Como limpar escova de cabelo? As dicas infalíveis!

Pessoa limpando uma escova de cabelo

Higiene é algo essencial e não há discussão. Ainda assim, existem alguns itens do universo feminino que, vez ou outra, passam despercebidos e acabam acumulando sujeira. Quando não atentamos a esse detalhe, corremos o risco de estimular a proliferação de fungos e bactérias que podem ser prejudiciais ao nosso visual e saúde. Daí, a pergunta: como higienizar uma escova de cabelo?

Muitos não imaginam, mas o ideal é realizar esse processo com frequência para eliminar de vez o resto de poeira, produtos e células mortas provenientes do couro cabeludo. Com os procedimentos certos, você conseguirá deixar o acessório limpinho, sem comprometer as cerdas e prolongando a sua durabilidade.

Para te ajudar nessa missão tão importante, criamos um conteúdo especial sobre como limpar escova de cabelo e ficar longe de problemas. É só acompanhar e anotar as nossas dicas. Vem com a gente!

Remova os fios de cabelo com cuidado

A primeira dica básica para aprender a limpar a sua escova, é começar removendo os fios que ficaram presos entre as cerdas. Entretanto, você não deve puxá-los todos de uma só vez, caso contrário, o acessório pode ser prejudicado e as suas cerdas amolecidas.

Em vez disso, e com a ajuda de um pente de cabo fino, vá tirando delicadamente os restos de cabelo da região. Caso, mesmo assim, continue tendo dificuldades para remover a sujeira, considere usar uma tesoura de ponta fina. É só posicionar a ferramenta nas laterais das cerdas e, com atenção, ir cortando os fios. Desse jeito, vai ser bem mais fácil retirar o excesso sem danificar o item.

Vale ressaltar que esse processo precisa ser feito a cada 15 dias. Evite deixar que os fios se acumulem demais. Sempre que puder, retire os resíduos de cabelo do produto após cada escovação para deixá-lo sempre impecável. Não tem erro!

Hora da lavagem!

Assim que remover os fios, é interessante aprender como tirar poeira de escova de cabelo. Ainda que imperceptíveis a olho nu, esses acessórios conseguem acumular uma grande quantidade de pó — ainda mais, quando os mesmos são deixados em superfícies como uma escrivaninha, a pia do lavabo ou uma mesinha lateral.

Para tanto, indicamos que você lave o item com sabão neutro e água corrente. Há ainda algumas receitinhas caseiras super eficientes que podem te ajudar ao longo do processo. Espia só!

Você vai precisar de:

  • 1/2 xícara de água morna;
  • 1/2 xícara de vinagre branco;
  • 1 vasilha.

Na vasilha, misture todos os ingredientes e, em seguida, mergulhe o seu acessório. O recomendado é deixar a escova “de molho” por, no máximo, 15 minutinhos. Feito isso, realize a lavagem tradicional embaixo da torneira.

Se preferir, é possível utilizar um pincel de cerdas macias ou escova de dente para facilitar a higienização. Lembre-se de esfregar bem todos os cantinhos para garantir a remoção da poeira e demais resíduos.

Atenção!

Essa é uma dica para quem deseja aprender como higienizar escova de cabelo de plástico. Em relação aos modelos de madeira ou almofadados, os métodos devem ser diferentes para não prejudicar o acessório. Combinado?

Passo 3: seque muito bem

Ao finalizar o seu processo de lavagem, indicamos realizar a secagem da sua escova de cabelo. Vale destacar que essa etapa é primordial e deve ser feita independentemente do truque usado para a limpeza.

Para um bom resultado, deixe o acessório de ponta cabeça. Isso mesmo! Tal cuidado é essencial para que todo o excesso de água escorra de dentro da peça. Depois, recorra ao secador de cabelos e, com o jato frio, vá passando o ar em toda a escova. Faça isso até se certificar de que o local está bem sequinho. Não tem segredo!

Fique de olho: jamais use o jato quente durante essa etapa, viu? Caso contrário, você aumentará as chances de danificar o acessório, principalmente, as suas cerdas que costumam ser mais frágeis.

Métodos diferentes para diferentes materiais

Como citamos acima, esses segredinhos são recomendados somente para quem possui uma escova de cabelo produzida em plástico. Outros materiais, tais quais a madeira ou o aço, devem passar por processos diferentes de higienização. Bora ver quais são eles!

Como higienizar escova de cabelo de madeira

Antes de serem colocadas à venda, as escovas de cabelo de madeira passam por um tratamento exclusivo, que serve para que o material consiga suportar bem a umidade. 

Entretanto, isso não significa que você deva deixá-la de molho ou utilizar produtos muito abrasivos durante a limpeza. Aqui, recomendamos a lavagem apenas com água corrente, sabão líquido ou shampoo neutro. O processo de secagem também é fundamental para que a superfície não fique comprometida.

Como limpar escova de cabelo almofadada

Por contarem com um revestimento de tecido, o principal cuidado é não deixar a escova de cabelo almofadada de molho. 

Em alguns casos, essa forma de limpeza pode não somente desgastar e desbotar o material, como também, deixá-lo úmido e contribuir para a proliferação de fungos. 

A solução é apenas retirar os fios de cabelo, lavar rapidamente o local em água corrente e secar o acessório com a ajuda de um pano bem macio.

Como higienizar escova de cabelo de metal

No mercado de beleza, existem vários modelos de escova de cabelo — e, entre eles, as versões com a base de metal são as mais procuradas do momento. 

Nesse sentido, saiba que está liberado deixar o item de molho por até 15 minutinhos. Só não esqueça de enxugá-lo muito bem, com um pano seco, para impedir que ocorra a oxidação.

Viu só? Com os truques certos, é possível aprender rapidamente como higienizar uma escova de cabelo para ter mais segurança e beleza no dia a dia.

E após descobrir todos os truques dos especialistas no assunto, que tal adquirir já o seu modelo ideal?

No site da Lojas REDE você encontrará opções de diferentes tamanhos e formatos e que deixarão as suas madeixas fabulosas. Estamos te esperando!

7.3.21