Descubra como se depilar com conforto

A depilação já faz parte da cultura brasileira, e para aqueles que não abrem mão de fazer esse procedimento no conforto de casa, saber como se depilar e qual produto utilizar é essencial para garantir um resultado impecável e sem sofrimento.   

A depilação é uma prática feita desde a antiguidade que consiste na remoção de pelos indesejados. Além de ser um procedimento estético, ela é também um cuidado relacionado à higiene.

Antigamente acreditava-se que os pelos do corpo não deveriam ser retirados, pois tinham a função de proteger as áreas onde eles cresciam. No entanto, essa crença caiu por terra.

Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a depilação, em especial a depilação íntima, impede o acúmulo de fungos e bactérias, evitando assim, o surgimento de irritações, infecções e mau cheiro.

Felizmente, a Febrasgo não precisa se preocupar com a higiene íntima dos brasileiros nesse quesito, afinal, essa ação está tão entranhada na rotina e cultura do nosso povo, que a qualidade de nossos procedimentos são reconhecidos até mesmo no exterior, se popularizando como Brazilian Wax.  

Existem algumas técnicas de depilação muito conhecidas e que podem ser realizadas no conforto de casa, algumas oferecem grandes vantagens e outras nem tanto.

OS TIPOS DE DEPILAÇÃO MAIS COMUNS

Atualmente existem três tipos mais comuns de depilação aplicadas em casa pelos brasileiros.  Veja quais são.

1 – CERA

Apesar de ser famosa por gerar dor, a cera é um dos métodos de depilação mais utilizados pelos brasileiros, ela pode ser adquirida em qualquer loja de cosméticos, e possui duas variantes, sendo elas a cera quente, e a cera fria.

Por ser um produto acessível ao bolso, esse método se tornou muito popular entre aqueles que buscam um procedimento que ofereça resultado parecido com o obtido em clínicas de estética.

A utilização da cera depilatória é muito simples, se tratando do tipo cera fria, basta aplicá-la na área desejada com a ajuda de uma espátula (caso a embalagem do produto não seja roll-on, ou em folhas), sempre se atentando a direção do nascimento dos pelos. Caso a cera escolhida seja em formato de folhas, antes de aplicá-la na área desejada é preciso esfregá-las, utilizando as mãos, no intuito de aquecer ligeiramente a cera. Depois é necessário esperar o tempo de ação indicada pela marca do produto adquirido e pronto, depois é só apreciar a maciez da pele livre de pelos.

Já para a cera quente, após adquiri-la em uma loja de confiança, é preciso aquecê-la. Com a ajuda do micro-ondas aqueça a cera de acordo com o indicado pelo fabricante no rótulo do produto, até que ela esteja com aspecto líquido.

Depois disso, aplique o produto na área desejada, utilizando também a ajuda de espátula, espere que a cera seque e atinja uma consistência resistente, e então basta puxá-la para a remoção completa dos pelos.

O diferencial da cera quente é que justamente por conta do calor exalado por ela os poros da pele dilatam mais, algo que ajuda na remoção mais profunda dos pelos e uma maior hidratação.

Ambos os tipos de cera tem resultados satisfatórios, contudo seu uso precisa de cuidados, tendo em vista que uma aplicação incorreta pode levar a algumas situações problemáticas, relacionadas a queimaduras, manchas, infecções, alergias e desidratação da derme.

2 – LÂMINA DE BARBEAR

Talvez esse pequeno objeto tenha sido o responsável por introduzir o tema e a rotina de depilação na vida de muitos brasileiros. Compacta, acessível e muito simples de ser utilizada, a lâmina de barbear proporciona uma depilação muito satisfatória.

Não há segredos para a utilização das lâminas de barbear, basta aplicar algum tipo de produto que possa facilitar o deslizamento da lâmina na pele, podendo ser creme, espuma ou algum tipo de óleo hidratante, e então desliza-la sempre no sentido do crescimento dos pelos.

Esse método é prático e rápido, porém também possui algumas observações o uso descuidado da lâmina de barbear pode ocasionar alergias, chamadas cientificamente de foliculites, bolinhas que costumam aparecer por toda a área depilada, podendo causar dor e coceira, além de deixar a pele com aspecto desagradável. Outro ponto, é que as lâminas podem provocar o escurecimento da área depilada, e pelos encravados que posteriormente podem evoluir para uma foliculite.

Por isso, para evitar tais problemas, o ideal é sempre ter cuidado ao se depilar utilizando esse objeto, evite utilizá-lo sem antes passar algo que ajude seu deslizamento sobre a pele, e nunca se esqueça de deslizar o produto na direção de crescimento dos pelos.

3. CREME DEPILATÓRIO

Um produto que oferece depilação sem dor e que aos poucos vem quebrando barreiras e ganhando o coração dos brasileiros é o creme removedor de pelos, uma inovação do século. 

O creme removedor de pelos é um produto depilatório de utilização prática e totalmente indolor. Sua aplicação consiste basicamente em espalhar o produto na área desejada, esperar sua ação (que ocorre em intervalos que variam de 5 a 10 minutos), depois remover com algum tipo de espátula, e então lavar com água. Com muita simplicidade de aplicação e possuindo propriedades nutritivas, oferece um resultado muito satisfatório, deixando a pele lisa e hidratada sem esforço.

Infelizmente existem alguns mitos acerca do desse tipo removedor de pelos que ainda faz com que as pessoas tenham medo de utilizá-lo. Mas ao contrário do que dizem, esse produto não gera manchas, irritação, ou foliculite aguda na pele. 

Além disso, esse tipo de creme pode ser utilizado para a depilação íntima, contanto que seja aplicado somente na região da virilha, devendo a pessoa ter muito cuidado com aplicações muito próximas dos órgãos genitais. O uso de creme depilatório promove praticidade e segurança para a rotina de cuidados pessoais, e é ideal para uma depilação caseira.

A escolha do método a ser utilizado é muito pessoal e deve ser vista com cautela. No entanto, não há como negar que a depilação feita com creme removedor de pelos é, além de mais prática, evita as tão temidas dores associadas à depilação.

Agora que você já sabe qual o método de depilação mais prático e mais confortável, ficou fácil saber quais produtos adquirir para esse momento tão íntimo, né? Na Lojas REDE você encontra grande variedade de produtos para depilação, acesse já nosso site e garanta o melhor para sua rotina de cuidados.

7.3.21