Entenda os cuidados com a transpiração corporal

Mesmo sendo um processo natural do corpo humano a transpiração costuma ser bastante incômoda, podendo causar alguns problemas de saúde. E entender o que é a transpiração pode ajudar a lidar melhor com seus excessos.

A transpiração é um processo natural do corpo humano que tem como principal objetivo controlar sua temperatura.

O aumento excessivo da temperatura do corpo acontece por condições diversas, podendo ser relacionadas ao clima do ambiente, condições físicas e ainda por ações.

Os principais fatores que levam uma pessoa a transpirar são:

  •  ambientes excessivamente quentes;
  • emoções e estresse;
  • roupas;
  •  atividades físicas;
  • doenças (febre);
  • alterações hormonais.

COMO A TRANSPIRAÇÃO ACONTECE?

A transpiração é o resultado de um processo complexo chamado pelos cientistas de termorregulação. Sensores do sistema nervoso constatam através da temperatura do sangue que percorre o corpo, calor excessivo, e então rapidamente, no intuito de manter o equilíbrio da temperatura, emitem sinais para as mais de 3 mil glândulas que temos espalhadas pelo corpo, para que assim liberem o que chamamos de suor. E assim, o resfriamento corporal acontece.

Além da transpiração comum, há também o que os médicos chamam de hiperidrose, uma condição do corpo humano que provoca transpiração excessiva em diversas áreas do corpo.  

Essa condição pode trazer muitos transtornos para a vida de um indivíduo, causando situações embaraçosas e até mesmo sendo gatilho para ansiedade. Felizmente, para pessoas que sofrem em decorrência de transpirar muito existem tratamentos muito bons que ajudam a controlar bem a produção de suor excessivo.

O suor é composto por água, lipídios, proteínas e carboidratos. Ele é incolor e, por mais incrível que possa parecer, é também inodoro.

Mas então se o suor não tem cheiro, de onde vem essa característica que tanto faz a sociedade abominar esse processo natural do corpo? Calma que a gente te explica!

DA ONDE VEM O CHEIRINHO DE SUOR?

O famoso cheiro de “cc”(cheiro de corpo) é erroneamente muito associado a transpiração, no entanto, é fato que essa característica pouco tem a ver com ela, afinal, como já dissemos, o suor não possui cheiro.

A verdade por trás do desagradável cheiro de suor é a existência de bactérias sobre a pele.

É duro ter que admitir, mas inevitavelmente existem na nossa pele milhares de bactérias, que ao entrar em contato com o líquido liberado pelo corpo, produzem uma reação metabólica causadora do mau cheiro.

Então, o mau cheiro tão inoportuno que vem acompanhado da transpiração, não tem de fato nada a ver com sua composição, mas sim com o acúmulo de bactérias, algo que é mais relacionado à higiene do que com a ação fisiológica do corpo.

 COMO ACABAR COM O MAU CHEIRO DA TRANSPIRAÇÃO?

Sabendo que o mau cheiro que acompanha o suor não é característica propriamente dita dele, mas sim de bactérias, fica claro que para acabar com esse mau, é necessário aumentar os cuidados com a higiene pessoal.

A transpiração excessiva acontece na extensão de todo o corpo, no entanto, a região que mais incomoda são as axilas, região mais propensa à proliferação de bactérias. Por isso, viemos dar algumas dicas para melhorar o cuidado com as axilas.

O passo primordial para acabar com o mau cheiro de qualquer parte do corpo é procurar manter a pele sempre limpa. Então, por mais que você já tenha uma rotina de higiene que considere boa, tente melhorá-la ainda mais.

Tome banho utilizando produtos específicos para aumentar a eficiência da lavagem, no caso da higiene das axilas, é interessante utilizar sabonetes antissépticos.

Após a lavagem, é importante verificar se existe a presença de qualquer tipo de resíduo de sabão, e caso haja, é essencial que o elimine.

  Posteriormente é imprescindível que a secagem seja bem feita. Lembre-se, fungos e bactérias gostam de lugares úmidos, escuros e quentinhos, por isso, não adianta higienizar bem a área, se for deixá-la propícia para a proliferação desses microrganismos depois.

Para potencializar o cuidado com a higiene das axilas, após os cuidados básicos recomenda-se o uso de um desodorante antitranspirante, que além de deixar a área perfumada, possui componentes anti séptico capazes de eliminar as bactérias causadoras do mau cheiro.

Além disso, os produtos desodorantes atuais, além de perfumar, mantêm a pele hidratada e formam uma camada protetora capaz de inibir, por algumas horas, a liberação de suor excessivo.

Para saber como cuidar das axilas da maneira correta, é importante saber diferenciar os três tipos de desodorantes existentes, sendo eles:

Desodorante concede perfume e hidratação à pele da região onde é aplicado, sendo seu uso recomendado para pessoas com pouca concentração de bactérias, que buscam somente conservar a região com maciez e bom cheiro.

Antitranspirante é indicado para eliminar as bactérias causadoras de mau cheiro, sendo considerado em algumas partes do mundo até mesmo como um fármaco para quem transpira muito. Geralmente esses produtos não possuem perfume, e é excelente para o início do tratamento contra o mau cheiro.

Desodorante antitranspiranteproduto que promete oferecer perfume e poder antisséptico ao mesmo tempo. É excelente para a manutenção contínua dos cuidados com a higiene das axilas.

Ainda, para um maior cuidado com as axilas é importante ter atenção quanto às roupas. Sempre que usar uma roupa lave-a antes de utilizá-la novamente, lembre-se que há bactérias fixadas nela também.

Outra recomendação é procurar usar roupas que permitam uma boa circulação do ar, assim, a pele consegue respirar e a liberação de suor é reduzida. Opte por tecidos de algodão, seda, linho e cetim, todos feitos a partir de matérias primas naturais.

 O ser humano transpira por toda a extensão do corpo, e o mau cheiro pode se manifestar em outras regiões, e é essencial entender que o tratamento para cada uma delas é diferente, por isso, atente-se!

Entendendo como funciona o mecanismo da transpiração fica fácil saber como lidar e evitar os transtornos que essa inconveniente condição pode causar em nossas vidas, não é mesmo?! 

Então, agora que você sabe como eliminar aquele cheirinho desagradável de “CC”, acesse agora o site da Lojas Rede e escolha o desodorante certo para a higiene das suas axilas.

7.3.21