Depilação: creme ou gilete? Veja como escolher!

Foi-se o tempo em que a depilação era algo obrigatório no universo feminino. Hoje, muitas mulheres se dão bem com os seus pêlos; enquanto outras, preferem eliminá-los. Independentemente da sua escolha, uma coisa é certa: caso você decida remover os fios do corpo, será preciso aprender as vantagens e desvantagens de cada um dos métodos disponíveis. Afinal, é melhor depilar com creme ou gilete? Será que o creme depilatório funciona mesmo?

É comum que essas e outras perguntas surjam ao longo dessa decisão — especialmente, porque algumas mulheres têm alergias ou problemas dermatológicos, que podem desencadear irritações nas axilas, manchas na pele, pelos encravados e por aí em diante. Logo, pesquisar sobre as principais alternativas não somente deixará a sua rotina de cuidados mais prática, como também, preza pela sua saúde e visual.

E se você faz parte desse grupo, continue acompanhando este post. Abaixo, vamos contar tudo sobre depilação, além de indicar alguns produtinhos que farão verdadeiros milagres no seu dia a dia. Não perca!

Depilação com gilete: os prós e contras

A depilação utilizando aparelho de barbear, popularmente conhecida como gilete, é o método mais comum, barato e rápido da atualidade. 

Aprender como depilar com gilete, não tem mistério: basta passar uma generosa camada de hidratante corporal sobre a pele e, em seguida, deslizar o aparelho na superfície, eliminando de uma só vez os pelos das pernas, axilas ou de qualquer outra região desejada.

Mas, nem tudo são flores. Embora seja muito acessível, essa alternativa conta com alguns pontos negativos. Muitas vezes, o atrito gerado durante o processo pode fazer com que a pessoa desenvolva alergias severas, ou também, as desagradáveis “bolinhas”, que costumam surgir após a depilação. 

Isso tudo, sem contar com os riscos de cortes. Um simples descuido ou distração, pode fazer com que você corte a pele, causando desconforto ao longo do dia.

Outro fato curioso, é que a depilação com gilete não apresenta longa duração. Pelo contrário, após cerca de dois ou três dias, já será possível observar o nascimento de novos fios — o que também pode desagradar quem deseja efeitos mais eficientes.

Depilação com cera: os prós e contras

Woman getting legs waxed at a spa

Ao lado da depilação com gilete, temos a depilação com cera, quente ou fria. Favorita entre muitas mulheres, essa opção conta com vantagens. A primeira, diz respeito ao seu custo-benefício, que é bem acessível.

Já a segunda, está relacionada ao seu efeito de longa duração. Ao realizar uma sessão de depilação com cera, os resultados conseguem permanecer intactos entre 15 e 30 dias, de acordo com a região e o organismo da pessoa.

A parte ruim está no incômodo. Infelizmente, quem investe na depilação com cera precisa se preparar para sentir uma leve dor, que ocorre no movimento de arranque do produto e pode ser mais intensa em áreas sensíveis, como a virilha e o buço.

É essencial destacar que, ao fazer esse procedimento, a camada superficial da pele é eliminada junto com os pelos, fazendo com que a área fique mais vulnerável ao surgimento de manchas ou ao desenvolvimento do temido melasma.

Indicamos o Kit para Depilação Roll-on Depil Bella, para que você tenha uma boa experiência ao utilizar a cera como técnica de depilação.

E mais: durante a pandemia do novo Coronavírus, muitos salões estão fechados, o que pode acabar dificultando esse tipo de cuidado na rotina de muitas mulheres.

Depilação com creme depilatório

Você sabia que também é possível depilar com creme depilatório? Extremamente prática, essa opção consegue garantir um resultado rápido e 100% sem dor. 

Funciona da seguinte maneira: compostas por elementos químicos, essas formulações atuam atingindo a estrutura de proteína presente nos pelos, também conhecida como queratina, deixando-a mais fraca, fina e partindo-a com facilidade. 

Dessa forma, o creme depilatório funciona como uma verdadeira lâmina, só que trabalhando quimicamente. Interessantíssimo!

Hoje, o mercado de beleza conta com diversas marcas que vêm apostando na ideia, sendo possível encontrar diferentes versões de produtos, como os exclusivos creme depilatório para o corpo, creme depilatório para o buço e, inclusive, cremes depilatórios para peles secas.

Vale lembrar que após a aplicação, os fios poderão crescer novamente após dois dias. No caso dos homens, esse crescimento é ainda mais rápido. Ou seja, não é uma solução definitiva.

Como usar creme depilatório

Usar o creme depilatório é bem simples. Abaixo, listamos um passo a passo para que você cumpra essa tarefa sem dor de cabeça. Anote!

Passo #1: aplique o creme

Com o produto em mãos, você precisará aplicá-lo sobre a região limpa. Se preferir, é possível utilizar uma espátula para creme para facilitar a tarefa, deixando a camada do creme mais lisinha. 

Caso decida passá-lo com as mãos, não se esqueça de lavá-las em seguida, usando muita água e sabão para que a pele não fique irritada.

Se você criar o hábito de utilizar o creme depilatório, também é interessante investir em um esfoliante corporal. Ótimo para remover as células mortas, esse cuidado consegue intensificar os resultados da depilação, deixando a pele em contato maior com o produto.

Passo #2: espere alguns minutos

Assim que passar o creme, você deverá aguardar entre 5 e 10 minutos para que o componente comece a agir sobre o pelo. Em seguida, já será possível removê-lo, também utilizando uma espátula para creme ou esponja macia de banho.

Passo #3: lave bem

Ainda que boa parte do creme depilatório seja removida com a esponja ou espátula, é fundamental higienizar a região após o procedimento. Assim, será possível “neutralizar” os efeitos do produto e se prevenir contra complicações dermatológicas. Um truque bacana, é sempre realizar a depilação com creme antes do banho e, em seguida, entrar imediatamente na ducha.

Passo #4: passe um creme com ação calmante

Com a pele limpa novamente, considere utilizar um creme calmante, como a Loção Hidratante Dove Nutrição, no local da depilação. Capazes de hidratar e acalmar a superfície, eles são excelentes para evitar coceiras ou áreas de vermelhidão, que costumam ser bem comuns após essa prática. As opções como hidratante corporal com lavanda ou o hidratante com cacau merecem atenção especial.

E então, após essa leitura você conseguiu decidir se vale a pena depilar com creme, gilete ou cera? Caso tenha optado pela primeira opção, aproveite para conferir o site da Lojas REDE e garantir os seus itens pela internet, recebendo-os com total praticidade e no conforto da sua casa!

7.3.21