você precisará fazer é agitar bem o produto antes da sua utilização.

Depois, aplique diretamente na raiz, aguardando alguns minutinhos. Quando o tempo passar, já será possível pentear o cabelo e, com a ajuda de uma toalha, eliminar o acúmulo de pó na superfície dos fios.

Durante essa etapa, também é fundamental posicionar o frasco em uma distância de, aproximadamente, 15 centímetros do cabelo. Tal cuidado é indicado para que o jato flua melhor e, logo, proporcione um resultado satisfatório.

Outra dica, é jamais passar o shampoo seco enquanto as suas madeixas estiverem úmidas ou molhadas. Combinado?

O momento ideal para usar shampoo seco

Embora seja extremamente prático e eficiente, o shampoo seco não é recomendado para todas as ocasiões. Aqui, destacamos aqueles períodos em que estamos com muita pressa — e não temos tempo suficiente para tomar uma ducha completa e tratar os fios como de costume. Alguns exemplos são:

  • quando aparece um compromisso inesperado;
  • quando praticamos exercícios físicos e não queremos lavar os fios;
  • quando a raiz encontra-se oleosa e desejamos “segurar” o visual por mais um dia;
  • quando os fios coloridos estão desbotando rapidamente e desejamos preservar a cor;
  • quando queremos prolongar o efeito da chapinha ou babyliss;
  • quando é preciso aumentar o volume do cabelo;
  • quando precisamos montar um penteado mais elaborado;
  • quando sentimos a necessidade de eliminar certos cheiros impregnados nas madeixas (casos de odor de fritura, cigarro ou churrasco).

O melhor substituto para shampoo seco

Cada vez mais, diferentes marcas estão investindo na febre do shampoo a seco. Há, por exemplo, fórmulas específicas para quem possui as madeixas escuras, já outras, são indicadas exclusivamente para aumentar o volume dos fios e por aí em diante.

Antes de escolher a sua, a melhor saída é sempre investir no autoconhecimento e só adquirir um produto que esteja, de fato, pronto para satisfazer as suas necessidades.

Por ser uma alternativa tão bacana, é normal que o shampoo seco acabe rapidamente.

E aí, o que fazer e como substituí-lo da melhor forma? Nesse caso, saiba que existem várias receitas caseiras incríveis e capazes de cumprir perfeitamente a missão.

A nossa queridinha é  preparada com o bom e velho talco tradicional. Isso porque, esse produto é bem versátil, consegue absorver os resíduos e, como bônus, possui um cheirinho muito agradável — ainda mais, se você apostar em uma composição de bebê. A seguir, explicamos melhor como utilizá-la.

O que você vai precisar:

  • 1 colher de sopa de talco de bebê;
  • 2 colheres de sopa de amido de milho.

Preparando o shampoo seco

Em um recipiente, coloque todos os ingredientes. O truque é mexer bastante e, depois, peneirar o conteúdo para que a mistura fique fina e soltinha. Caso deseje, uma possibilidade é adicionar algumas pitadas de canela em pó ou cacau, deixando o material com uma tonalidade próxima a dos seus fios.

A aplicação é feita sem muito esforço. Para facilitar, coloque o shampoo seco em um saleiro ou em um potinho com furos. Lembre-se também de adicionar alguns grãos de arroz para que o pozinho permaneça solto e sem umidade.

Prontinho! Com total facilidade, o seu produto caseiro — e milagroso — estará pronto para uso. Só tenha cuidado, porém, para não exagerar na aplicação e fazer com que as suas madeixas fiquem esbranquiçadas demais.

Como remover o talco do cabelo

O shampoo seco deve ser utilizado somente em casos emergenciais, sendo uma ótima pedida para pessoas que possuem a agenda cheia. E ao falarmos do talco, esse cuidado deve ser redobrado, já que esse tipo de produto não é fabricado para ser aplicado nos fios.

Quando utilizado em excesso, ele pode deixar os fios muito pesados, acabando com o seu movimento natural e, inclusive, obstruindo os poros presentes no couro cabeludo. Toda atenção é pouca!

Sem querer, você acabou exagerando no uso do talco? Ou então, deseja limpar profundamente as madeixas após a aplicação desse componente? Tudo bem! Para esses casos, a solução é recorrer a um bom shampoo antirresíduos.

Encontrado facilmente nas melhores lojas de beleza, esse cosmético promove a abertura das cutículas capilares, eliminando qualquer sujeira que possa estar acumulada no local, como vestígios de poluição, oleosidade e, claro, o talco.

Fique de olho: o shampoo seco ou o talco não substituem as versões tradicionais. Para realizar uma limpeza adequada, você precisará utilizar água, shampoo e um bom condicionador, conforme as necessidades dos seus fios.

5.6.40