Como fazer Skin Care em pele masculina

A busca por estilos de vida diferenciados, com foco na saúde e bem-estar pessoal, tem impulsionado o surgimento de inúmeras práticas extremamente benéficas para o corpo humano, como é o caso da skincare, por exemplo.

Como mais uma das inúmeras terminologias estrangeiras, skincare caiu na boca e na rotina dos brasileiros, e o termo que no inglês significa “cuidados com a pele” tem modificado a forma e intensidade como esse cuidado é feito, mostrando benefícios irrefutáveis.

 Uma pesquisa feita pelo IBOPE conecta aponta que 83% das mulheres brasileiras se preocupam e cuidam diariamente da saúde da pele. No entanto, esses dados excluem informações relacionadas aos homens, o que indica que essa prática ainda não é tão difundida no universo masculino, fato que decepciona, e tem feito médicos “puxarem orelhas” por todo o país.

O conselho dermatológico compreende a skincare como uma ação diretamente relacionada à saúde, e por isso é algo que todos devem incluir na rotina.

A ideia de que cuidado com o corpo é algo só para mulheres é ultrapassada e deve ser esquecida. Pensando nisso, vamos te contar o porquê incluir o skin care para homens na sua rotina.

POR QUE HOMENS DEVEM FAZER SKIN CARE ?

Para entender a importância do skincare masculino, é necessário primeiramente se conscientizar de que a pele é um órgão, assim como o coração e pulmão, e não deve ser negligenciada.

A pele humana é composta por camadas, folículos, glândulas, terminações nervosas, etc., e sua função principal é formar uma barreira contra os males do mundo exterior, protegendo de tal modo, todo o corpo.

Dada a importância do papel desempenhado por esse órgão, se torna clara a necessidade em cuidar diariamente dele.

Diferente da feminina, a pele masculina costuma ser mais áspera, espessa e oleosa, além de, é claro, apresentar maior concentração de pelos.

Essas características segundo dermatologistas tornam a pele masculina muito mais propensa a ter problemas relacionados ao surgimento de acnes, cravos, dermatites e foliculites, e por isso, saber como fazer uma skincare é ainda mais importante para esse grupo.

É interessante dizer também, que a falta de cuidado com a pele pode trazer inflamações diversas, surgimento de manchas, descamação, e até mesmo doenças sérias como câncer, por exemplo.

A skincare para homens traz inúmeros benefícios e conhecê-los pode incentivar você a começar a seguir já, o passo a passo do Skincare para homens.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO SKINCARE PARA HOMENS?

Os benefícios do cuidado diário com a pele masculina são indiscutíveis.  Quando feita da forma e com a frequência correta, a skincare para homens melhora não somente a saúde da pele, como também seu aspecto.

Dentre todos os benefícios, os mais notáveis são:

·         controle da oleosidade;

·         melhora da textura;

·         pele mais protegida;

Além do que foi citado, skincare ajuda a equilibrar a flora cûtanea (microorganismos bons para a pele), algo excelente para tratar alguns tipos de desordem da derme.

Os benefícios que o skincare para homens traz está diretamente ligado com o bem-estar, afinal, em uma sociedade visual como a nossa é maravilhoso poder ostentar uma pele bonita e saudável por aí, não é mesmo?!

POR ONDE COMEÇAR?

Com tantas informações e produtos diferentes relacionados ao skincare presentes no mercado, é natural que muitos se sintam perdidos quanto a maneira de criar uma rotina de cuidados com a pele, mas a verdade é que essa prática é muito simples.

         Mas então como fazer skincare? No geral o skincare conta com quatro passos básicos, sendo eles:

1º      Limpeza e esfoliação;

2º      Tonificação;

3º      Hidratação ;

4º      Proteção.

Acompanhe o passo a passo:

1º PASSO – O primeiro passo deve ser feito com a ajuda de sabonetes específicos para a pele, os quais possuem propriedades para limpeza da área sem ressecá-la. Além disso, é interessante que se faça a esfoliação da pele neste passo, algo que elimina células mortas e proporciona uma limpeza ainda mais completa.

Uma dica legal para homens, que geralmente são mais adeptos à praticidade, é a utilização de sabonetes esfoliantes, que possuem propriedades 2 em 1, limpando a medida que também esfoliam, otimizando assim tempo e diminuindo espaço no armário.

 A aplicação desses dois produtos deve ser feita de maneira suave, utilizando as mãos ou algum tipo de esponja específica para limpeza do rosto. O ideal é não esfregar a pele com força.

2º  PASSO – Já a aplicação do tônico, segundo passo dessa rotina de cuidados, é utilizado para fazer uma limpeza mais profunda, eliminando totalmente as impurezas que o sabonete líquido geralmente não consegue eliminar.

É bacana saber também que os tônicos possuem componentes que ajudam na hidratação e revitalização facial.

O tônico deve ser aplicado sobre toda extensão da face com a ajuda de algodão.

3º PASSO- Agora o terceiro passo, a hidratação, que talvez seja o passo mais praticado até mesmo pelas pessoas que ainda não fazem skincare, é indispensável para a reposição de moléculas de água da pele, provendo além de maciez e beleza, proteção superficial.  

A dica para esse passo é aplicar o hidratante fazendo movimentos circulares, que ajudarão na circulação sanguínea do local.

Outra dica é se atentar às características do creme hidratante aplicado, no intuito de certificar-se que ele é o correto para seu tipo de pele, garantindo dessa forma, uma hidratação mais eficiente.

4º PASSO- E por fim, aplicamos a proteção que é feita com a utilização do protetor solar, item que não pode faltar no seu kit skincare. O protetor solar deve ser visto quase que como um remédio para pele, o qual deve ser aplicado com regularidade e em quantidade correta.

A aplicação do protetor solar em um país tropical como o Brasil, é essencial para evitar danos ligados à radiação solar, que por sua vez pode levar ao envelhecimento precoce da pele, provocar manchas, câncer e o agravamento de dermatoses já existentes.

Além dos passos citados, a rotina de cuidados pode contar ainda com produtos skincare mais específicos como máscaras de tratamento diversos, ácidos, e vitaminas que auxiliam em um tratamento mais intenso.

Contudo, esse tipo de produto skincare deve ser utilizado somente com o acompanhamento de profissionais, por isso, fique atento.

MONTANDO O KIT SKIN CARE

Sabendo do passo a passo de como fazer uma skincare, fica muito mais fácil saber quais produtos não podem faltar no seu kit de cuidados, não é mesmo?! Ao contrário do que se pensa, o kit skincare não precisa contar com milhares de produtos diferentes e todos caríssimos.

Nós da Lojas REDE te ajudamos a montar um kit skincare eficiente e barato. Acesse o site da nossa loja e confira produtos certificados e de alta qualidade, que vão te ajudar a começar sua rotina de cuidados com a pele da maneira correta.

7.3.21