Diferença de Água Micelar e Tônico Facial

Você sabe para que serve água micelar e o tônico facial? Há poucas temporadas, esses produtinhos dominaram não somente as prateleiras das farmácias e perfumarias, como também, a rotina de beleza das vaidosas de plantão.

Contudo, não estamos falando de uma simples “modinha” que, daqui a alguns anos, será esquecida pelos seus consumidores. Muito além disso, a água micelar e o tônico facial vieram para oferecer inúmeros benefícios à pele, deixando a região menos oleosa, com mais viço e saúde.

É claro que você já deve estar amando a ideia e não vê a hora de usá-los, correto? Entretanto, antes de começar essa tarefa, é importante entender melhor como esses componentes funcionam e as melhores formas de aproveitar os seus diferenciais. Neste post, te contamos tudo — e mais um pouco. Confira!

Mulher com a mão no rosto

Diferença entre água micelar e tônico facial

No universo da beleza é comum que existam várias dúvidas. Afinal, estamos falando de um mercado extremamente dinâmico e que, de tempos em tempos, oferece novidades aos seus consumidores.

E uma das questões que mais costumam surgir entre os apaixonados por esse segmento, está na diferença entre água micelar e tônico facial. Será que os dois produtos podem ser utilizados para a mesma função? As suas formulações são as mesmas? 

A resposta é clara: eles são muito diferentes e, cada qual, deve ser aplicado em uma etapa dos seus cuidados diários.

Para entender melhor, vamos começar explicando qual a finalidade do tônico facial. Em linhas gerais, eles servem para desobstruir os poros e prevenir o surgimento dos cravos e acne. Com ele, será possível melhorar a atuação dos hidratantes e outros itens tradicionais de skincare.

Fora isso, e dependendo da fórmula utilizada, há a possibilidade de renovar completamente as células mortas da cútis, garantindo um pH mais equilibrado, pouca oleosidade e uma certa rapidez no processo de cicatrização de espinhas.

Água Micelar: tudo sobre o produto da vez

A água micelar, por sua vez, consiste em uma solução típica de limpeza, sem a necessidade de enxágue. Normalmente, essas fórmulas não oleosas e tem como a finalidade principal limpar a pele, eliminando a maquiagem e demais resíduos. Em resumo, ela também pode servir como um excelente substituto para o tradicional demaquilante.

Porém, diferentemente das opções já utilizadas para remover as impurezas faciais, a água micelar consegue purificar a região e garantir um visual mais jovem e saudável. 

Nessas composições, existem as chamadas micelas, que são moléculas pequenininhas, ideais para atuar como imãs, atraindo e eliminando as sujeiras originárias da oleosidade, das células mortas e, até mesmo, da poluição.

Quando a água micelar é indicada

A água micelar pode ser levada para o seu dia a dia em diversas ocasiões. De qualquer forma, existem situações em que esse componente é mais indicado. Abaixo, te contamos quais são elas:

  • para manter a pele do rosto mais fresquinha, limpa e com menos oleosidade;
  • para remover de vez a maquiagem;
  • para que você durma com a cútis limpa, sem que os poros fiquem obstruídos e causem problemas dermatológicos;
  • para fazer uma limpeza de pele completa;
  • logo após a prática de exercícios físicos, com o objetivo de controlar o suor;
  • após sair da praia ou da piscina, como uma forma de eliminar os resíduos de sal, cloro e protetor solar.

Água micelar x tônico facial

Podemos dizer que a grande diferença entre esses dois produtinhos, está na formulação de cada um. Enquanto o tônico facial contém álcool e demais substâncias com função adstringente, a água micelar possui uma composição mais leve.

Aqui, ainda é interessante prestar muita atenção antes de escolher uma alternativa, já que as peles sensíveis costumam sofrer ao entrar em contato com itens um tanto “agressivos”. 

Os tipos de pele indicados para o tônico facial

Em geral, o tônico facial é recomendado para peles oleosas. O motivo? Como mencionado, eles são formulados com álcool e elementos adstringentes, ideais para higienizar e acalmar a região.

Mas nada impede que as pessoas com a cútis seca também invistam no produto. Para tanto, você deverá ficar de olho na composição do tônico facial, apostando nas versões capazes de suprir as suas necessidades.

Em se tratando de quem possui a derme mais sensível, a indicação é recorrer aos produtos compostos por alantoína — um ativo capaz de recuperar e amenizar qualquer dano, como irritação, vermelhidão ou descascamento. 

Agora, se a ideia é alcançar um efeito iluminado e com aquele glow incrível, vale se jogar sem medo no tônico com vitamina C, o componente mais badalado do momento.

Como usar água micelar e tônico facial

mulher de rosto limpo

Outra vantagem da água micelar, é que esse produto pode ser utilizado de modo bem simples. A sua única tarefa, será pingar um pouquinho do componente em um algodão e espalhá-lo em todo o rosto, assim como, ao redor dos olhos. Esse processo pode ser realizado de manhã e, de preferência, também antes de dormir.

A aplicação do tônico facial é igualmente prática — basta utilizá-lo uma etapa diferente da sua rotina de beleza. O indicado, é aplicar o composto sempre após o processo de higienização da pele. 

Ou seja, assim que você aplicar a água micelar ou o gel de limpeza. Com o rosto preparado, coloque um pouco do produto em um pedaço de algodão e vá passando pela zona T.

É recomendado realizar movimentos suaves, os estendendo para as extremidades do rosto. Em seguida, espalhe o tônico facial na altura da mandíbula, linha do cabelo e pescoço. Tal opção pode ser usada de uma a duas vezes por dia.

Água micelar e tônico facial no skincare

Por serem produtos distintos e, logo, com diferentes funções, a água micelar e o tônico facial conseguem “coexistir” em uma rotina de beleza — ainda mais, se a ideia é promover uma limpeza facial profunda. 

Nesse processo, a água micelar terá a função de equilibrar o pH e, o tônico, por sua vez, será o principal responsável por controlar a oleosidade e garantir um detox intenso. Bem interessante!E então, com essas dicas ficou fácil descobrir para que serve água micelar e como usar tônico facial? Como você já se tornou uma expert no assunto, não deixe de conferir o site da Lojas REDE e garantir agora mesmo o seu combo da beleza!

7.3.21