Progressiva: colorir ou não?

Mulher de cabelo liso

Você tem aquela ideia de investir em uma progressiva para deixar os cabelos mais sedosos e menos volumosos e, ao mesmo tempo, quer dar uma mudada no visual e colorir o cabelo? Mas será que é melhor pintar o cabelo antes ou depois da progressiva? Será que um resultado interfere no outro? Será que dá para fazer no mesmo dia?

Afinal, convenhamos: se você tem ideia de fazer uma coloração e a progressiva, não há nada mais tentador do que passar um dia inteirinho no salão de beleza e fazer os dois procedimentos juntos, concorda? Entretanto, será que isso é o mais adequado?

Se você também tem esses questionamentos, continue a leitura do nosso conteúdo! Nele, apresentaremos as principais dúvidas respondidas sobre o assunto para você não errar na escolha. Vamos lá? 

Coloração e a progressiva no mesmo dia

Mulher mexendo no cabelo

Não é recomendado, embora — como citamos anteriormente — seja bem tentador! Isso porque o cabelo pode até ficar lindo na hora, no entanto, com o passar dos dias, você vai perceber que ele vai ficando com muitos danos e, em muitos casos, são irreversíveis. Portanto, é melhor não arriscar.

Pintar o cabelo antes da progressiva

Muitas pessoas perguntam: “quanto tempo depois de pintar o cabelo posso fazer progressiva?”. A resposta é: você até pode pintar o cabelo antes da progressiva (quinze dias antes, pelo menos), no entanto, essa escolha não é a mais adequada. 

Quando você investe em uma tintura capilar, o cabelo costuma ficar mais elástico. Ele tende a quebrar mais quando você aposta, logo na sequência, em uma progressiva.  Assim, você utiliza dois processos químicos fortes que desgastam a parte externa dos fios (chamada de cutícula). Isso deixa o seu cabelo desprotegido.

Além disso, precisamos considerar que a cor pode desbotar, pois há perda dos nutrientes e da hidratação. Em outras palavras, se apostar nessa técnica, talvez não conquiste o resultado que deseja, uma vez que o alisamento pode alterar o estado final da tintura.

Pintar o cabelo depois da progressiva

Sim. O mais recomendado é que você alise o seu cabelo e somente depois faça a coloração. Você pode até estar se perguntando: “posso pintar o cabelo 3 dias depois da progressiva?”; e a resposta é: embora não seja recomendado, depende. O intervalo depende muito da cor, do tipo do seu cabelo e dos resultados que você espera.

Por exemplo, normalmente é recomendado esperar pelo menos seis dias. Porém, se você utilizar uma cor mais iluminada, é preciso esperar pelo menos quinze dias.

Mesmo assim, vale ressaltar que é importante fazer um teste de mecha para conferir se o seu fio está pronto para receber a coloração depois da progressiva. Afinal, é preciso ter certeza de que ele está saudável para receber mais uma dose de química.

Recomendações para ter cabelos alisados e coloridos

Mulher de óculos com os cabelos soltos

É muito importante cuidar (muito, muito e mais um pouco!) dos seus fios, tanto no intervalo entre a progressiva e a coloração, quanto depois. Afinal, precisamos considerar que os dois procedimentos são muito agressivos. Com isso, os fios podem enfraquecer muito. Então, aposte em cuidados reforçados e mantenha os seus fios saudáveis.

Não economize nas umectações, hidratações e reconstruções. Somente assim, o seu cabelo ficará bem forte e você terá investido em um cabelo saudável. Entenda mais sobre esses procedimentos!

Umectações

A umectação é um tratamento realizado a base de óleo que ajuda a repor o brilho e as vitaminas capilares. O principal objetivo da umectação é não ressecar os fios.

É importante ressaltar que o óleo realmente precisa ser vegetal, pois ele é puro. Dessa maneira, há a certeza de que o fio vai absorver todas as vitaminas naturais do óleo.

  • Veja como fazer uma umectação caseira no cabelo: o procedimento é bem simples. Para isso, basta escolher um óleo capilar vegetal e aplicar nos fios secos. Durma com o óleo nos fios e lave o cabelo logo pela manhã.

Hidratações

As hidratações também são procedimentos estéticos que, como o nome sugere, permitem hidratar os cabelos. Para isso, são utilizadas máscaras hidratantes com o objetivo de repor a água dos fios. Isso é importante para que eles continuem brilhantes, maleáveis e resistentes.

Para a coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Bruna Duque Estrada, “o uso constante de secador e chapinha, assim como alisamentos e colorações, podem ressecar e comprometer a saúde dos fios”.  Por isso, a hidratação é tão importante, pois restaura o seu cabelo.

  • Veja como fazer uma hidratação caseira no cabelo: escolha uma máscara de hidratação correta para o seu cabelo e aplique-a nos fios úmidos e limpos. Deixe agir pelo tempo que é indicado na embalagem e remova-a por completo.

Reconstruções

A reconstrução capilar é um tratamento estético que permite devolver as propriedades naturais dos fios, reconstruindo a fibra capilar, reparando todas as fissuras causadas pelos processos químicos. Portanto, ela é ideal para quem faz alisamento e aplica tintura nos cabelos.

Uma das composições mais importantes do fio é a proteína (em especial a queratina), que é desgastada pela química. A queratina proporciona mais elasticidade, resistência e força para o cabelo.  E na reconstrução capilar você deposita a queratina na fibra.

  • Veja como fazer uma reconstrução capilar caseira: Use um xampu de reposição capilar para lavar bem os cabelos; na sequência, aplique a máscara de tratamento (com a mesma especificação) e aguarde o tempo indicado na embalagem. Depois disso, é só enxaguar.

Cuidados com a progressiva

Confira alguns cuidados pós progressiva:

  • tenha muito cuidado e carinho com as pontas do seu cabelo, pois tendem a ficar quebradiças;
  • use sempre produtos específicos para cabelos alisados;
  • não use xampus anti resíduos com frequência, porque podem comprometer o resultado da sua progressiva; e
  • cuide do seu cabelo com muito amor, investindo sempre em bons produtos para mantê-lo saudável.

Você gostou de aprender mais sobre a progressiva? Que tal conferir agora como fazer um banho de creme em casa? Boa leitura!

7.3.21