Cuidado com os pés: veja como mantê-los saudáveis e hidratados!

Se você tem o costume de seguir uma rotina de beleza, deve estar acostumada a investir em técnicas para tratar a pele do rosto, das mãos e de áreas específicas do corpo, como os cotovelos, bumbum ou abdômen. E ao longo desse processo, os cuidados com os pés não podem ser deixados de fora, exigindo uma atenção especial no decorrer da semana.

Razões para isso não faltam. Além de sustentarem o nosso peso corporal o dia inteiro, os pés são, constantemente, calçados em sapatos não muito confortáveis. Detalhe este, responsável por resultar em bolhas, ressecamento e, em casos mais severos, até machucados bastante incômodos. Chato, né?

Sendo assim, é sempre bom ficar de olho e, até mesmo, aprender como hidratar os pés para fugir de dor de cabeça. Atualmente, existem vários cremes para pés e truques caseiros próprios para essa finalidade e perfeitos para garantir resultados maravilhosos. Para saber quais são eles, continue acompanhando o nosso post de hoje e atualize a sua beauty routine!

Por que investir nos cuidados com os pés? 3 motivos!

Fala a verdade: quantas vezes você já não esqueceu de hidratar os pés ao longo da semana? 

Infelizmente, esquecer esse hábito é mais frequente do que parece, fazendo com que, com o tempo, a pele da região fique mais grossa, começa a descamar, apresenta ressecamento intenso e, até mesmo, desenvolva quadros nada agradáveis, como odores fortes, sangramento e rachaduras. Um pesadelo só!

E caso você ainda não esteja convencida sobre a importância de tratar a região, selecionamos abaixo três (boas) razões para mudar os seus conceitos. Olha só!

A hidratação previne os pés das rachaduras

Por se encontrar em uma zona de pouca circulação sanguínea, o calcanhar apresenta uma tendência ao ressecamento. Esse cenário é ainda mais comum quando utilizamos com frequência os sapatos abertos, que é o caso de sandálias, chinelos ou rasteirinhas.

Dependendo do clima, o visual ressecado também pode surgir com força total — seja no verão ou no inverno intenso. Por isso, é importante aprender a como manter a pele hidratada no frio.

Evita o envelhecimento

Assim como o restante do corpo, os nossos pés também envelhecem. Compostos por um número menor de glândulas sebáceas, esses locais conseguem, inclusive, passar por essa transformação mais rapidamente.

Logo, é importante não somente hidratá-los, mas sim, usar esfoliante para pés constantemente para remover as células mortas. Já quando estiver na praia ou em ambientes externos, aplicar um protetor solar é uma ótima medida para que o local não queime e sofra os efeitos da radiação solar.

Mantém o visual dos pés impecável

Seja você uma pessoa vaidosa ou não, vamos aos fatos: é muito melhor calçar um sapato aberto quando o nosso pé está bem cuidado. 

Esse detalhe ajuda a transmitir uma imagem de limpeza e saúde, ainda mais, em ambientes de trabalho. É aí que o hábito de hidratar faz toda a diferença, deixando a região com um visual bonito e apresentável.

Quais os principais cuidados com os pés?

Engana-se quem imagina que, para cuidar corretamente dos pés, basta investir na hidratação. Se a ideia é garantir um resultado bacana, você precisará seguir outras medidas capazes de combater o ressecamento e promover uma aparência impecável. Vamos ver quais são elas.

Hidratação diária

Os pés precisam ser hidratados todos os dias — do mesmo jeito que outras regiões do corpo. Para não esquecer, coloque o seu hidratante em lugares da casa de fácil acesso, como na mesinha de cabeceira ou na pia do lavabo. O ideal, é sempre realizar essa tarefa antes de dormir, para que o produto permaneça a noite inteira agindo na região.

Não sabe qual a melhor solução de cosmético? A recomendação é o Creme de Tratamento Lisa Pé Soft Hair. Criado especialmente para essa área, o componente garante uma nutrição intensa para a pele, deixando os seus dedos, plantas e calcanhares bem lisos e macios. A sua fórmula ainda é 100% natural e produzida a partir de argila, ideal para acabar de vez com a textura áspera e o ressecamento.

Dormir com meias

Sim, querida leitora: dormir com meias é um bom truque para intensificar a ação do hidratante. Para isso, procure um par que seja de algodão e bem confortável, sem a possibilidade de te incomodar ao longo da noite. 

Caso queira um efeito melhor, também é possível enrolar os pezinhos em um plástico filme, logo após a aplicação do hidratante.

Esfoliação semanal

Depois de aprender como hidratar os pés, que tal descobrir outros métodos para cuidar dessa área? A esfoliação é um deles e deve ser realizada uma vez por semana. 

Entretanto, você também precisará ter atenção. Para que essa atividade não se torne agressiva a pele, procure executá-la somente no calcanhar e utilizando produtos suaves. 

Em casa, você pode apostar na esfoliação natural, que é feita com açúcar mascavo ou grãos de fubá misturados em um sabonete líquido bem cremosinho, como o Dove Nutrição Profunda.

Não andar sem sapato

Andar com os pés descalços com frequência faz com que seus calcanhares e solas se tornem mais espessos do que o normal. Basicamente, isso se dá por conta do atrito que a pele sofre ao entrar em contato com o chão — ainda mais, quando a caminhada acontece em espaços ao ar livre.

Caso você possua esse hábito, é melhor começar a evitá-lo ao máximo. Lembre-se também, de sempre fazer o acompanhamento com um dermatologista de sua confiança, garantindo que não surjam outras complicações de pele desagradáveis. Dermatites e micoses estão no topo dessa lista.

Secar bem

Sempre que sair do banho ou realizar um procedimento de escalda pés, é fundamental secar bem a pele para se prevenir contra a proliferação de fungos — principalmente, entre os dedos. 

Com a ajuda de uma toalha macia, faça leves e pequenos movimentos no local, até que todo o excesso de água seja eliminado. Feito isso, deixe que os seus pés fiquem “ao ar livre” por, em média, cinco minutos até secarem naturalmente. Não tem segredo!

E aí, gostou de descobrir como hidratar os pés e outros cuidados que merecem ser tomados com essa área? Seguindo essas recomendações, essa região ficará impecável e você não terá mais vergonha em colocar uma sandália ou andar sem sapatos em um ambiente com outras pessoas.

5.6.40