Sem sofrimento: como fazer barba com gilete

Homem com a barba feita

Os pelos estão crescendo de novo e você não sabe como fazer a barba de um jeito certeiro? Então, está no lugar certo! Sabemos que, ainda hoje, muitos homens possuem essa dúvida, já que o processo de se barbear exige o máximo de cuidado e atenção.

Seja você um rapaz iniciante no assunto ou, até mesmo, já experiente, a verdade é que, vez ou outra, é possível que surjam algumas dificuldades ao longo do processo. Em geral, o público masculino está sempre em busca de truques para que esse tipo de cuidado se torne mais simples, suave e confortável — especialmente, quando seguimos uma rotina corrida e, ao mesmo tempo, precisamos manter o visual sempre em dia.

Por isso, continue conosco nessa leitura. Abaixo, contamos qual o passo a passo para conseguir aparar — ou remover de vez — os fios, garantindo o corte perfeito e sem passar por irritações de pele ou machucados. Vamos lá!

Os cuidados pré-barba para preparar o rosto

Nada de sair por aí pegando qualquer lâmina e passando no rosto. Para fazer a barba de maneira segura e eficiente, você precisará preparar a pele para receber bem esse processo e permitir que o aparelho deslize suavemente pela região.

O primeiro passo? É fazer uma leve esfoliação na área que será barbeada. Com esse processo, será possível não somente hidratar a derme, como também deixar os fios mais maleáveis para o corte. Tal cuidado é simples e pode ser feito com a ajuda de um creme emoliente, ou então, um gel de limpeza com ação esfoliante.

Outro método infalível, é sempre utilizar água quente ou morna para lavar o rosto. Quando realizamos esse método, conseguimos abrir os poros, possibilitando que a lâmina de barbear passe com facilidade pela cútis. Ou seja, você sentirá bem menos irritação, dor ou sofrerá com manchas vermelhas na área.

Para quem deseja economizar tempo, não tem segredo. Programa-se para fazer a barba após o banho, que é quando a sua pele já entrou em contato com a água e os poros estão devidamente relaxados.

3 dicas para fazer a barba perfeita

Com a pele preparada, você já pode passar para a próxima etapa: a de remover ou aparar os pelos do rosto. Aqui, será possível aprender como fazer a barba para ficar com rosto liso, ou então, com os fios bem desenhados. Quem manda é você!

Escolha um bom creme de barbear

Um dos principais erros ao fazer a barba, é deixar de lado o creme de barbear e utilizar sabonete no lugar do produto. Não faça isso!

Segundo os dermatologistas, o melhor caminho para tornar o processo menos incômodo, é apostar na espuma de barbear. Independentemente do componente, essa opção irá garantir um bom amolecimento dos fios, diminuindo as chances de foliculite ou inflamações na face.

O sabonete, por sua vez, não é indicado, já que esses itens contam com elementos capazes de irritar a derme, ainda mais, aquelas que são sensíveis.

Fuja das lâminas já gastas

As lâminas velhas são responsáveis por boa parte dos incômodos, inflamações e irritações causadas na derme. Em situações mais graves, o uso desses equipamentos pode causar uma vermelhidão intensa no local e, em certas situações, exigir até acompanhamento médico.

Por esse motivo, é necessário contar com um estoque de lâminas de barbear. Sempre que possível, troque a sua peça por um item novo, que proporcionará mais conforto e suavidade.

Dica: nesse ponto, ainda aconselhamos que você escolha as giletes compostas por mais de três lâminas. Tais modelos são excelentes para minimizar o risco de corte, já que deixam a pele bem mais esticada.

Saiba como passar gilete

Uma questão frequente entre os homens é: qual o sentido correto para passar a gilete na barba? Depende! A lâmina deverá ser passada de maneiras diferentes, dependendo da região da face.

Esse cuidado é extremamente relevante, pois, caso os fios sejam cortados no sentido contrário, eles terão mais chances de encravar durante o seu próximo ciclo de crescimento. Por isso, é normal encontrar rapazes que tenham esses pêlos encravados somente em áreas específicas do rosto, como no pescoço ou bochecha.

Ao iniciar o seu processo de barbear, tente visualizar o sentido em que os pelos estão crescendo em cada área. Isso vale para o queixo, o pescoço e as bochechas.

Caso você tenha dificuldade, considere passar o dedo sobre os pelos, ou também, “raspar” um cartão de crédito pela área até conseguir notar a direção correta. E assim que tiver essa informação, você já pode prosseguir com a sua rotina de cuidados.

Os cuidados pós-barba para evitar incômodos

Assim que finalizar a remoção dos fios, sugerimos que você lave bem o rosto. Porém, desta vez, a temperatura da água precisará estar fria para que os poros permaneçam fechados e não acumulem sujeira ou células mortas. Tal atenção ainda ajudará a prevenir o surgimento de pelos encravados e impedir que a região fique irritada após o procedimento.

Isso tudo, é claro, sem se esquecer de finalizar o trabalho com a ajuda de um bom gel, creme ou loção pós-barba. No mercado de beleza masculina, muitas marcas vêm desenvolvendo formulações com ação refrescante e, até mesmo, anti-inflamatória, fazendo com que a cútis consiga se recuperar com mais agilidade e carregando um visual mais liso e saudável.

Os homens que adquirem o hábito de utilizar esses produtos, costumam dizer que eles são excelentes para promover mais bem-estar, garantir uma boa hidratação facial e, de quebra, transmitir um ar mais jovem em qualquer ocasião. Bora experimentar!

E aí, o que achou dessas dicas para fazer a barba perfeita e acertar no visual do dia a dia? Caso tenha curtido as recomendações, aproveite para repaginar o seu arsenal de produtos com itens de marcas conceituadas e de qualidade no mercado.

A sua única missão, é entrar no site da Lojas REDE, fazer o pedido e recebê-lo em casa, no conforto do lar. Estamos te esperando!

7.3.21