Dicas de cuidados com a barba para o dia a dia!

Homem com barba grande

Não sabe como cuidar da barba do jeito certo? Chegou a hora de aprender! Nos últimos anos, ostentar os pelos no rosto virou uma forte tendência entre o público masculino. Com eles, é possível garantir um visual mais marcante e com personalidade, além de valorizar alguns traços da face.

Há quem diga, inclusive, que a barba é a maquiagem do homem, uma vez que tal detalhe consegue embelezar qualquer um. Contudo, para que esse resultado seja satisfatório, você precisará entender quais são os passos para tratar da penugem e deixá-la sempre impecável, evitando uma série de incômodos e até problemas dermatológicos, como as caspas ou o excesso de oleosidade.

E se você não imagina como seguir essas práticas, continue acompanhando o post. Para te ajudar a ter mais praticidade e um look caprichado, selecionamos dicas valiosas e que deixarão a sua aparência igual a de um galã de Hollywood. Confira!

A importância dos cuidados com a barba

Não basta deixar os pelos do rosto crescerem — você precisa seguir um cuidado diário para que eles se mantenham fortes e saudáveis. Quando esse cuidado é deixado de lado, corremos o risco de passar por uma série de problemas. Veja quais são eles e saiba como evitá-los.

Caspa

A caspa é um dos grandes vilões do nosso cabelo — e o mesmo vale para a barba. Se os fios não são cuidados corretamente, eles podem desenvolver a chamada dermatite seborreica, apresentando descamação e flocos esbranquiçados.

Para impedir que isso ocorra, o ideal é não somente higienizar a barba com um sabonete comum, mas sim, realizar uma limpeza intensa e profunda utilizando shampoos específicos.

Oleosidade

A barba é uma região que acumula sujeira com grande facilidade. Fato este, que faz com que ela se torne oleosa rapidamente. Diante disso, a solução é investir em itens capazes de proteger os fios, tais quais o balm para barba.

Hidratação

Entre os principais problemas que ocorrem quando os cuidados com a barba são deixados de lado, destacamos o ressecamento — que se dá pela falta de hidratação. A princípio, a complicação até parece superficial, mas, se não controlada, o indivíduo pode apresentar inflamações severas e até pelos encravados.

Como escolher os produtos para cuidar da barba

Homem com barba crespa

Cada barba possui as suas características, que são únicas. Por essa razão, é preciso escolher a dedo os produtos que serão utilizados no dia a dia. Quer um exemplo?

As barbas longas tendem a ficar mais ressecadas, necessitando de hidratantes específicos. As curtas, por sua vez, apresentam grandes chances de irritar a pele, causando coceira ou inflamação. Abaixo, entenda mais sobre esses tipos de barbas e as suas necessidades.

Cuidados com barba grande

Conforme a barba cresce, o seu visual tende a ficar ressecado. Essa mudança acontece porque os pelos vão ficando mais afastados da área de hidratação da pele. Logo, se você deixar de cuidá-los, o look será todo prejudicado. Nessa etapa do processo, a solução é recorrer aos óleos ou condicionadores para barba, que selam as escamas dos fios e fazem com que ele tenha um toque macio.

Cuidados com barba curta

As barbas em fase de crescimento irritam bastante a pele. Aqui, a recomendação manter o rosto sempre higienizado e com a hidratação em dia, utilizando um bom balm de barba ou shampoo. O balm é um item desenvolvido exclusivamente para suavizar a região, aliviar a coceira e refrescar, também podendo ser utilizado como um pós-barba.

Cuidados com barba crespa

Os fios crespos são conhecidos por serem um tanto rebeldes e volumosos demais. Normalmente, tal situação ocorre porque os pelos crescem em intensidades diferentes, causando um resultado desconexo e, em alguns casos, desleixado.

Para que isso não se torne frequente, uma boa medida é aparar as pontas com regularidade ou utilizar pomadas modeladoras. Acessíveis, esses itens contam com uma textura leve, são bem fáceis de aplicar e podem ser usados para controlar o volume.

4 truques para deixar a sua barba perfeita

Homem aparando a barba

Imaginou que acabava por aí? De jeito nenhum! Fora esses passos sobre como escolher os melhores produtos para cuidar da barba, existem outros segredos que são seguidos pelos homens que prezam pela boa aparência. Bora ver quais são eles!

Seja paciente

Ter paciência é a receita para o sucesso. Se a ideia é fazer com que a sua barba cresça saudável e ganhe uma bela forma, será preciso deixar a ansiedade de lado e evitar utilizar a lâmina de barbear

Lembre-se que a velocidade do desenvolvimento dos fios costuma variar de pessoa para pessoa, com base nas características de sua pele e gene.

Aguente firme a coceira

A coceira é um dos fatores que impedem os homens na hora de deixar a barba crescer. Assim que os pelos começam a se desenvolver, eles também incomodam bastante, como se fossem verdadeiras lanças alfinetando a região. 

O melhor caminho nesses quadros, é aplicar óleos exclusivos para acalmar o local e fazer com que os fios fiquem menos secos e mais macios. Ainda é válido fugir das fórmulas com álcool, que são conhecidas por causar ressecamento.

Priorize a higiene

O nosso corpo inteiro precisa de cuidados diários que envolvem a higiene. E com a barba, não é diferente — até porque, como falamos, esse é um local com facilidade para acumular sujeiras com o passar dos dias, sem contar as bactérias e os fungos.

Seguindo essa ideia, procure lavar a barba sempre após as refeições e ao acordar. No banho, evite utilizar água quente demais, já que as altas temperaturas podem irritar a pele que se encontra em volta dos fios. 

Ao finalizar, seque os pelos muito bem, usando uma toalha macia. Caso queira investir no secador de cabelos, tente não ligar o aparelho no ar quente.

Monte um kit exclusivo para a barba

Todas essas tarefas podem se tornar mais simples e práticas — desde que você tenha os produtos adequados para cada etapa dos cuidados com a barba. 

Recomendamos que, em casa, exista uma tesoura especial, assim como um pente ou um aparador de pelos elétrico. Ao contar com esses produtos, você consegue aparar os pelos que estão desconexos ou sobrando, sem gastar muito tempo ou dinheiro.

Esperamos que essas dicas sobre os principais cuidados com a barba tenham sido úteis para a sua rotina, E após se aprofundar no assunto, não deixe de conferir os itens disponíveis no site da Lojas REDE. É a sua chance de encontrar cosméticos e acessórios incríveis e por um preço atrativo!

7.3.21